Pedagogia ISSN 1980-1785

vol. 11

nº 11, jan/jun 2010

O pedagogo e sua práxis: desafios e possibilidades na sociedade contemporânea

Os avanços provenientes da contemporaneidade, em particular a acessibilidade
a novas tecnologias, têm provocado mudanças em todos os setores da sociedade, em especial na educação, a qual vem sofrendo alterações ao longo do tempo, tanto na ampliação do conceito como nas formas de concebê-la. Diante disso, o presente estudo discorre sobre a importância da educação na sociedade contemporânea destacando o pedagogo como o profissional apto a desenvolver tal função. A partir de uma breve retrospectiva histórica do campo de atuação do pedagogo, pretende-se mostrar que a pedagogia não se limita à instituição escolar, desmistificando o paradigma de que o pedagogo atua única e exclusivamente na educação infantil. Sabendo que o ato docente é apenas uma das instâncias dos diversos atos pedagógicos, convém ressaltar o surgimento
de novas possibilidades de atuação, até então não pensadas, e consequentemente os desafios encontrados no ato do oficio. O aporte teórico perpassa os estudos de José Carlos Libâneo (1998), Selma Garrido Pimenta (2001) e Carlos Rodrigues Brandão (2007), os quais refletem sobre a educação além do ambiente escolar bem como sobre a nova configuração profissional do pedagogo.

Autores

Mirianne Santos de Almeida

Download

O pedagogo e sua práxis: desafios e possibilidades na sociedade contemporânea

vol. X

nº 10, jul/dez 2009

Educação inclusiva na escola municipal de educação infantil Àurea Melo Zamor: realidade ou ilusão?

Autores

Andréia Goes de Oliveira Santana
Ana Clara dos Anjos Eleutério
Elainne dos Santos Vieira

vol. IX

nº 9, jan/jun 2009

O papel do professor: a tutoria em educação a distância no ensino da matemática

Autores

Geocácia Santiago dos Santos
Ivana Barbosa de O.liveira Alves
Ester Fraga V-B. C. do Nascimento

vol. VIII

nº 8, jul/dez 2008

Projeto político pedagógico da Escola M. E. F. Santa Rita de Cássia: uma experiência coletiva do 3º ano A do ensino fundamental

Autores

Maria da Purificação Cunha Silva

vol. VI

nº 6, jul/dez 2007

Além de um olhar: a ação pedagógica diante do tratamento psicossocial do Ceap

Autores

Maria de Lourdes M. da Silva
Flavia Maria Valença Cardoso
Joana D’Arc Costa

vol. V

nº 5, jan/jun 2007

Inclusão através da Libras: a experiência da Apada

Autores

Josilene Souza Lima Barbosa
Rita de Cácia Santos Souza

vol. IV

nº 4, jul/dez 2006

Revista Hora de Estudo: uma contribuição à melhoria da formação docente?

Autores

Dilma Menezes Santos
Márcia Dias Ferreira

Apontamentos de educação feminina no romance “Estrada da Liberdade”, de Alina Paim

Autores

Claudia Helena Barboza
Edvânia Nascimento Monteiro

vol. III

nº 3, jan/jun 2006

O perfil docente segundo as representações dos alunos: um estudo de caso na escola EMEFPDSS

Autores

Ada Augusta Celestino Bezerra
Akistenia Elza dos Santos

vol. II

nº 2, jul/dez 2005

Gestão democrática: uma perspectiva para a qualidade de ensino

Autores

Elaine Cristina Santos Santana

A escola do ar: o Projeto Minerva em Sergipe – a voz de seus atores

Autores

José Carlos Santos
Tereza Cristina C. da Graça

A contribuição de Jose Lima Santana para a educação de Nossa Senhora das Dores

Autores

Aline Alves de Jesus

vol. I

nº 1, jan/jun2005

As causas da evasão no Conservatório de Música em Sergipe

Autores

Elias Souza dos Santos
Tereza Cristina C.da Graça

Um balanço conceitual acerca da indisciplina escolar

Autores

Maria dos Prazeres dos Santos