Serviços e Ajuda

Nesta página você encontra as perguntas e respostas referentes todos procedimentos acadêmicos e financeiros da Universidade Tiradentes. Consulte no menu ao lado o assunto e tire suas dúvidas.

Programa de Apoio Pedagógico e Integração de Calouros

ARACAJU FAROLÂNDIA

manhã 8h

Curso Local
Administração Bloco D – sala 14
Arquitetura e Urbanismo Bloco D – sala 17
Ciências Biológicas Bloco D – sala 03
Design de Moda Bloco D – sala 25
Design Gráfico Bloco D – sala 16
Educação Física Bloco D – sala 33
Enfermagem Auditório Bloco C
Engenharia Civil Bloco D – 27
Engenharia de Petróleo Bloco D – sala 15
Engenharia Mecatrônica Bloco D – sala 09
Engenharia Elétrica Bloco D – sala 09
Engenharia de Produção Bloco D – sala 06
Estética e Cosmética Bloco C – sala 19
Fisioterapia Bloco D – sala 07
Gastronomia Bloco D – sala 18
Medicina Bloco F – sala 34
Nutrição Bloco D – sala 08
Odontologia Bloco F – sala 24
Psicologia Bloco D – sala 01
Farmácia Bloco D – sala 04

tarde 13h30

Curso Local
Comunicação Social –Publicidade e Propaganda Bloco D – sala 03
Direito Auditório Bloco G – A01
Biomedicina Bloco D – sala 01
Fisioterapia Bloco D – sala 07

noite 18h45

Curso Local
Administração Bloco D – sala 14
Arquitetura e Urbanismo Bloco F – sala 24
Biomedicina Bloco D – sala 01
Ciências Contábeis Bloco D – sala 17
Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade Bloco D – sala 12
Design de Interiores Bloco D – sala 07
Design de Moda Bloco D – sala 05
Direito Auditório Bloco G – A01
Educação Física – Bacharelado Bloco D – sala 09
Educação Física – Licenciatura Bloco D – sala 09
Enfermagem Auditório Bloco C
Engenharia de Produção Bloco D – sala 06
Ciências Biológicas Bloco D – sala 03
Engenharia Civil Bloco F – sala 04
Engenharia de Petróleo Auditório Bloco G – A02
Engenharia Ambiental Auditório Bloco G – A02
Petróleo e Gás Auditório Bloco G – A02
Engenharia Mecatrônica Bloco D – sala 33
Engenharia Elétrica Bloco D – sala 33
Estética e Cosmética Bloco C – sala 19
Farmácia Bloco D – sala 04
Gastronomia Bloco D – sala 18
Gestão de Recursos Humanos Bloco D – sala 25
Nutrição Bloco D – sala 08
Psicologia Bloco D – sala 29
Radiologia Bloco D – sala 30
Sistemas de Informação Bloco F – sala 34
Ciências da Computação Bloco F – sala 34
Redes de Computadores Bloco F – sala 34
Serviço Social Bloco D – sala 19

ARACAJU CENTRO

noite 18h45

Curso Local
História Bloco A – sala 16
Letras – Inglês Bloco A – sala 16
Pedagogia Bloco A – sala 16

CAMPUS PROPRIÁ

noite 18:45

Curso Local
Administração Bloco C – Sala 03
Direito Bloco C – Sala 01

CAMPUS ESTÂNCIA

tarde 13h30

Curso Local
Enfermagem Bloco A – Sala 10

noite 18h45

Curso Local
Direito Bloco A – Sala 10
Administração Bloco A – Sala 05

CAMPUS ITABAIANA

tarde 13h30

Curso Local
Enfermagem Bloco A – Sala 14

noite 18h45

Curso Local
Administração Bloco C – Sala 03
Direito Bloco A – Sala 14

Renovação de Matrícula

Bem vindo a página guia da renovação de matrícula

Para solicitar as disciplinas na primeira fase da matrícula, antes você precisa aceitar o Termo de Acordo, documento que sela o compromisso entre o aluno e a Universidade durante o semestre.

É importante ressaltar que os acadêmicos de idade abaixo dos 18 anos, deverão imprimir o Termo e entregá-lo no Departamento de Assuntos Acadêmicos, DAA, devidamente preenchido pelo responsável e com assinatura reconhecida em cartório, caso não tenham recebido o documento pelos Correios.

Como acessar o termo de acordo?

Para acessar o Termo de Acordo clique no menu Matrícula e escolha a opção Termo de Acordo. Em seguida, basta clicar no botão Aceitar.

Após aceitar o Termo de Acordo, você deverá solicitar suas disciplinas para o próximo semestre. Para isso, basta acessar ao menu Matrícula e escolher a opção Solicitação de Disciplinas.

Solicitando disciplinas

Todas as disciplinas que você poderá cursar serão exibidas na tela de Solicitação de Disciplinas, bem como o total de créditos permitidos para o próximo semestre. Não será permitida a escolha de disciplinas acima do limite de créditos no momento (somente a partir de 26 de janeiro de 2015), ou que “choquem” com outras disciplinas, ou seja, tenham aula no mesmo dia e horário.

Você poderá efetuar o pagamento da matrícula utilizando a Internet. Clique no menu Pagamento e escolha a opção Pagamento de Matrícula. Só poderá quitar a matrícula o aluno que estiver em dia com todas as parcelas referentes às mensalidades do semestre anterior. Caso você possua alguma pendência junto a instituição, basta clicar no menu Consulta e escolher a opção Pendências, que o sistema mostrará todas as suas pendências. Caso esteja em dia com a Instituição, o pagamento poderá ser realizado.

É importante ressaltar que os acadêmicos de idade abaixo dos 18 anos, deverão imprimir o Termo e entregá-lo no Departamento de Assuntos Acadêmicos, DAA, devidamente preenchido pelo responsável e com assinatura reconhecida em cartório, caso não tenham recebido o documento pelos Correios.

Como proceder para o pagamento?

Na tela seguinte, você poderá optar pela impressão do Boleto Bancário ou pelo pagamento através de cartões de crédito. Se preferir, você pode efetuar o pagamento da matrícula diretamente na Tesouraria.

Saiba o que significa cada uma delas:

Disciplinas do Curso

Pertencem à grade do aluno e foram ofertadas para o curso

Disciplinas de Outros Cursos

Pertencem à grade do aluno e foram ofertadas em outros cursos

Disciplinas Equivalentes

São as disciplinas equivalentes àquelas que já pertencem à grade do curso do aluno, ou seja, possuem nomes diferentes, mas o conteúdo programático é o mesmo

Disciplinas
Online

Pertencem à grade do aluno e podem ser cursadas na modalidade On-line (Internet). Para realizar a solicitação de uma disciplina ofertada para o seu curso, você só precisa escolher a disciplina e clicar no botão “On-Line”.

Importante!

Lembramos que, na 1ª fase da matrícula, as disciplinas solicitadas passaram por um processamento, ou seja, as vagas não estão garantidas. Somente na 2ª fase você poderá verificar quais as disciplinas que foram aceitas ou rejeitadas, de acordo com os critérios estabelecidos pela Instituição. (ver Critério de Desempate).

É muito fácil excluir uma disciplina requerida. Na tela Solicitação de Disciplinas existem dois formulários, o primeiro com as disciplinas que você já requereu, e o segundo com as que ainda podem ser requeridas. No formulário Disciplinas Requeridas, o botão “Excluir” aparece ao lado do nome de cada uma das disciplinas. Basta você clicar neste botão, e a disciplina será automaticamente excluída.

Além de excluir, você poderá substituir uma disciplina requerida, por outra. Ainda na tela Solicitação de Disciplinas, você só precisa clicar no botão “Substituir”, que, assim como o botão “Excluir”, também aparece ao lado de cada uma das disciplinas requeridas. Depois, é só requerer uma nova disciplina.

Caso não existam vagas suficientes para todos os acadêmicos interessados em uma disciplina ofertada, serão observados os seguintes critérios para desempate:

Disciplina ofertada para o curso do acadêmico – Quando houver mais de um aluno pleiteando a mesma vaga, terá prioridade o aluno que esteja requerendo vaga em disciplina do curso em que está matriculado;
A disciplina / turma foi ofertada no horário sugestão do aluno;
Disciplina no período regular – O aluno que está alocado em disciplina que faz parte do mesmo período em que está ofertada no currículo, terá prioridade para a distribuição de vagas, conforme consta no Histórico Escolar;
Mudou Disciplinas do período atual do acadêmico ou períodos inferiores ao atual – Terá prioridade sobre as vagas o aluno que solicitou o encaixamento em disciplina do período em que está alocado, ou do período inferior (de acordo com o Histórico Escolar);
Aluno formando – É o aluno que precisa matricular-se nas disciplinas para concluir o curso, tendo prioridade sobre os demais;
Índice de regularidade – É o número de créditos cursados dividido pelo período do aluno que consta no Histórico Escolar. Terá prioridade sobre a vaga o aluno que tiver maior Índice de Regularidade;
MGP – O aluno com maior Média Geral Ponderada das disciplinas cursadas, terá prioridade sobre a vaga;
Data de Nascimento – O aluno de maior idade terá prioridade sobre a vaga.

Já na 2ª fase, de Confirmação e Encaixamento, é importante que você esteja atento e seja ágil, caso deseje modificar a sua grade de disciplinas e horários. Você irá verificar se as disciplinas que solicitou durante a 1ª fase foram encaixadas ou rejeitadas, e ainda poderá fazer o remanejamento de horário e turma.

Após a 2ª fase, será liberada no Magister a solicitação de Disciplinas Acima do Limite de Crédito.
Ao conseguir encaixar uma disciplina acima do limite de créditos em sua grade de horários, você terá um prazo de 24h para efetuar o pagamento da disciplina.

A 2ª fase do processo de matrícula é denominada Confirmação e Encaixamento. Este é o momento em que você poderá consultar se as disciplinas solicitadas na 1ª fase foram aproveitadas ou rejeitadas, encaixar novas disciplinas ou fazer remanejamento de horário e turma.

A fase de Confirmação e Encaixamento acontece somente depois que todas as solicitações de disciplinas forem processadas pelo sistema, e você só conseguirá iniciar a 2ª fase se tiver aceitados o Termo de Acordo e efetuado o pagamento da matrícula, na 1ª fase. Veja agora como realizar a 2ª fase da matrícula, passo a passo:

A primeira coisa que você irá verificar é se alguma das disciplinas solicitadas na 1ª fase foram rejeitadas, e qual o motivo da rejeição. Para consultar as disciplinas rejeitadas após o processamento da matrícula, você só precisa clicar no menu Matrícula e escolher a opção Disciplinas Rejeitadas.

Para realizar a solicitação das disciplinas na 2ª fase, você deverá executar os mesmos passos utilizados na 1ª fase. Lembre-se que, na 2ª fase, você só conseguirá se matricular nas disciplinas que ainda possuem vagas, ou seja, não existe processamento, e as vagas são de quem chegar primeiro. Portanto, fique atento e, caso precise, procure fazer seu remanejamento de horário o mais rápido possível.

A Universidade permite que você possa cursar disciplinas acima do limite de créditos do semestre. Estas disciplinas só poderão ser solicitadas a partir da 2ª fase da matrícula e, para solicitar uma delas, você deverá clicar no menu Matrícula e escolher a opção Acima do limite de créditos. O sistema exibirá um formulário com os nomes das disciplinas que voce poderá cursar.

Quando você escolher uma determinada disciplinas, automaticamente aparecerá, ao lado do nome desta disciplina, o botão Pagar. Com um clique neste botão, você poderá efetuar o pagamento da disciplina requerida através dos cartões de crédito ou imprimir o boleto bancário para realizar o pagamento no banco de sua preferência ou na tesouraria da Universidade.

Lembre-se: você tem um prazo de 24h para efetuar o pagamento desta disciplina. Caso exceda este prazo, o sistema irá excluir a disciplinas da sua grade de horários.

Você pode solicitar, via Internet, a reserva de vaga para cursar uma determinada disciplina que julgue importante, mas que não conseguirá encaixar em seu horário.

Esta opção estará disponível somente na 2ª fase da matrícula, e você terá a oportunidade de solicitar a reserva até mesmo da disciplina que já havia solicitado na 1ª fase, mas que foi rejeitada.

Como realizar a reserva de vaga

Fazer a solicitação da reserva é muito simples e rápido. Basta você acessar o menu Matrícula e, em seguida, escolher a opção Reserva de Vaga.

Nesta segunda tela, irão aparecer todas as disciplinas que você poderá solicitar a reserva. É só escolher a do seu interesse e clicar no botão Reserva.

O sistema mostrará todas as turmas e horários disponíveis para a disciplina escolhida. Quando você selecionar a turma, uma nova janela será aberta, com o espaço para a sua justificativa. É preciso que você descreva o motivo pelo qual precisa pegar a disciplina escolhida, pois esta justificativa será lida pelo coordenador do curso, que irá analisar cada caso e liberará ou não a vaga.

O sistema lhe mostrará uma nova tela, com os seguintes campos: Disciplina, Turma, e Situação da disciplina. Existem três situações possíveis no campo Situação da disciplina. São elas:

Aguardando autorização

Significa que o coordenador ainda está analisando o seu pedido de reserva;

Indeferido:

Situação em que o coordenador julgou improcedente o seu pedido;

Autorizado:

Seu pedido foi aceito pelo coordenador.

Toda vez que você exclui uma disciplina do seu horário, abre automaticamente a vaga para outro aluno que queira selecioná-la. Portanto, caso precise remanejar os horários para poder encaixar a disciplina liberada pelo coordenador, você deverá realizar esta alteração utilizando a opção Alteração agrupada de horário, que está no menu Matrícula. Somente através da tela Alteração Agrupada de horário você poderá fazer o remanejamento das disciplinas e turmas, sem se preocupar em perder sua vaga.

Feito todos os remanejamentos do seu interesse, você só poderá submeter suas alterações para o sistema, clicando no botão Salvar. O sistema somente irá aceitar as suas modificações se todas as disciplinas forem aceitas, sem que haja problemas, tais como falta de vagas ou novo choque de horário. Caso o sistema rejeite as novas alterações, seu horário voltará a ser o que ficou definido na 1ª fase, antes da reserva e da tentativa do remanejamento.

Toda vez que você exclui uma disciplina do seu horário, abre automaticamente a vaga para outro aluno que queira selecioná-la. Portanto, caso precise remanejar os horários para poder encaixar a disciplina liberada pelo coordenador, você deverá realizar esta alteração utilizando a opção Alteração agrupada de horário, que está no menu Matrícula. Somente através da tela Alteração Agrupada de horário você poderá fazer o remanejamento das disciplinas e turmas, sem se preocupar em perder sua vaga.

Feito todos os remanejamentos do seu interesse, você só poderá submeter suas alterações para o sistema, clicando no botão Salvar. O sistema somente irá aceitar as suas modificações se todas as disciplinas forem aceitas, sem que haja problemas, tais como falta de vagas ou novo choque de horário. Caso o sistema rejeite as novas alterações, seu horário voltará a ser o que ficou definido na 1ª fase, antes da reserva e da tentativa do remanejamento.

Caso não existam vagas suficientes para todos os acadêmicos interessados em uma disciplina ofertada, serão observados os seguintes critérios para desempate:

Disciplina ofertada para o curso do acadêmico – Quando houver mais de um aluno pleiteando a mesma vaga, terá prioridade o aluno que esteja requerendo vaga em disciplina do curso em que está matriculado;
A disciplina / turma foi ofertada no horário sugestão do aluno;
Disciplina no período regular – O aluno que está alocado em disciplina que faz parte do mesmo período em que está ofertada no currículo, terá prioridade para a distribuição de vagas, conforme consta no Histórico Escolar;
Mudou Disciplinas do período atual do acadêmico ou períodos inferiores ao atual – Terá prioridade sobre as vagas o aluno que solicitou o encaixamento em disciplina do período em que está alocado, ou do período inferior (de acordo com o Histórico Escolar);
Aluno formando – É o aluno que precisa matricular-se nas disciplinas para concluir o curso, tendo prioridade sobre os demais;
Índice de regularidade – É o número de créditos cursados dividido pelo período do aluno que consta no Histórico Escolar. Terá prioridade sobre a vaga o aluno que tiver maior Índice de Regularidade;
MGP – O aluno com maior Média Geral Ponderada das disciplinas cursadas, terá prioridade sobre a vaga;
Data de Nascimento – O aluno de maior idade terá prioridade sobre a vaga.

Já na 2ª fase, de Confirmação e Encaixamento, é importante que você esteja atento e seja ágil, caso deseje modificar a sua grade de disciplinas e horários. Você irá verificar se as disciplinas que solicitou durante a 1ª fase foram encaixadas ou rejeitadas, e ainda poderá fazer o remanejamento de horário e turma.

Após a 2ª fase, será liberada no Magister a solicitação de Disciplinas Acima do Limite de Crédito.
Ao conseguir encaixar uma disciplina acima do limite de créditos em sua grade de horários, você terá um prazo de 24h para efetuar o pagamento da disciplina.

Para solicitar as disciplinas na primeira fase da matrícula, antes você precisa aceitar o Termo de Acordo, documento que sela o compromisso entre o aluno e a Universidade durante o semestre.

É importante ressaltar que os acadêmicos de idade abaixo dos 18 anos, deverão imprimir o Termo e entregá-lo no Departamento de Assuntos Acadêmicos, DAA, devidamente preenchido pelo responsável e com assinatura reconhecida em cartório, caso não tenham recebido o documento pelos Correios.

Como acessar o termo de acordo?

Para acessar o Termo de Acordo clique no menu Matrícula e escolha a opção Termo de Acordo. Em seguida, basta clicar no botão Aceitar.

Você poderá efetuar o pagamento da matrícula utilizando a Internet. Clique no menu Pagamento e escolha a opção Pagamento de Matrícula. Só poderá quitar a matrícula o aluno que estiver em dia com todas as parcelas referentes às mensalidades do semestre anterior. Caso você possua alguma pendência junto a instituição, basta clicar no menu Consulta e escolher a opção Pendências, que o sistema mostrará todas as suas pendências. Caso esteja em dia com a Instituição, o pagamento poderá ser realizado.

É importante ressaltar que os acadêmicos de idade abaixo dos 18 anos, deverão imprimir o Termo e entregá-lo no Departamento de Assuntos Acadêmicos, DAA, devidamente preenchido pelo responsável e com assinatura reconhecida em cartório, caso não tenham recebido o documento pelos Correios.

Como proceder para o pagamento?

Na tela seguinte, você poderá optar pela impressão do Boleto Bancário ou pelo pagamento através de cartões de crédito. Se preferir, você pode efetuar o pagamento da matrícula diretamente na Tesouraria.

Após aceitar o Termo de Acordo, você deverá solicitar suas disciplinas para o próximo semestre. Para isso, basta acessar ao menu Matrícula e escolher a opção Solicitação de Disciplinas.

Solicitando disciplinas

Todas as disciplinas que você poderá cursar serão exibidas na tela de Solicitação de Disciplinas, bem como o total de créditos permitidos para o próximo semestre. Não será permitida a escolha de disciplinas acima do limite de créditos no momento (somente a partir de 26 de julho), ou que “choquem” com outras disciplinas, ou seja, tenham aula no mesmo dia e horário.

Saiba o que significa cada uma delas:

Disciplinas do Curso

Pertencem à grade do aluno e foram ofertadas para o curso

Disciplinas de Outros Cursos

Pertencem à grade do aluno e foram ofertadas em outros cursos

Disciplinas Equivalentes

São as disciplinas equivalentes àquelas que já pertencem à grade do curso do aluno, ou seja, possuem nomes diferentes, mas o conteúdo programático é o mesmo

Disciplinas
Online

Pertencem à grade do aluno e podem ser cursadas na modalidade On-line (Internet). Para realizar a solicitação de uma disciplina ofertada para o seu curso, você só precisa escolher a disciplina e clicar no botão “On-Line”.

Importante!

Lembramos que, na 1ª fase da matrícula, as disciplinas solicitadas passaram por um processamento, ou seja, as vagas não estão garantidas. Somente na 2ª fase você poderá verificar quais as disciplinas que foram aceitas ou rejeitadas, de acordo com os critérios estabelecidos pela Instituição. (ver Critério de Desempate).

É muito fácil excluir uma disciplina requerida. Na tela Solicitação de Disciplinas existem dois formulários, o primeiro com as disciplinas que você já requereu, e o segundo com as que ainda podem ser requeridas. No formulário Disciplinas Requeridas, o botão “Excluir” aparece ao lado do nome de cada uma das disciplinas. Basta você clicar neste botão, e a disciplina será automaticamente excluída.

Além de excluir, você poderá substituir uma disciplina requerida, por outra. Ainda na tela Solicitação de Disciplinas, você só precisa clicar no botão “Substituir”, que, assim como o botão “Excluir”, também aparece ao lado de cada uma das disciplinas requeridas. Depois, é só requerer uma nova disciplina.

Caso não existam vagas suficientes para todos os acadêmicos interessados em uma disciplina ofertada, serão observados os seguintes critérios para desempate:

Disciplina ofertada para o curso do acadêmico – Quando houver mais de um aluno pleiteando a mesma vaga, terá prioridade o aluno que esteja requerendo vaga em disciplina do curso em que está matriculado;
A disciplina / turma foi ofertada no horário sugestão do aluno;
Disciplina no período regular – O aluno que está alocado em disciplina que faz parte do mesmo período em que está ofertada no currículo, terá prioridade para a distribuição de vagas, conforme consta no Histórico Escolar;
Mudou Disciplinas do período atual do acadêmico ou períodos inferiores ao atual – Terá prioridade sobre as vagas o aluno que solicitou o encaixamento em disciplina do período em que está alocado, ou do período inferior (de acordo com o Histórico Escolar);
Aluno formando – É o aluno que precisa matricular-se nas disciplinas para concluir o curso, tendo prioridade sobre os demais;
Índice de regularidade – É o número de créditos cursados dividido pelo período do aluno que consta no Histórico Escolar. Terá prioridade sobre a vaga o aluno que tiver maior Índice de Regularidade;
MGP – O aluno com maior Média Geral Ponderada das disciplinas cursadas, terá prioridade sobre a vaga;
Data de Nascimento – O aluno de maior idade terá prioridade sobre a vaga.

Já na 2ª fase, de Confirmação e Encaixamento, é importante que você esteja atento e seja ágil, caso deseje modificar a sua grade de disciplinas e horários. Você irá verificar se as disciplinas que solicitou durante a 1ª fase foram encaixadas ou rejeitadas, e ainda poderá fazer o remanejamento de horário e turma.

Após a 2ª fase, será liberada no Magister a solicitação de Disciplinas Acima do Limite de Crédito.
Ao conseguir encaixar uma disciplina acima do limite de créditos em sua grade de horários, você terá um prazo de 24h para efetuar o pagamento da disciplina.

Parar de estudar nunca é a melhor opção.

Mas, se por alguma razão, realmente está tendo dificuldade de completar sua formação superior, a gente pode ajudar:

Mobilidade de disciplina

Você pode cursar uma disciplina em qualquer turno ou até mesmo de outro curso, basta haver disponibilidade.

Acesse o Magister e verifique as opções.

Falta tempo?

Conheça as opções de cursos na modalidade a distância.

Saiba mais.

Você sabia?

  • O FIES serve para quitar as parcelas do semestre em débito.
  • O aluno pode solicitar a qualquer momento dentro da duração regular do curso.
  • O FIES pode ser contratado em qualquer mês do semestre e as parcelas já pagas serão reembolsadas aos alunos.
  • O aluno FIES pode fazer a transferência de curso na instituição e no FIES.

Negocie suas pendências

Caso tenha algum débito de parcelas do semestre anterior, temos diversas formas de negociações, basta procurar o nosso Departamento Financeiro.

Assista o vídeo e conheça as vantagens do FIES

Faça uma simulação de financiamento agora!

FIES

Cronograma de Aditamento

Caro aluno,

O site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE – está em manutenção por tempo indefinido e isso impede que você faça o seu aditamento do Fies. O problema é de ordem nacional, mas a Universidade Tiradentes sabe que o seu aprendizado não pode parar.

O Magister dos alunos FIES estará disponível para a 2ª etapa da matrícula hoje, 22/01/2015, de acordo com as regras de alocação de disciplinas da Instituição, até que o sistema do Governo Federal volte a funcionar e você possa realizar o aditamento normalmente. 

Fique tranquilo para retomar os estudos na próxima segunda-feira, 26 de janeiro, data oficial do início do período letivo 2015.1. Mas atenção: assim que terminar o período de manutenção do FNDE, a Unit divulgará um cronograma de aditamento e é fundamental que você cumpra os prazos para não perder o benefício.

Se o seu financiamento estudantil é de 100% das mensalidades, você precisa cumprir o cronograma de aditamento divulgado pela Unit para evitar a geração de boletos de mensalidades retroativas a janeiro, devidamente corrigidas e com acréscimo dos encargos previstos no período (Portaria Normativa MEC nº 21, de 26 de dezembro de 2014).

A mesma orientação vale se você não financiou 100% do curso. Neste caso, você já pode imprimir os boletos referentes à sua parcela de pagamento das mensalidades no Portal Magister, e o primeiro boleto deve ser pago até o dia 23 de janeiro, para que você não corra o risco de perder as disciplinas solicitadas.

Lembre-se: de acordo com a Portaria Normativa MEC nº 23, de 20 de novembro de 2013, só podem efetuar aditamento do Fies os alunos que tiveram rendimento acadêmico mínimo de 75% das disciplinas cursadas em 2014.2 e que não possuem débitos na instituição.

Confira o tutorial de Aditamento

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa criado pelo Ministério da Educação que tem como objetivo dar a oportunidade para estudantes da graduação presencial de financiar o curso em até 100%.

Além de facilitar o ingresso na faculdade, o financiamento possibilita a continuidade dos estudos aos alunos que já estão matriculados.

Infográfico Fies

VAMOS FAZER SUA SIMULAÇÃO?

Simulador FIES

Infográfico Fies
Infográfico Fies

CONVENCIDO? FAÇA AGORA SUA SIMULAÇÃO!

Simulador FIES

Informamos que o processo de devolução do FIES, estará disponível no Magister até o dia 19/12/2014 retornando somente a partir do dia 19/03/2015.

Quaisquer dúvidas favor entrar em contato com o Departamento Financeiro, sala 14, bloco da Reitoria

Como funciona

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa criado pelo Ministério da Educação que tem como objetivo dar a oportunidade para estudantes da graduação presencial de financiar o curso em até 100%.

Além de facilitar o ingresso na faculdade, o financiamento possibilita a continuidade dos estudos aos alunos que já estão matriculados.

Infográfico Fies

VAMOS FAZER SUA SIMULAÇÃO?

Simulador FIES

Infográfico Fies
Infográfico Fies

CONVENCIDO? FAÇA AGORA SUA SIMULAÇÃO!

Simulador FIES

Devolução de FIES

Informamos que o processo de devolução do FIES, estará disponível no Magister até o dia 19/12/2014 retornando somente a partir do dia 19/03/2015.

Quaisquer dúvidas favor entrar em contato com o Departamento Financeiro, sala 14, bloco da Reitoria

Financeiro

CURSOS DE GRADUAÇÃO
(PRESENCIAL E EAD)

DISCRIMINAÇÃO VALOR (R$) PERÍODO/
PRAZO DE ELABORAÇÃO
2ª CHAMADA DE AVALIAÇÃO 50,00 (cada) CAEG
APROVEITAMENTO DE DISCIPLINA – UNIT/FITS/FACIPE ISENTO CAEG
APROVEITAMENTO DE DISCIPLINA DE OUTRA INSTITUIÇÃO 20,00
(por disciplina)
CAEG
APROVEITAMENTO EXTRAORDINÁRIO DE ESTUDOS 1/5 DA SEMESTRALIDADE CURSO CAEG
ATESTADOS (matrícula, trancamento, frequência, conclusão de curso, créditos cursados, pratica forense, quitação financeira, pagamento, aprovação no vestibular). 10,00 (cada) Imediato
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 5,00 GA
CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO (2ª via) 10,00 5 dias úteis
CÓPIA DE PROCESSO E DOCUMENTOS PESSOAIS 0,20 (cada) 5 dias úteis
DECLARAÇÃO ESPECIAL – com alteração de dados 20,00 5 dias úteis
DIPLOMA ESPECIAL (2ª via) 200,00 70 dias
DIPLOMA ESPECIAL (registro 1ª via) 150,00 90 dias
DIPLOMA SIMPLES (2ª via) 80,00 30 dias
DIPLOMA SIMPLES (registro 1ª via) ISENTO 60 dias
HISTÓRICO ESCOLAR 20,00 Imediato
JUSTIFICATIVA DE FALTAS 5,00 5 dias úteis
MATRIZ CURRICULAR 20,00 5 dias úteis
PROCESSO DE REVISÃO DE NOTA Isento GA
PROCESSO DE REVISÃO DE PROVA 10,00 GA
PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERENCIA EXTERNA (de outros Estados) Isento CAEG
PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERENCIA EXTERNA (dos Estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco) Isento CAEG
PROCESSO SELETIVO PORTADOR DE DIPLOMA (da UNIT/FITS/FACIPE) Isento CAEG
PROCESSO SELETIVO PORTADOR DE DIPLOMA (outra instituição) Isento CAEG
PROGRAMAS DE DISCIPLINAS 20,00 (cada) 15 dias úteis
RECONHECIMENTO DA INSTITUIÇÃO 20,00 5 dias úteis
RECONHECIMENTO DE CURSO 20,00 5 dias úteis
REVISÃO DE PROCESSO PARA APROVEITAMENTO DE DISCIPLINA (com inclusão de documento) 45,00 CAEG
REVISÃO DE PROCESSO PARA APROVEITAMENTO DE DISCIPLINA (sem inclusão de documento) Isento CAEG
SISTEMA DE APROVAÇÃO 10,00 5 dias úteis
TRANSFERENCIA INTERNA 80,00 CAEG

CURSOS PÓS-GRADUAÇÃO
(LATO SENSU E STRICTO SENSU)

DISCRIMINAÇÃO VALOR (R$) PERÍODO/
PRAZO DE ELABORAÇÃO
APROVEITAMENTO DE DISCIPLINA – UNIT/FITS/FACIPE ISENTO Calendário do Curso
APROVEITAMENTO DE DISCIPLINA DE OUTRA INSTITUIÇÃO 20,00 (por disciplina) Calendário do Curso
ATESTADOS (matrícula, matricula com horário, frequência, conclusão de curso, pagamento) 10,00 (cada) 15 dias úteis
ATESTADOS (quitação financeira) 10,00 (cada) 15 dias úteis
CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO (2ª via) 10,00 5 dias úteis
CERTIFICADO DE CONCLUSÃO (1ª via – Lato e Stricto sensu) ISENTO 60 dias
CERTIFICADO DE CONCLUSÃO (2ª via – Lato e Stricto sensu) 80,00 60 dias
CÓPIA DE PROCESSO DE DOCUMENTOS PESSOAIS 0,20 (cada) 15 dias úteis
DECLARAÇÃO ESPECIAL (com alteração de dados) 20,00 15 dias úteis
HISTÓRICO ESCOLAR 20,00 15 dias úteis
JUSTIFICATIVA DE FALTAS 5,00 10 dias úteis
PROGRAMAS DE DISCIPLINAS 20,00 (cada) 15 dias úteis

Legenda

CAEG
Calendário das Atividades de Ensino de Graduação
GA
Guia Acadêmico

Pelos serviços educacionais prestados, o aluno da Universidade Tiradentes paga seis mensalidades por semestre. A primeira mensalidade é referente à matrícula do aluno, cujo pagamento garante a efetivação ou renovação do seu vínculo com a Instituição. As demais mensalidades são pagas sempre no último dia útil do mês.

Curso Mensalidade 2013
Administração 279,00
Ciências Contábeis 279,00
História 254,00
Informática 254,00
Letras/Espanhol 254,00
Pedagogia 254,00
Serviço Social 279,00
Tecnologia em Desenvolvimento e Web Mobile 254,00
Tecnologia em Gestão de Vendas e Marketing 279,00
Tecnologia em Gestão Pública 279,00
Tecnologia em Segurança no Trabalho 280,00

Pelos serviços educacionais prestados, o aluno da Universidade Tiradentes paga seis mensalidades por semestre. A primeira mensalidade é referente à matrícula do aluno, cujo pagamento garante a efetivação ou renovação do seu vínculo com a Instituição. As demais mensalidades são pagas sempre no último dia útil do mês.

Mensalidades de 2013

Código Nome do Curso Turno Mensalidades
82 Administração Noite 399,00
78 Ciências Contábeis Noite 389,00
48 Direito Noite 629,00
137 Enfermagem Tarde 719,00
127 Serviço Social Noite 369,00

Pelos serviços educacionais prestados, o aluno da Universidade Tiradentes paga seis mensalidades por semestre. A primeira mensalidade é referente à matrícula do aluno, cujo pagamento garante a efetivação ou renovação do seu vínculo com a Instituição. As demais mensalidades são pagas sempre no último dia útil do mês.

Mensalidades de 2014

Código Nome do Curso Turno Mensalidades
84 Administração Noite 399,00
107 Direito Noite 629,00
128 Serviço Social Noite 369,00

Pelos serviços educacionais prestados, o aluno da Universidade Tiradentes paga seis mensalidades por semestre. A primeira mensalidade é referente à matrícula do aluno, cujo pagamento garante a efetivação ou renovação do seu vínculo com a Instituição. As demais mensalidades são pagas sempre no último dia útil do mês.

Mensalidades de 2014

Código Nome do Curso Turno Mensalidades
81 Administração Noite 399,00
117 Direito Noite 629,00
108 Matemática – Licenciatura Noite 359,00
129 Serviço Social Noite 369,00

Pelos serviços educacionais prestados, o aluno da Universidade Tiradentes paga seis mensalidades por semestre. A primeira mensalidade é referente à matrícula do aluno, cujo pagamento garante a efetivação ou renovação do seu vínculo com a Instituição. As demais mensalidades são pagas sempre no último dia útil do mês.

Mensalidades de 2014

Código Nome do Curso Turno Mensalidades
86 Geografia Noite 369,00
86 Geografia + Pós-Graduação Noite 349,00
67 História Noite 389,00
67 História + Pós-Graduação Noite 349,00
73 História Tarde 389,00
65 Letras – Inglês Noite 389,00
65 Letras – Inglês + Pós-Graduação Noite 349,00
61 Letras – Português Noite 389,00
61 Letras – Português + Pós-Graduação Noite 349,00
70 Letras – Português Manhã 389,00
90 Pedagogia Noite 389,00
90 Pedagogia + Pós-Graduação Noite 349,00

Pelos serviços educacionais prestados, o aluno da Universidade Tiradentes paga seis mensalidades por semestre. A primeira mensalidade é referente à matrícula do aluno, cujo pagamento garante a efetivação ou renovação do seu vínculo com a Instituição. As demais mensalidades são pagas sempre no último dia útil do mês.

Mensalidades de 2014

Código Nome do Curso Turno Mensalidades
32 Administração Manhã 449,00
34 Administração Noite 489,00
71 Administração Tarde 449,00
131/18 Arquitetura e Urbanismo Manhã – Tarde/Noite 819,00
94/102 Biomedicina Tarde/Noite 869,00
26 Ciência da Computação Tarde/Noite 739,00
58 Ciência da Computação Manhã 739,00
74 Ciências Biológicas – Bacharelado Manhã 579,00
14 Ciências Biológicas – Bacharelado Mod. Médica Manhã/Tarde 869,00
110 Ciências Biológicas – Licenciatura Manhã 549,00
59 Ciências Biológicas Licenciatura Noite 549,00
02 Ciências Contábeis Noite 489,00
69 Ciências Contábeis Manhã 489,00
05 Comunicação Social – Jornalismo Noite 549,00
76 Comunicação Social – Jornalismo Tarde 549,00
20 Comunicação Social – Publicidade e Propaganda Noite 599,00
77 Comunicação Social – Publicidade e Propaganda Tarde 499,00
29 Design Gráfico Noite 539,00
60 Design Gráfico Manhã 519,00
13/136/04 Direito Manhã/Tarde/Noite 859,00
27/64 Educação Física Bacharelado Manhã/Noite 564,00
62/42 Educação Física Licenciatura Manhã/Noite 499,00
111/44 Enfermagem * Manhã/Tarde – Tarde/Noite 879,00
111/44 Enfermagem** Manhã/Noite 909,00
122/49 Engenharia Ambiental Manhã/Noite 729,00
132/105 Engenharia Civil Manhã/Noite 759,00
91/112 Engenharia de Petróleo Manhã/Noite 869,00
124/113 Engenharia de Produção Manhã/Noite 699,00
147/148 Engenharia Elétrica Manhã/Noite 799,00
134/135 Engenharia Mecatrônica Manhã/Noite 799,00
118/43/28 Farmácia* Manhã – Manhã/Tarde 819,00
118/141 Farmácia** Manhã/Noite 849,00
17/88/93 Fisioterapia* Manhã/Tarde 839,00
88/93 Fisioterapia** Manhã/Tarde 819,00
75 Informática – Licenciatura Noite 399,00
75 Informática – Licenciatura + Pós-Graduação Noite 359,00
16 Matemática – Licenciatura Noite 399,00
16 Matemática – Licenciatura + Pós-Graduação Noite 349,00
130 Medicina Integral 4.850,00
104/114 Nutrição Manhã/Noite 699,00
35 Odontologia Integral 1.849,00
133/36 Psicologia Manhã/Noite 799,00
12 Serviço Social Noite 564,00
79 Serviço Social Tarde 489,00
52 Sistemas de Informação Noite 739,00

* Valor referente a alunos ingressantes até 2009/2

** Valor referente a alunos ingressantes a partir de 2010/1 (Nova grade curricular)

Cursos Tecnológicos

Código Nome do Curso Turno Mensalidades
143/96 Design de Interiores Tarde/Noite 529,00
138/139 Estética e Cosmética Manhã/Noite 569,00
116/119 Gastronomia Manhã/Noite 629,00
120 Gestão Comercial Noite 429,00
144 Gestão de Negócios Imobiliários Noite 429,00
97 Gestão de Recursos Humanos Noite 429,00
99 Gestão Financeira Noite 429,00
98 Gestão Pública Noite 429,00
123 Petróleo e Gás Noite 499,00
142/145 Radiologia Manhã/Noite 499,00
146 Redes de Computadores Noite 459,00
121 Segurança no Trabalho Noite 449,00
125 Sistemas para Internet Manhã 499,00
103 Sistemas para Internet Noite 499,00

Onde encontro a Políticas de Desconto da Unit?

Clique aqui para visualizar

Quais as taxas praticadas pelo DAA?

CURSOS DE GRADUAÇÃO
(PRESENCIAL E EAD)

DISCRIMINAÇÃO VALOR (R$) PERÍODO/
PRAZO DE ELABORAÇÃO
2ª CHAMADA DE AVALIAÇÃO 50,00 (cada) CAEG
APROVEITAMENTO DE DISCIPLINA – UNIT/FITS/FACIPE ISENTO CAEG
APROVEITAMENTO DE DISCIPLINA DE OUTRA INSTITUIÇÃO 20,00
(por disciplina)
CAEG
APROVEITAMENTO EXTRAORDINÁRIO DE ESTUDOS 1/5 DA SEMESTRALIDADE CURSO CAEG
ATESTADOS (matrícula, trancamento, frequência, conclusão de curso, créditos cursados, pratica forense, quitação financeira, pagamento, aprovação no vestibular). 10,00 (cada) Imediato
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 5,00 GA
CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO (2ª via) 10,00 5 dias úteis
CÓPIA DE PROCESSO E DOCUMENTOS PESSOAIS 0,20 (cada) 5 dias úteis
DECLARAÇÃO ESPECIAL – com alteração de dados 20,00 5 dias úteis
DIPLOMA ESPECIAL (2ª via) 200,00 70 dias
DIPLOMA ESPECIAL (registro 1ª via) 150,00 90 dias
DIPLOMA SIMPLES (2ª via) 80,00 30 dias
DIPLOMA SIMPLES (registro 1ª via) ISENTO 60 dias
HISTÓRICO ESCOLAR 20,00 Imediato
JUSTIFICATIVA DE FALTAS 5,00 5 dias úteis
MATRIZ CURRICULAR 20,00 5 dias úteis
PROCESSO DE REVISÃO DE NOTA Isento GA
PROCESSO DE REVISÃO DE PROVA 10,00 GA
PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERENCIA EXTERNA (de outros Estados) Isento CAEG
PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERENCIA EXTERNA (dos Estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco) Isento CAEG
PROCESSO SELETIVO PORTADOR DE DIPLOMA (da UNIT/FITS/FACIPE) Isento CAEG
PROCESSO SELETIVO PORTADOR DE DIPLOMA (outra instituição) Isento CAEG
PROGRAMAS DE DISCIPLINAS 20,00 (cada) 15 dias úteis
RECONHECIMENTO DA INSTITUIÇÃO 20,00 5 dias úteis
RECONHECIMENTO DE CURSO 20,00 5 dias úteis
REVISÃO DE PROCESSO PARA APROVEITAMENTO DE DISCIPLINA (com inclusão de documento) 45,00 CAEG
REVISÃO DE PROCESSO PARA APROVEITAMENTO DE DISCIPLINA (sem inclusão de documento) Isento CAEG
SISTEMA DE APROVAÇÃO 10,00 5 dias úteis
TRANSFERENCIA INTERNA 80,00 CAEG

CURSOS PÓS-GRADUAÇÃO
(LATO SENSU E STRICTO SENSU)

DISCRIMINAÇÃO VALOR (R$) PERÍODO/
PRAZO DE ELABORAÇÃO
APROVEITAMENTO DE DISCIPLINA – UNIT/FITS/FACIPE ISENTO Calendário do Curso
APROVEITAMENTO DE DISCIPLINA DE OUTRA INSTITUIÇÃO 20,00 (por disciplina) Calendário do Curso
ATESTADOS (matrícula, matricula com horário, frequência, conclusão de curso, pagamento) 10,00 (cada) 15 dias úteis
ATESTADOS (quitação financeira) 10,00 (cada) 15 dias úteis
CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO (2ª via) 10,00 5 dias úteis
CERTIFICADO DE CONCLUSÃO (1ª via – Lato e Stricto sensu) ISENTO 60 dias
CERTIFICADO DE CONCLUSÃO (2ª via – Lato e Stricto sensu) 80,00 60 dias
CÓPIA DE PROCESSO DE DOCUMENTOS PESSOAIS 0,20 (cada) 15 dias úteis
DECLARAÇÃO ESPECIAL (com alteração de dados) 20,00 15 dias úteis
HISTÓRICO ESCOLAR 20,00 15 dias úteis
JUSTIFICATIVA DE FALTAS 5,00 10 dias úteis
PROGRAMAS DE DISCIPLINAS 20,00 (cada) 15 dias úteis

Legenda

CAEG
Calendário das Atividades de Ensino de Graduação
GA
Guia Acadêmico

Qual o valor das mensalidades EAD?

Pelos serviços educacionais prestados, o aluno da Universidade Tiradentes paga seis mensalidades por semestre. A primeira mensalidade é referente à matrícula do aluno, cujo pagamento garante a efetivação ou renovação do seu vínculo com a Instituição. As demais mensalidades são pagas sempre no último dia útil do mês.

Curso Mensalidade 2013
Administração 279,00
Ciências Contábeis 279,00
História 254,00
Informática 254,00
Letras/Espanhol 254,00
Pedagogia 254,00
Serviço Social 279,00
Tecnologia em Desenvolvimento e Web Mobile 254,00
Tecnologia em Gestão de Vendas e Marketing 279,00
Tecnologia em Gestão Pública 279,00
Tecnologia em Segurança no Trabalho 280,00

Qual o valor das mensalidades Campus Estância?

Pelos serviços educacionais prestados, o aluno da Universidade Tiradentes paga seis mensalidades por semestre. A primeira mensalidade é referente à matrícula do aluno, cujo pagamento garante a efetivação ou renovação do seu vínculo com a Instituição. As demais mensalidades são pagas sempre no último dia útil do mês.

Mensalidades de 2013

Código Nome do Curso Turno Mensalidades
82 Administração Noite 399,00
78 Ciências Contábeis Noite 389,00
48 Direito Noite 629,00
137 Enfermagem Tarde 719,00
127 Serviço Social Noite 369,00

Qual o valor das mensalidades do Campus Itabaiana?

Pelos serviços educacionais prestados, o aluno da Universidade Tiradentes paga seis mensalidades por semestre. A primeira mensalidade é referente à matrícula do aluno, cujo pagamento garante a efetivação ou renovação do seu vínculo com a Instituição. As demais mensalidades são pagas sempre no último dia útil do mês.

Mensalidades de 2014

Código Nome do Curso Turno Mensalidades
84 Administração Noite 399,00
107 Direito Noite 629,00
128 Serviço Social Noite 369,00

Qual o valor das mensalidades do Campus Propriá?

Pelos serviços educacionais prestados, o aluno da Universidade Tiradentes paga seis mensalidades por semestre. A primeira mensalidade é referente à matrícula do aluno, cujo pagamento garante a efetivação ou renovação do seu vínculo com a Instituição. As demais mensalidades são pagas sempre no último dia útil do mês.

Mensalidades de 2014

Código Nome do Curso Turno Mensalidades
81 Administração Noite 399,00
117 Direito Noite 629,00
108 Matemática – Licenciatura Noite 359,00
129 Serviço Social Noite 369,00

Qual o valor das mensalidades Campus Centro?

Pelos serviços educacionais prestados, o aluno da Universidade Tiradentes paga seis mensalidades por semestre. A primeira mensalidade é referente à matrícula do aluno, cujo pagamento garante a efetivação ou renovação do seu vínculo com a Instituição. As demais mensalidades são pagas sempre no último dia útil do mês.

Mensalidades de 2014

Código Nome do Curso Turno Mensalidades
86 Geografia Noite 369,00
86 Geografia + Pós-Graduação Noite 349,00
67 História Noite 389,00
67 História + Pós-Graduação Noite 349,00
73 História Tarde 389,00
65 Letras – Inglês Noite 389,00
65 Letras – Inglês + Pós-Graduação Noite 349,00
61 Letras – Português Noite 389,00
61 Letras – Português + Pós-Graduação Noite 349,00
70 Letras – Português Manhã 389,00
90 Pedagogia Noite 389,00
90 Pedagogia + Pós-Graduação Noite 349,00

Qual o valor das mensalidades Campus Farolândia?

Pelos serviços educacionais prestados, o aluno da Universidade Tiradentes paga seis mensalidades por semestre. A primeira mensalidade é referente à matrícula do aluno, cujo pagamento garante a efetivação ou renovação do seu vínculo com a Instituição. As demais mensalidades são pagas sempre no último dia útil do mês.

Mensalidades de 2014

Código Nome do Curso Turno Mensalidades
32 Administração Manhã 449,00
34 Administração Noite 489,00
71 Administração Tarde 449,00
131/18 Arquitetura e Urbanismo Manhã – Tarde/Noite 819,00
94/102 Biomedicina Tarde/Noite 869,00
26 Ciência da Computação Tarde/Noite 739,00
58 Ciência da Computação Manhã 739,00
74 Ciências Biológicas – Bacharelado Manhã 579,00
14 Ciências Biológicas – Bacharelado Mod. Médica Manhã/Tarde 869,00
110 Ciências Biológicas – Licenciatura Manhã 549,00
59 Ciências Biológicas Licenciatura Noite 549,00
02 Ciências Contábeis Noite 489,00
69 Ciências Contábeis Manhã 489,00
05 Comunicação Social – Jornalismo Noite 549,00
76 Comunicação Social – Jornalismo Tarde 549,00
20 Comunicação Social – Publicidade e Propaganda Noite 599,00
77 Comunicação Social – Publicidade e Propaganda Tarde 499,00
29 Design Gráfico Noite 539,00
60 Design Gráfico Manhã 519,00
13/136/04 Direito Manhã/Tarde/Noite 859,00
27/64 Educação Física Bacharelado Manhã/Noite 564,00
62/42 Educação Física Licenciatura Manhã/Noite 499,00
111/44 Enfermagem * Manhã/Tarde – Tarde/Noite 879,00
111/44 Enfermagem** Manhã/Noite 909,00
122/49 Engenharia Ambiental Manhã/Noite 729,00
132/105 Engenharia Civil Manhã/Noite 759,00
91/112 Engenharia de Petróleo Manhã/Noite 869,00
124/113 Engenharia de Produção Manhã/Noite 699,00
147/148 Engenharia Elétrica Manhã/Noite 799,00
134/135 Engenharia Mecatrônica Manhã/Noite 799,00
118/43/28 Farmácia* Manhã – Manhã/Tarde 819,00
118/141 Farmácia** Manhã/Noite 849,00
17/88/93 Fisioterapia* Manhã/Tarde 839,00
88/93 Fisioterapia** Manhã/Tarde 819,00
75 Informática – Licenciatura Noite 399,00
75 Informática – Licenciatura + Pós-Graduação Noite 359,00
16 Matemática – Licenciatura Noite 399,00
16 Matemática – Licenciatura + Pós-Graduação Noite 349,00
130 Medicina Integral 4.850,00
104/114 Nutrição Manhã/Noite 699,00
35 Odontologia Integral 1.849,00
133/36 Psicologia Manhã/Noite 799,00
12 Serviço Social Noite 564,00
79 Serviço Social Tarde 489,00
52 Sistemas de Informação Noite 739,00

* Valor referente a alunos ingressantes até 2009/2

** Valor referente a alunos ingressantes a partir de 2010/1 (Nova grade curricular)

Cursos Tecnológicos

Código Nome do Curso Turno Mensalidades
143/96 Design de Interiores Tarde/Noite 529,00
138/139 Estética e Cosmética Manhã/Noite 569,00
116/119 Gastronomia Manhã/Noite 629,00
120 Gestão Comercial Noite 429,00
144 Gestão de Negócios Imobiliários Noite 429,00
97 Gestão de Recursos Humanos Noite 429,00
99 Gestão Financeira Noite 429,00
98 Gestão Pública Noite 429,00
123 Petróleo e Gás Noite 499,00
142/145 Radiologia Manhã/Noite 499,00
146 Redes de Computadores Noite 459,00
121 Segurança no Trabalho Noite 449,00
125 Sistemas para Internet Manhã 499,00
103 Sistemas para Internet Noite 499,00

Departamento Acadêmico

PROCESSOS ABERTOS

Editais abertos

Informação para alunos

 

Solicitamos aos concludentes dos cursos de graduação presenciais que verifiquem suas pendências acadêmicas e de documentos para que sejam providenciadas até o dia 12/12/2014. A partir de 02/01/2015, o formando deverá requerer o seu diploma através do Magister, pelo caminho:

Informamos que a Colação de Grau e a entrega do Diploma Simples dos campi Aracaju/Centro e Aracaju/Farolândia será de acordo com o cronograma abaixo, no horário das 8h às 17h, no Departamento de Assuntos Acadêmicos. Nos campi de Estância, Itabaiana e Propriá, a colação de grau será no DAA (no horário de funcionamento local).

O não comparecimento na data divulgada ocasionará o indeferimento da solicitação de Colação de Grau e, consequentemente, o cancelamento do diploma.

Datas

28/01/2015 29/01/2015 30/01/2015 30/01/2015
Ciências Contábeis Administração Arquitetura e Urbanismo Estância
Jornalismo Biomedicina Ciências Biológicas Administração
Publicidade e Propaganda Enfermagem Ciências da Computação Direito
Design Gráfico Nutrição Educação Física  
Direito Serviço Social Engenharia Ambiental Itabaiana
Farmácia Design de Interiores Engenharia Civil Administração
Fisioterapia Tec. Gestão de Rec. Humanos Engenharia de Petróleo Direito
Odontologia Tec. Sistemas para Internet Geografia Serviço Social
Psicologia Tec.em Gastronomia História  
Tec. Em Estética e Cosmética Informática Propriá
Tec. Em Petróleo e Gás Letras Administração
Tec. Em Seg. no Trabalho Matemática Direito
Tec. Em Negócios Imobiliarios Pedagogia Serviço Social
Sistemas de Informação  

O DAA é o órgão responsável pela organização, controle, execução e acompanhamento do processo de matrícula. Suas principais atribuições são registrar, informar, controlar os diversos processos, assim como, emitir documentos oficiais sobre a vida acadêmica do discente.

Os serviços oferecidos pela Unit através do DAA podem ser solicitados pela internet ou em qualquer DAA dos seus campi e, em caso de pagamento de taxa só serão considerados efetuados após a compensação do mesmo. Cada procedimento obedece prazos definidos em portaria.

Para ciência de parecer sobre qualquer requerimento, é de 15 dias úteis após a data do recebimento pelo DAA. Expirado o prazo sem que o interessado tenha procurado tomar ciência do resultado, será peremptoriamente considerado prescrito, perdendo o requerente o direito de ação.

Tendo em vista o novo horário da matrícula, seguem os novos procedimentos para os alunos que vierem solicitar, os serviços do DAA, após as 17 horas:

  • Informar que a mudança de horário se dá por conta de estarmos em acordo com o horário bancário (concedendo mais uma hora);
  • Para não inviabilizarmos os pedidos, receberemos e contabilizaremos à partir da data de entrada do requerimento.
Com relação às solicitações de aproveitamento de crédito, transferências externa e interna, portadores de diploma, inscrições e matrículas na pós-graduação, deverão ser recebidos somente no horário que a tesouraria estiver funcionando, ou seja, somente solicitação de documentos poderemos receber e nos comprometer a dar encaminhamento conforme orientações acima.

Regras de conduta dentro das dependências da universidade.

  • Pessoas estranhas ao corpo docente, funcional e discente da Unit terão acesso à Instituição após identificação nas portarias.
  • Sempre que solicitado pelos agentes educadores, o aluno deverá apresentar o documento de identificação.
  • O extravio ou danificação de materiais deverá ser obrigatoriamente indenizado pelo responsável.
  • A emissão de documentos pelo DAA respeitará os prazos fixados e devem ser solicitados através do sistema Magister.
  • Não é permitido, em hipótese alguma, usar telefone celular em sala de aula, nem mesmo deixá-lo ligado. Os alunos que insistirem serão convidados a se retirar da sala.
  • É terminantemente proibido fumar em sala de aula. Os alunos que o fizerem serão convidados a se retirar da sala.

Questionamento comuns, saiba a quem recorrer

Esquecimento ou perda de algum objeto na sala de aula
Quem? Encarregado dos Serviços Gerais

Abono de faltas, encaixe de disciplinas, vagas, matrícula, etc
Onde? No DAA ou pelo sistema Magister

Problemas relativos ao Curso
Quem? Coordenador de curso. Caso não sejam resolvidas, procurar a Pró-Reitoria Adjunta de Graduação, no Campus Aracaju Farolândia. Nos campi Aracaju Centro, Estância, Itabaiana e Propriá, procurar o diretor do campus

Questões relativas ao espaço físico (iluminação, ventilação, limpeza, tratamento do pessoal)
Quem? Pró-Reitoria Administrativa (Campus Aracaju Farolândia) ou diretor de campus (Aracaju Centro, Estância, Itabaiana e Propriá)

Dúvidas quanto ao pagamento de taxa ou mensalidades
Quem? Diretoria Financeira (Campus Farolândia) ou Tesouraria (nos campi)

Dúvidas quanto ao Financiamento Estudantil – FIES
Quem? Departamento Financeiro ou tesourarias dos campi

Questões relativas a professores, conteúdos de disciplinas, notas, avaliações, equivalências, entre outros
Quem? Coordenador do curso ou Diretoria de de Graduação

Divulgação de cartazes e avisos
Quem? Assessoria de Comunicação no Campus Aracaju Farolândia, Direção do campus (Aracaju Centro, Estância, Itabaiana e Propriá) ou gestor de pólo

Necessidade de utilização de multimeios: retroprojetor, telão, projetor de slides
Quem? CCS – Setor de áudio e vídeo

Reserva na Sala de Vídeo no Bloco F (Campus Aracaju Farolândia)
Quem? Pró-Reitoria Adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa – PAPGP

Reserva na Sala de Vídeo em outros Blocos (Campus Aracaju Farolândia)
Quem? CCS- Setor de áudio e vídeo.

Reserva na Sala de Vídeo nos campi Aracaju Centro, Estância, Itabaiana e Propriá
Quem? Direção do campus.

Reserva de auditório
Quem? Gabinete da Reitoria.

Dúvidas sobre cursos de extensão, seminários e palestras
Quem? Pró-Reitor Adjunta de Assuntos Comunitários e Extensão – Paace

Cursos paralelos ou de Verão/Inverno
Quem? Coordenador do curso ou Pró-Reitoria Adjunta de Graduação – PAGR

Sobre a Segurança
Quem? Departamento de Infraestrutura

Sobre Regime Especial por motivo de doença
Quem? Departamento Médico e DAA

Questões não solucionados pela Pró-Reitoria Adjunta de Graduação
Quem? Pró-Reitoria Acadêmica

Questionamento jurídicos
Quem? Assessoria Jurídica da Unit

Reserva da Capela do Campus Aracaju Farolândia
Quem? Gabinete da Reitoria

1. Qual a média e frequência para aprovação?

I – Presença, no mínimo, em 75% da carga horária da disciplina e

II – Média de Aproveitamento, igual ou superior a 6,0 (seis) pontos nas avaliações das primeira e segunda unidades

2. Se o aluno não atingir a média 6,0 (seis), estará reprovado?
Se o aluno obtiver média inferior a 4,0 (quatro), sim.

3. Quando o aluno terá direito a realizar a Prova Final?
Quando a média nas primeira e segunda unidades for igual ou superior a 4,0 (quatro), e menor que 6,0 (seis).

4. Qual o valor da Prova Final?
Valerá de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).

5. Quanto o aluno deverá tirar para aprovação na prova final?
O mínimo de 6,0 (seis) pontos, resultante da soma da média aritmética das duas unidades (UP1 e UP2), com a nota obtida na prova final.

6. Qual o conteúdo que será abordado na Prova Final?
Abrangerá todo o conteúdo da disciplina estudado no semestre.

7. Quando será realizada a aplicação da Prova Final?
Na última semana das atividades acadêmicas. Após o encerramento do semestre letivo.

8. Se a nota atribuída na Prova Final for inferior a média das primeira e segunda unidades, qual nota será registrada no histórico?
Para fins de registro no histórico, prevalecerá o maior resultado obtido pelo estudante, considerando a média resultante das primeira e segunda unidades.

9. Quantas Provas Finais o aluno poderá fazer no mesmo dia?
Até duas provas finais.

10. Posso fazer Prova Final de TCC e de Estágio
Não. Os critérios de Avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e de Estágio seguirão regulamento próprio.

Importante! As avaliações do Curso de Medicina e dos Cursos que adotam o modelo de currículo por competência, bem como disciplinas que envolvam situações especiais descritas no Projeto Pedagógico (PPC) do curso, devido à especificidade da Metodologia de Ensino e Avaliação utilizada, deverão seguir regulamentação específica.

  • Logo após todo processo seletivo, o aluno devidamente matriculado receberá a sua identidade estudantil;
  • Nela constarão os dados do aluno: foto, nome, curso, matrícula e o seu prazo de validade;
  • A sua apresentação é obrigatória e imprescindível, pois ela facilitará a agilidade e rapidez no atendimento;
  • Esta carteirinha, além de identificar, permite também que o aluno efetue qualquer relação acadêmica junto ao DAA;
  • De posse dela o aluno terá acesso às catracas eletrônicas, à biblioteca e as outras diferentes localidades da Universidade Tiradentes.

Segunda via da carteirinha estudantil

Alunos dos campi Farolândia e Centro receberão no prazo de 48 horas e os dos demais campi, no prazo de 5 dias úteis.

A solicitação só é permitida por alunos matriculados, cuja primeira via tenha sido perdida, extraviada, roubada ou furtada. Será pago o preço de 10 reais por este serviço.

Renovação da carteirinha estudantil

A carteirinha que estiver vencida será substituída após a devolução da mesma, sem ônus financeiro algum para o aluno.

Alunos dos campi Farolândia e Centro receberão no prazo de 48 horas e os dos demais campi, no prazo de 5 dias úteis.

ATENÇÃO! A solicitação deverá ser realizada pela internet

Esta modalidade de afastamento pode ser feita após o ingresso do aluno nas suas atividades acadêmicas e antes do término do 1º período letivo. O cancelamento de matrícula implica no desligamento do aluno da Universidade e o seu reingresso somente poderá ocorrer através da classificação em novo Processo Seletivo. Caso o cancelamento seja feito antes do início das aulas, a Unit devolverá 70% do valor pago na matrícula, ficando os 30% restantes a título de arras.

Solicitamos aos concludentes dos cursos de graduação presenciais que verifiquem suas pendências acadêmicas e de documentos para que sejam providenciadas até o dia 30/06/2014. A partir de 07/07/2014, o formando deverá requerer no Portal MAGISTER Protocolo > Colação de Grau/Diploma (Simples ou Especial) o seu diploma.

Informamos que a Colação de Grau e a entrega do Diploma Simples dos campi Aracaju/Centro e Aracaju/Farolândia será de acordo com o cronograma abaixo, no horário das 8h às 17h, no Departamento de Assuntos Acadêmicos. Nos campi de Estância, Itabaiana e Propriá, a colação de grau será no DAA (no horário de funcionamento local).
O não comparecimento na data divulgada ocasionará o indeferimento da solicitação de Colação de Grau e, consequentemente, o cancelamento do diploma.

Datas

28/01/2015 29/01/2015 30/01/2015 30/01/2015
Ciências Contábeis Administração Arquitetura e Urbanismo Estância
Jornalismo Biomedicina Ciências Biológicas Administração
Pub. E Propaganda Enfermagem Ciências da Computação Direito
Design Gráfico Nutrição Educação Física  
Direito Serviço Social Engenharia Ambiental Itabaiana
Farmácia Design de Interiores Engenharia Civil Administração
Fisioterapia Tec. Gestão de Rec. Humanos Engenharia de Petróleo Direito
Odontologia Tec. Sistemas para Internet Geografia Serviço Social
Psicologia Tec.em Gastronomia História  
  Tec. Em Estética e Cosmética Informática Propriá
  Tec. Em Petróleo e Gás Letras Administração
  Tec. Em Seg. no Trabalho Matemática Direito
  Tec. Em Negócios Imobiliarios Pedagogia Serviço Social
    Sistemas de Informação  

Histórico Escolar, contendo as disciplinas cursadas pelo mesmo, com o número de créditos,carga horária e participação no Enade (Portaria 107/INEP de 22/07/2004, Artº 6º, §2º).

Programas das Disciplinas Cursadas (nesses programas deverá conter: carimbo e assinatura do estabelecimento de ensino).

OBS: O aluno deverá estar regularmente matriculado.

ATENÇÃO: A solicitação deverá ser realizada pela internet

O sistema de monitoria, exercido por aluno do curso de graduação da Unit, observará as normas gerais contidas na Lei 9.394/96, bem como as Normas Internas da Monitoria e tem por objetivo:

  • Oportunizar ao aluno o desenvolvimento de atividades de ensino superior
  • Proporcionar ao aluno de 3º grau oportunidade de analisar e desenvolver alternativas pedagógicas, como coadjuvante
  • Estabelecer espaço ao aluno para aperfeiçoar conhecimentos no âmbito da disciplina de seu interesse

A monitoria será exercida pelo aluno que esteja regularmente matriculado entre o 3º e o 10º período dos cursos de graduação, devendo ter média mínima de 7,0 (sete), obedecendo-se as condições previstas em edital de seleção, como também estar em dia com suas obrigações contratuais e disciplinares, dispondo ainda de tempo compatível com as funções de monitoria, tais como:

Funções de monitoria

  • Auxiliar os professores em tarefas didático-científicas, compatíveis com seu grau de conhecimento, inclusive preparação de aula e trabalhos escolares
  • Ajudar os acadêmicos que estejam apresentando baixo rendimento na disciplina

Serão observadas algumas exigências para o exercício da monitoria:

  • O aluno deverá revelar o espírito cooperativo junto aos professores e alunos nas atividade de ensino, pesquisa e extensão
  • Não poderão inscrever-se os alunos cujos históricos escolares registrem reprovação ou punição nos quatro períodos letivos imediatamente anteriores
  • Não pode haver coincidência nos horários de monitoria com os das disciplinas regulares em que esteja matriculado
  • O exercício da monitoria será precedido de processo de seleção conforme Ato que regulamenta tal atividade
  • O monitor receberá uma bolsa fixada pela Unit, que poderá ser prorrogada ou suspensa mediante solicitação do coordenador de curso, com base no parecer circunstanciado do professor responsável e com aprovação do Conselho de Centro
  • Não será renovada a monitoria caso o aluno tenha sido reprovado em qualquer disciplina durante o período considerado, tenha obtido freqüência inferior a 80% do período ou sofra punição disciplinar
  • As funções da monitoria serão exercidas, exclusivamente, no âmbito da Unit, não acarretando vínculo empregatício com a Instituição na forma da legislação sobre o estágio acadêmico

No ato do requerimento, deverá o aluno apresentar os seguintes documentos:

Alunos que não conseguiram a Transferência Externa

  • HISTÓRICO (atualizado, carimbado e assinado)
  • DECLARAÇÃO FINANCEIRA (atualizada)
  • PROGRAMAS DE DISCIPLINAS CURSADAS (carimbados e assinados, caso queira incluir mais alguma disciplina)
  • DOCUMENTOS PESSOAIS (RG, CPF, declaração de quitação Eleitoral, Cert. Militar, Certidão de Nascimento ou Casamento)
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

Portadores de Diploma
(que não conseguiram a vaga anteriormente)

  • NÚMERO DO PROCESSO ANTERIOR
  • DOCUMENTOS PESSOAIS
    RG, CPF, declaração de quitação Eleitoral, Cert. Militar, Certidão de Nascimento ou Casamento, caso não tenham sido entregues anteriormente.

Ato do requerimento

No ato do requerimento, deverá o aluno apresentar original ou cópia autenticada dos seguintes documentos:

  • HISTÓRICO ESCOLAR
    Contendo as disciplinas cursadas pelo mesmo, com o número de créditos, carga horária e participação do Enade (Portaria 107/INEP de 22/07/2004, Art. 6º, § 2º).
  • DECLARAÇÃO contendo os dados do concurso Vestibular como: Data, classificação, total geral de pontos e disciplinas.
  • PROGRAMAS DE DISCIPLINAS CURSADAS
    Esses programas deverão conter: carimbo e assinatura do estabelecimento de ensino.
  • DIPLOMA
  • TABELA DE CONVERSÃO
    Tabela de equivalência dos conceitos) para o sistema decimal, quando o sistema de aprovação for traduzido em conceitos, carimbada e assinada pelo estabelecimento.
  • ENDEREÇO ELETRÔNICO
    Informar endereço válido de e-mail.

Após o resultado

Após o resultado, para efetuar a matrícula, o candidato deverá apresentar original ou cópia autenticada dos seguintes documentos:

  • DOCUMENTOS PESSOAIS (RG, CPF, Declaração de Quitação Eleitoral, Cert. Militar, Certidão de Nascimento ou Casamento).
  • CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • ATESTADO MÉDICO
    Deverá ser emitido, preferencialmente, por médico cardiologista, há, no máximo, 2 (dois) meses, que o habilite à prática de exercícios físicos inerentes às atividades do curso de Educação Física.

Informamos que a documentação acima é obrigatória. Portanto, não aceitamos outra orientação veiculada por qualquer outro meio.

Caso a documentação seja do exterior, a mesma terá que ser traduzida para a língua brasileira, por tradutor juramentado. Para matrícula realizada por procuração, o procurador deverá apresentar Cédula de Identidade, juntamente com 01 (uma) fotografia 3X4 do outorgante.

Processo de transferência

Escolha a opção de acordo com a modalidade do seu curso:

ATENÇÃO A solicitação deverá ser realizada pela internet.

Ato do requerimento

No ato do requerimento, deverá o aluno apresentar original ou cópia autenticada dos seguintes documentos:

  • HISTÓRICO ESCOLAR, (Apresentação indispensável para o egresso formado antes de 1998).
  • DIPLOMA

Após o resultado

Após o resultado, para efetuar a matrícula, o candidato deverá apresentar original ou cópia autenticada dos seguintes documentos:

  • DOCUMENTOS PESSOAIS
    (RG, CPF, Declaração de Quitação Eleitoral, Certificado Militar, Certidão de Nascimento ou Casamento). Fica dispensado desta apresetação o egresso formado a partir de 1998. 
  • CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • ATESTADO MÉDICO 
    Deverá ser emitido, preferencialmente, por médico cardiologista, há, no máximo, 2 (dois) meses, que o habilite à prática de exercícios físicos inerentes às atividades do curso de Educação Física.

Processo de transferência

Escolha a opção de acordo com a modalidade do seu curso:

ATENÇÃO A solicitação deverá ser realizada pela internet.

O aluno que não quiser prosseguir no curso deverá comunicar ao órgão competente (DAA), através de requerimento devidamente protocolado, devendo no ato da comunicação estar com todas as parcelas quitadas até o mês em que for feito o pedido.

A não comunicação da desistência caracterizará o abandono do aluno das atividades acadêmicas. O abandono é verificado ao final de cada semestre letivo.

Observação
O abandono do aluno não caracteriza o trancamento oficial de suas atividades acadêmicas.

DOCUMENTOS PESSOAIS (RG, CPF, Declaração de Quitação Eleitoral, Certificado Militar, Certidão de Nascimento ou Casamento. (Quem ingressou a partir do 2º semestre de 1997 não precisa apresentá-los).

COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

ATENÇÃO: A solicitação deverá ser realizada no DAA.

GABINETE DA REITORIA

PORTARIA Nº 017/2006
ARACAJU, 16 DE FEVEREIRO DE 2006
O Reitor da Universidade Tiradentes – Unit, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais e,
CONSIDERANDO
Que a Universidade Tiradentes ao longo de sua história sempre organizou as solenidades de colação de grau de forma a preservar toda a formalidade e brilho exigidos pela tradição acadêmica e,
CONSIDERANDO
Que com a denominada modernização das relações sociais do mundo contemporâneo, todo o rito próprio da solenidade de colação de grau tornou-se obsoleto, e em alguns casos indesejável pelo alunado em razão da formalidade imposta ao evento,
CONSIDERANDO
Que grande parte dos alunos vem organizando por conta própria solenidades festivas e simbólicas de colação de grau paralelas àquelas oficiais realizadas pela universidade, fato que vem causando certa confusão de informações perante à nossa sociedade, já que não há como diferenciar o que é oficial ou não.
RESOLVE:
Art. 1º - A Universidade Tiradentes, a partir do primeiro semestre de 2006, não mais irá organizar, realizar ou participar de qualquer tipo de solenidade de colação de grau, ficando tal responsabilidade, quando for o caso, a cargo do alunado.
Art. 2º - O ato de colação de grau dos alunos, necessário à expedição do respectivo Diploma, deverá ocorrer no Departamento de Assuntos Acadêmicos – DAA, e em data previamente estabelecida no Calendário Acadêmico, sem qualquer rito festivo.
Parágrafo único – Caberá ao Departamento de Assuntos Acadêmicos – DAA estabelecer o procedimento e prazos para a realização do ato de colação de grau previsto neste artigo.
Art. 3º – Apenas o ato de colação de grau realizado no Departamento de Assuntos Acadêmicos – DAA da Unit, na forma do artigo anterior, surtirá efeitos acadêmicos e legais para fins de expedição de diploma.
Art. 4º - O roteiro do cerimonial adotado pelo alunado em suas solenidades simbólicas de colação de grau será de inteira responsabilidade dos discentes, não havendo qualquer vinculação com a Universidade.
Art. 5º – È vedado a qualquer membro da comunidade acadêmica da Universidade Tiradentes participar em caráter oficial das solenidades simbólicas realizadas pelo alunado, estando livres para comparecerem na condição de convidado.
Art. 6º - Esta portaria entra em vigor a partir desta data, revogando-se todo e qualquer ato normativo interno em contrário.
REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE
Jouberto Uchoa de Mendonça
REITOR DA UNIT

Para ser aprovado na disciplina, o estudante precisa cumprir, no mínimo, 75% de frequência e também obter média de aproveitamento igual ou superior a 6,0 (seis pontos). Os alunos que obtiverem média inferior a 4,0 (quatro pontos) estão automaticamente reprovados, sem direito a fazer a prova final. O benefício da prova final é concedido somente aos estudantes que cumprirem a frequência mínima exigida e obtiverem média entre 4,0 (quatro pontos) e 5,9 (cinco pontos e nove décimos). A prova final vale de 0,0 (zero) a 10,0 (dez pontos) e abrange todo o conteúdo da disciplina. É aplicada ao fim de cada semestre, conforme o calendário acadêmico, sem alterações na carga horária do professor. A média para aprovação na prova é de, no mínimo, 6,0 (seis pontos), resultante da soma da média aritmética das duas unidades com a nota obtida na prova final.

Entenda o cálculo:

Aprovação: {(Média das Unidades + Nota da Prova Final) ÷ 2} = ou > 6,0 Exemplo: (5,0 + 8,0) ÷ 2 = 6,5

Cada estudante poderá fazer a prova final de até duas disciplinas no mesmo dia, não necessitando que proceda requerimento, visto que o Magister exibirá a relação dos mesmos em cada disciplina. A prova final não trará nenhum custo para o aluno e o sistema de pontuação será o mesmo para todas as unidades do Grupo Tiradentes. A prova final não é válida para os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) nem para as disciplinas de estágio, que seguem regulamento próprio de avaliação. O mesmo vale para o curso de Medicina, bem como disciplinas de outros cursos que envolvam situações especiais descritas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). A partir do exposto, o Grupo Tiradentes reitera o seu compromisso com a qualidade do processo ensino/aprendizagem e o progresso de seus estudantes, e coloca à disposição as Coordenações de seus cursos e Diretorias Acadêmicas de suas instituições para prestar os esclarecimentos necessários. Pedimos a você, professor, que nos ajude a disseminar em sala de aula as informações sobre a Prova Final, para que não haja dúvidas entre os seus alunos.

Noato do requerimento, deverá o aluno apresentar original ou cópia autenticada dos seguintes documentos, condicionada a disponibilidade de vaga, através de edital:

  • DECLARAÇÃO DE QUITAÇÃO DAS OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS COM A INSTITUIÇÃO DE ORIGEM (Carimbada e assinada pela Instituição).
  • DECLARAÇÃO DE VÍNCULO
  • DECLARAÇÃO contendo a participação do Enade (Portaria 107/INEP de 22/07/2004, Art. 6º, § 2º).
  • HISTÓRICO COM MÓDULOS CURSADOS E SEU CONTEÚDO
  • DECLARAÇÃO contendo os dados do concurso Vestibular como: data, classificação, total geral de pontos e disciplinas.
  • RECONHECIMENTO DO CURSO E DO ESTABELECIMENTO DE ORIGEM, ou seja, um documento que comprove serem reconhecidos o curso e o estabelecimento de ensino do qual o aluno se transfere.
  • TABELA DE CONVERSÃO (tabela de equivalência dos conceitos) para o sistema decimal, quando o sistema de aprovação for traduzido em conceitos, carimbada e assinada pelo estabelecimento.
  • INFORMAR O ENDEREÇO ELETRÔNICO

Após o resultado para efetuar a matrícula o candidato deverá apresentar original e cópia ou cópia autenticada dos seguintes documentos:

  • DOCUMENTOS PESSOAIS (RG, CPF, Declaração de Quitação Eleitoral, Certificado Militar, Certidão de Nascimento ou Casamento).
  • IDENTIDADE e CPF do responsável para o aluno menor de 18 anos.
  • HISTÓRICO E CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

Informamos que a documentação acima é obrigatória. Portanto, não aceitamos outra orientação veiculada por qualquer outro meio.

Documentação exigida

No ato do requerimento, o aluno deverá apresentar ORIGINAL OU CÓPIA AUTENTICADA dos seguintes documentos, condicionada a disponibilidade de vagas, conforme relação no sistema, no momento da solicitação.

  • DECLARAÇÃO DE QUITAÇÃO DAS OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS COM A INSTITUIÇÃO DE ORIGEM (Carimbada e assinada pela Instituição).
  • DECLARAÇÃO DE VÍNCULO
  • HISTÓRICO ESCOLAR, contendo as disciplinas cursadas pelo mesmo, com o número de créditos, carga horária e participação do Enade (Portaria 107/INEP de 22/07/2004, Art. 6º, § 2º).
  • DECLARAÇÃO contendo os dados do concurso Vestibular como: data, classificação, total geral de pontos e disciplinas.
  • RECONHECIMENTO DO CURSO E DO ESTABELECIMENTO DE ORIGEM, ou seja, um documento que comprove serem reconhecidos o curso e o estabelecimento de ensino do qual o aluno se transfere.
  • PROGRAMA DE DISCIPLINAS CURSADAS (nesses programas deverá conter: carimbo e assinatura do estabelecimento de ensino).
  • TABELA DE CONVERSÃO (tabela de equivalência dos conceitos) para o sistema decimal, quando o sistema de aprovação for traduzido em conceitos, carimbada e assinada pelo estabelecimento.
  • INFORMAR O ENDEREÇO ELETRÔNICO

Após o resultado

Após o resultado, para efetuar a matrícula, o candidato deverá apresentar original ou cópia autenticada dos seguintes documentos:

  • DOCUMENTOS PESSOAIS (RG, CPF, Declaração de Quitação Eleitoral, Certificado Militar, Certidão de Nascimento ou Casamento).
  • IDENTIDADE e CPF do responsável para o aluno menor de 18 anos
  • HISTÓRICO E CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • ATESTADO MÉDICO - Deverá ser emitido, preferencialmente, por médico cardiologista, há, no máximo, 2 (dois) meses, que o habilite à prática de exercícios físicos inerentes às atividades do curso de Educação Física.
INFORMAMOS QUE A DOCUMENTAÇÃO ACIMA É OBRIGATÓRIA. PORTANTO, NÃO ACEITAMOS OUTRA ORIENTAÇÃO VEICULADA POR QUALQUER OUTRO MEIO.

Transferência do exterior

Caso a documentação seja do exterior, a mesma terá que ser traduzida para a língua brasileira, por tradutor juramentado. Para matrícula realizada por procuração, o procurador deverá apresentar original e cópia de Cédula de Identidade, juntamente com 01(uma) fotografia 3X4 do outorgante.

Processo de transferência

Escolha a opção de acordo com a modalidade do seu curso e instituição de ensino atual:

NO ATO DO REQUERIMENTO, DEVERÁ O ALUNO APRESENTAR ORIGINAL E CÓPIA DOS SEGUINTES DOCUMENTOS:

- DIPLOMA
- HISTÓRICO ESCOLAR
- DOCUMENTOS PESSOAIS (RG, CPF, Declaração de Quitação Eleitoral, Cert. Militar, Certidão de Nascimento ou Casamento)
- 01 Foto

TRANCAMENTO DE DISCIPLINA

É a interrupção das atividades escolares em uma ou mais disciplinas. A solicitação deverá ser feita pelo aluno, junto ao DAA, no máximo em até 30 dias da data de início do período letivo, obedecendo o Calendário Acadêmico. Mediante requerimento, o aluno poderá solicitar o trancamento de cada disciplina por duas vezes, durante o curso, sendo concedido desde que o número de créditos restante na matrícula do aluno não seja inferior a doze. Neste caso não há custo para o aluno, porém, a Unit se desobriga a encaixar a mesma disciplina naquele ou em outros semestres e/ou proceder a compensação financeira.

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

É a interrupção das atividades acadêmicas em todas as disciplinas em que o aluno estiver matriculado, mediante requerimento junto ao DAA, nos turnos da manhã, tarde e noite, indicando os motivos que o impedem de prosseguir suas atividades acadêmicas.

Observação: Ao trancar a matrícula, o aluno deverá devolver a sua carteira de estudante, efetuar o pagamento das mensalidades escolares até o mês da solicitação do trancamento e não ter qualquer pendência junto à instituição. Não será permitido ao aluno inadimplente trancar a matrícula.

A critério da Pró-reitoria Acadêmica, a readmissão de alunos que não tenham efetuado matrícula no período anterior, salvo os casos de trancamento de matrícula, é admitida mediante requerimento, com antecedência de trinta dias do início do semestre letivo seguinte, para fins de análise de eventuais entraves acadêmicos, pedagógicos e financeiros.

Casos excepcionais de trancamento serão resolvidos pela Pró-reitoria Adjunta de Graduação.

Deverão ser observadas as seguintes regras para o trancamento:

Terminado o período letivo, o aluno poderá, quando for o caso, solicitar o tancamento de matrícula, devendo apenas apresentar a quitação do semestre estudado.
O aluno que efetuar o trancamento durante o semestre letivo perderá todas as disciplinas cursadas no semestre.
Para os alunos já matriculados, o trancamento efetuado dentro do mês de início das aulas não incorrerá em ônus, devendo o requerente estar em dia com a mensalidade referente ao mês do pedido.
O aluno que fez sua matrícula no 1º semestre e não renovou sua matrícula para o semestre seguinte deverá, para deixar regularizada sua situação acadêmica, efetuar a matrícula e logo após solicitar o trancamento, evitando assim o abandono. O aluno deverá estar em dia com a semestralidade anterior.
O trancamento de matrícula somente poderá ser requerido por alunos que já tenham cursado o 1º período.
Esta modalidade de afastamento dá direito de retorno às atividades acadêmicas, desde que requerido no prazo previsto e antes do início do semestre em que deseja retornar.

Colação de Grau

Solicitamos aos concludentes dos cursos de graduação presenciais que verifiquem suas pendências acadêmicas e de documentos para que sejam providenciadas até o dia 12/12/2014. A partir de 02/01/2015, o formando deverá requerer o seu diploma através do Magister, pelo caminho:

Informamos que a Colação de Grau e a entrega do Diploma Simples dos campi Aracaju/Centro e Aracaju/Farolândia será de acordo com o cronograma abaixo, no horário das 8h às 17h, no Departamento de Assuntos Acadêmicos. Nos campi de Estância, Itabaiana e Propriá, a colação de grau será no DAA (no horário de funcionamento local).

O não comparecimento na data divulgada ocasionará o indeferimento da solicitação de Colação de Grau e, consequentemente, o cancelamento do diploma.

Datas

28/01/2015 29/01/2015 30/01/2015 30/01/2015
Ciências Contábeis Administração Arquitetura e Urbanismo Estância
Jornalismo Biomedicina Ciências Biológicas Administração
Publicidade e Propaganda Enfermagem Ciências da Computação Direito
Design Gráfico Nutrição Educação Física  
Direito Serviço Social Engenharia Ambiental Itabaiana
Farmácia Design de Interiores Engenharia Civil Administração
Fisioterapia Tec. Gestão de Rec. Humanos Engenharia de Petróleo Direito
Odontologia Tec. Sistemas para Internet Geografia Serviço Social
Psicologia Tec.em Gastronomia História  
Tec. Em Estética e Cosmética Informática Propriá
Tec. Em Petróleo e Gás Letras Administração
Tec. Em Seg. no Trabalho Matemática Direito
Tec. Em Negócios Imobiliarios Pedagogia Serviço Social
Sistemas de Informação  

Sobre o funcionamento do DAA

O DAA é o órgão responsável pela organização, controle, execução e acompanhamento do processo de matrícula. Suas principais atribuições são registrar, informar, controlar os diversos processos, assim como, emitir documentos oficiais sobre a vida acadêmica do discente.

Os serviços oferecidos pela Unit através do DAA podem ser solicitados pela internet ou em qualquer DAA dos seus campi e, em caso de pagamento de taxa só serão considerados efetuados após a compensação do mesmo. Cada procedimento obedece prazos definidos em portaria.

Para ciência de parecer sobre qualquer requerimento, é de 15 dias úteis após a data do recebimento pelo DAA. Expirado o prazo sem que o interessado tenha procurado tomar ciência do resultado, será peremptoriamente considerado prescrito, perdendo o requerente o direito de ação.

Tendo em vista o novo horário da matrícula, seguem os novos procedimentos para os alunos que vierem solicitar, os serviços do DAA, após as 17 horas:

  • Informar que a mudança de horário se dá por conta de estarmos em acordo com o horário bancário (concedendo mais uma hora);
  • Para não inviabilizarmos os pedidos, receberemos e contabilizaremos à partir da data de entrada do requerimento.
Com relação às solicitações de aproveitamento de crédito, transferências externa e interna, portadores de diploma, inscrições e matrículas na pós-graduação, deverão ser recebidos somente no horário que a tesouraria estiver funcionando, ou seja, somente solicitação de documentos poderemos receber e nos comprometer a dar encaminhamento conforme orientações acima.

Informações Gerais

Regras de conduta dentro das dependências da universidade.

  • Pessoas estranhas ao corpo docente, funcional e discente da Unit terão acesso à Instituição após identificação nas portarias.
  • Sempre que solicitado pelos agentes educadores, o aluno deverá apresentar o documento de identificação.
  • O extravio ou danificação de materiais deverá ser obrigatoriamente indenizado pelo responsável.
  • A emissão de documentos pelo DAA respeitará os prazos fixados e devem ser solicitados através do sistema Magister.
  • Não é permitido, em hipótese alguma, usar telefone celular em sala de aula, nem mesmo deixá-lo ligado. Os alunos que insistirem serão convidados a se retirar da sala.
  • É terminantemente proibido fumar em sala de aula. Os alunos que o fizerem serão convidados a se retirar da sala.

Questionamento comuns, saiba a quem recorrer

Esquecimento ou perda de algum objeto na sala de aula
Quem? Encarregado dos Serviços Gerais

Abono de faltas, encaixe de disciplinas, vagas, matrícula, etc
Onde? No DAA ou pelo sistema Magister

Problemas relativos ao Curso
Quem? Coordenador de curso. Caso não sejam resolvidas, procurar a Pró-Reitoria Adjunta de Graduação, no Campus Aracaju Farolândia. Nos campi Aracaju Centro, Estância, Itabaiana e Propriá, procurar o diretor do campus

Questões relativas ao espaço físico (iluminação, ventilação, limpeza, tratamento do pessoal)
Quem? Pró-Reitoria Administrativa (Campus Aracaju Farolândia) ou diretor de campus (Aracaju Centro, Estância, Itabaiana e Propriá)

Dúvidas quanto ao pagamento de taxa ou mensalidades
Quem? Diretoria Financeira (Campus Farolândia) ou Tesouraria (nos campi)

Dúvidas quanto ao Financiamento Estudantil – FIES
Quem? Departamento Financeiro ou tesourarias dos campi

Questões relativas a professores, conteúdos de disciplinas, notas, avaliações, equivalências, entre outros
Quem? Coordenador do curso ou Diretoria de de Graduação

Divulgação de cartazes e avisos
Quem? Assessoria de Comunicação no Campus Aracaju Farolândia, Direção do campus (Aracaju Centro, Estância, Itabaiana e Propriá) ou gestor de pólo

Necessidade de utilização de multimeios: retroprojetor, telão, projetor de slides
Quem? CCS – Setor de áudio e vídeo

Reserva na Sala de Vídeo no Bloco F (Campus Aracaju Farolândia)
Quem? Pró-Reitoria Adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa – PAPGP

Reserva na Sala de Vídeo em outros Blocos (Campus Aracaju Farolândia)
Quem? CCS- Setor de áudio e vídeo.

Reserva na Sala de Vídeo nos campi Aracaju Centro, Estância, Itabaiana e Propriá
Quem? Direção do campus.

Reserva de auditório
Quem? Gabinete da Reitoria.

Dúvidas sobre cursos de extensão, seminários e palestras
Quem? Pró-Reitor Adjunta de Assuntos Comunitários e Extensão – Paace

Cursos paralelos ou de Verão/Inverno
Quem? Coordenador do curso ou Pró-Reitoria Adjunta de Graduação – PAGR

Sobre a Segurança
Quem? Departamento de Infraestrutura

Sobre Regime Especial por motivo de doença
Quem? Departamento Médico e DAA

Questões não solucionados pela Pró-Reitoria Adjunta de Graduação
Quem? Pró-Reitoria Acadêmica

Questionamento jurídicos
Quem? Assessoria Jurídica da Unit

Reserva da Capela do Campus Aracaju Farolândia
Quem? Gabinete da Reitoria

Como acontece a avaliação na graduação?

1. Qual a média e frequência para aprovação?

I – Presença, no mínimo, em 75% da carga horária da disciplina e

II – Média de Aproveitamento, igual ou superior a 6,0 (seis) pontos nas avaliações das primeira e segunda unidades

2. Se o aluno não atingir a média 6,0 (seis), estará reprovado?
Se o aluno obtiver média inferior a 4,0 (quatro), sim.

3. Quando o aluno terá direito a realizar a Prova Final?
Quando a média nas primeira e segunda unidades for igual ou superior a 4,0 (quatro), e menor que 6,0 (seis).

4. Qual o valor da Prova Final?
Valerá de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).

5. Quanto o aluno deverá tirar para aprovação na prova final?
O mínimo de 6,0 (seis) pontos, resultante da soma da média aritmética das duas unidades (UP1 e UP2), com a nota obtida na prova final.

6. Qual o conteúdo que será abordado na Prova Final?
Abrangerá todo o conteúdo da disciplina estudado no semestre.

7. Quando será realizada a aplicação da Prova Final?
Na última semana das atividades acadêmicas. Após o encerramento do semestre letivo.

8. Se a nota atribuída na Prova Final for inferior a média das primeira e segunda unidades, qual nota será registrada no histórico?
Para fins de registro no histórico, prevalecerá o maior resultado obtido pelo estudante, considerando a média resultante das primeira e segunda unidades.

9. Quantas Provas Finais o aluno poderá fazer no mesmo dia?
Até duas provas finais.

10. Posso fazer Prova Final de TCC e de Estágio
Não. Os critérios de Avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e de Estágio seguirão regulamento próprio.

Importante! As avaliações do Curso de Medicina e dos Cursos que adotam o modelo de currículo por competência, bem como disciplinas que envolvam situações especiais descritas no Projeto Pedagógico (PPC) do curso, devido à especificidade da Metodologia de Ensino e Avaliação utilizada, deverão seguir regulamentação específica.

Como adquiro a minha Identidade Estudantil?

  • Logo após todo processo seletivo, o aluno devidamente matriculado receberá a sua identidade estudantil;
  • Nela constarão os dados do aluno: foto, nome, curso, matrícula e o seu prazo de validade;
  • A sua apresentação é obrigatória e imprescindível, pois ela facilitará a agilidade e rapidez no atendimento;
  • Esta carteirinha, além de identificar, permite também que o aluno efetue qualquer relação acadêmica junto ao DAA;
  • De posse dela o aluno terá acesso às catracas eletrônicas, à biblioteca e as outras diferentes localidades da Universidade Tiradentes.

Segunda via da carteirinha estudantil

Alunos dos campi Farolândia e Centro receberão no prazo de 48 horas e os dos demais campi, no prazo de 5 dias úteis.

A solicitação só é permitida por alunos matriculados, cuja primeira via tenha sido perdida, extraviada, roubada ou furtada. Será pago o preço de 10 reais por este serviço.

Renovação da carteirinha estudantil

A carteirinha que estiver vencida será substituída após a devolução da mesma, sem ônus financeiro algum para o aluno.

Alunos dos campi Farolândia e Centro receberão no prazo de 48 horas e os dos demais campi, no prazo de 5 dias úteis.

ATENÇÃO! A solicitação deverá ser realizada pela internet

Como faço um cancelamento de Matrícula?

Esta modalidade de afastamento pode ser feita após o ingresso do aluno nas suas atividades acadêmicas e antes do término do 1º período letivo. O cancelamento de matrícula implica no desligamento do aluno da Universidade e o seu reingresso somente poderá ocorrer através da classificação em novo Processo Seletivo. Caso o cancelamento seja feito antes do início das aulas, a Unit devolverá 70% do valor pago na matrícula, ficando os 30% restantes a título de arras.

Como fazer o requerimento de Colação de Grau?

Solicitamos aos concludentes dos cursos de graduação presenciais que verifiquem suas pendências acadêmicas e de documentos para que sejam providenciadas até o dia 30/06/2014. A partir de 07/07/2014, o formando deverá requerer no Portal MAGISTER Protocolo > Colação de Grau/Diploma (Simples ou Especial) o seu diploma.

Informamos que a Colação de Grau e a entrega do Diploma Simples dos campi Aracaju/Centro e Aracaju/Farolândia será de acordo com o cronograma abaixo, no horário das 8h às 17h, no Departamento de Assuntos Acadêmicos. Nos campi de Estância, Itabaiana e Propriá, a colação de grau será no DAA (no horário de funcionamento local).
O não comparecimento na data divulgada ocasionará o indeferimento da solicitação de Colação de Grau e, consequentemente, o cancelamento do diploma.

Datas

28/01/2015 29/01/2015 30/01/2015 30/01/2015
Ciências Contábeis Administração Arquitetura e Urbanismo Estância
Jornalismo Biomedicina Ciências Biológicas Administração
Pub. E Propaganda Enfermagem Ciências da Computação Direito
Design Gráfico Nutrição Educação Física  
Direito Serviço Social Engenharia Ambiental Itabaiana
Farmácia Design de Interiores Engenharia Civil Administração
Fisioterapia Tec. Gestão de Rec. Humanos Engenharia de Petróleo Direito
Odontologia Tec. Sistemas para Internet Geografia Serviço Social
Psicologia Tec.em Gastronomia História  
  Tec. Em Estética e Cosmética Informática Propriá
  Tec. Em Petróleo e Gás Letras Administração
  Tec. Em Seg. no Trabalho Matemática Direito
  Tec. Em Negócios Imobiliarios Pedagogia Serviço Social
    Sistemas de Informação  

Como funciona o aproveitamento de Disciplinas?

Histórico Escolar, contendo as disciplinas cursadas pelo mesmo, com o número de créditos,carga horária e participação no Enade (Portaria 107/INEP de 22/07/2004, Artº 6º, §2º).

Programas das Disciplinas Cursadas (nesses programas deverá conter: carimbo e assinatura do estabelecimento de ensino).

OBS: O aluno deverá estar regularmente matriculado.

ATENÇÃO: A solicitação deverá ser realizada pela internet

Como funciona o sistema de Monitoria?

O sistema de monitoria, exercido por aluno do curso de graduação da Unit, observará as normas gerais contidas na Lei 9.394/96, bem como as Normas Internas da Monitoria e tem por objetivo:

  • Oportunizar ao aluno o desenvolvimento de atividades de ensino superior
  • Proporcionar ao aluno de 3º grau oportunidade de analisar e desenvolver alternativas pedagógicas, como coadjuvante
  • Estabelecer espaço ao aluno para aperfeiçoar conhecimentos no âmbito da disciplina de seu interesse

A monitoria será exercida pelo aluno que esteja regularmente matriculado entre o 3º e o 10º período dos cursos de graduação, devendo ter média mínima de 7,0 (sete), obedecendo-se as condições previstas em edital de seleção, como também estar em dia com suas obrigações contratuais e disciplinares, dispondo ainda de tempo compatível com as funções de monitoria, tais como:

Funções de monitoria

  • Auxiliar os professores em tarefas didático-científicas, compatíveis com seu grau de conhecimento, inclusive preparação de aula e trabalhos escolares
  • Ajudar os acadêmicos que estejam apresentando baixo rendimento na disciplina

Serão observadas algumas exigências para o exercício da monitoria:

  • O aluno deverá revelar o espírito cooperativo junto aos professores e alunos nas atividade de ensino, pesquisa e extensão
  • Não poderão inscrever-se os alunos cujos históricos escolares registrem reprovação ou punição nos quatro períodos letivos imediatamente anteriores
  • Não pode haver coincidência nos horários de monitoria com os das disciplinas regulares em que esteja matriculado
  • O exercício da monitoria será precedido de processo de seleção conforme Ato que regulamenta tal atividade
  • O monitor receberá uma bolsa fixada pela Unit, que poderá ser prorrogada ou suspensa mediante solicitação do coordenador de curso, com base no parecer circunstanciado do professor responsável e com aprovação do Conselho de Centro
  • Não será renovada a monitoria caso o aluno tenha sido reprovado em qualquer disciplina durante o período considerado, tenha obtido freqüência inferior a 80% do período ou sofra punição disciplinar
  • As funções da monitoria serão exercidas, exclusivamente, no âmbito da Unit, não acarretando vínculo empregatício com a Instituição na forma da legislação sobre o estágio acadêmico

Como solicito a Revisão de Processos?

No ato do requerimento, deverá o aluno apresentar os seguintes documentos:

Alunos que não conseguiram a Transferência Externa

  • HISTÓRICO (atualizado, carimbado e assinado)
  • DECLARAÇÃO FINANCEIRA (atualizada)
  • PROGRAMAS DE DISCIPLINAS CURSADAS (carimbados e assinados, caso queira incluir mais alguma disciplina)
  • DOCUMENTOS PESSOAIS (RG, CPF, declaração de quitação Eleitoral, Cert. Militar, Certidão de Nascimento ou Casamento)
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

Portadores de Diploma
(que não conseguiram a vaga anteriormente)

  • NÚMERO DO PROCESSO ANTERIOR
  • DOCUMENTOS PESSOAIS
    RG, CPF, declaração de quitação Eleitoral, Cert. Militar, Certidão de Nascimento ou Casamento, caso não tenham sido entregues anteriormente.

Desejo ingressar como Portador de Diploma de Outras Instituições

Ato do requerimento

No ato do requerimento, deverá o aluno apresentar original ou cópia autenticada dos seguintes documentos:

  • HISTÓRICO ESCOLAR
    Contendo as disciplinas cursadas pelo mesmo, com o número de créditos, carga horária e participação do Enade (Portaria 107/INEP de 22/07/2004, Art. 6º, § 2º).
  • DECLARAÇÃO contendo os dados do concurso Vestibular como: Data, classificação, total geral de pontos e disciplinas.
  • PROGRAMAS DE DISCIPLINAS CURSADAS
    Esses programas deverão conter: carimbo e assinatura do estabelecimento de ensino.
  • DIPLOMA
  • TABELA DE CONVERSÃO
    Tabela de equivalência dos conceitos) para o sistema decimal, quando o sistema de aprovação for traduzido em conceitos, carimbada e assinada pelo estabelecimento.
  • ENDEREÇO ELETRÔNICO
    Informar endereço válido de e-mail.

Após o resultado

Após o resultado, para efetuar a matrícula, o candidato deverá apresentar original ou cópia autenticada dos seguintes documentos:

  • DOCUMENTOS PESSOAIS (RG, CPF, Declaração de Quitação Eleitoral, Cert. Militar, Certidão de Nascimento ou Casamento).
  • CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • ATESTADO MÉDICO
    Deverá ser emitido, preferencialmente, por médico cardiologista, há, no máximo, 2 (dois) meses, que o habilite à prática de exercícios físicos inerentes às atividades do curso de Educação Física.

Informamos que a documentação acima é obrigatória. Portanto, não aceitamos outra orientação veiculada por qualquer outro meio.

Caso a documentação seja do exterior, a mesma terá que ser traduzida para a língua brasileira, por tradutor juramentado. Para matrícula realizada por procuração, o procurador deverá apresentar Cédula de Identidade, juntamente com 01 (uma) fotografia 3X4 do outorgante.

Processo de transferência

Escolha a opção de acordo com a modalidade do seu curso:

ATENÇÃO A solicitação deverá ser realizada pela internet.

Desejo ingressar como Portador de Diploma Unit/Fits/Facipe

Ato do requerimento

No ato do requerimento, deverá o aluno apresentar original ou cópia autenticada dos seguintes documentos:

  • HISTÓRICO ESCOLAR, (Apresentação indispensável para o egresso formado antes de 1998).
  • DIPLOMA

Após o resultado

Após o resultado, para efetuar a matrícula, o candidato deverá apresentar original ou cópia autenticada dos seguintes documentos:

  • DOCUMENTOS PESSOAIS
    (RG, CPF, Declaração de Quitação Eleitoral, Certificado Militar, Certidão de Nascimento ou Casamento). Fica dispensado desta apresetação o egresso formado a partir de 1998. 
  • CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • ATESTADO MÉDICO 
    Deverá ser emitido, preferencialmente, por médico cardiologista, há, no máximo, 2 (dois) meses, que o habilite à prática de exercícios físicos inerentes às atividades do curso de Educação Física.

Processo de transferência

Escolha a opção de acordo com a modalidade do seu curso:

ATENÇÃO A solicitação deverá ser realizada pela internet.

O que caracteriza um Abandono?

O aluno que não quiser prosseguir no curso deverá comunicar ao órgão competente (DAA), através de requerimento devidamente protocolado, devendo no ato da comunicação estar com todas as parcelas quitadas até o mês em que for feito o pedido.

A não comunicação da desistência caracterizará o abandono do aluno das atividades acadêmicas. O abandono é verificado ao final de cada semestre letivo.

Observação
O abandono do aluno não caracteriza o trancamento oficial de suas atividades acadêmicas.

O que preciso para a Reabertura de Matrícula?

DOCUMENTOS PESSOAIS (RG, CPF, Declaração de Quitação Eleitoral, Certificado Militar, Certidão de Nascimento ou Casamento. (Quem ingressou a partir do 2º semestre de 1997 não precisa apresentá-los).

COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

ATENÇÃO: A solicitação deverá ser realizada no DAA.

Quais os procedimentos de formatura?

GABINETE DA REITORIA

PORTARIA Nº 017/2006
ARACAJU, 16 DE FEVEREIRO DE 2006
O Reitor da Universidade Tiradentes – Unit, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais e,
CONSIDERANDO
Que a Universidade Tiradentes ao longo de sua história sempre organizou as solenidades de colação de grau de forma a preservar toda a formalidade e brilho exigidos pela tradição acadêmica e,
CONSIDERANDO
Que com a denominada modernização das relações sociais do mundo contemporâneo, todo o rito próprio da solenidade de colação de grau tornou-se obsoleto, e em alguns casos indesejável pelo alunado em razão da formalidade imposta ao evento,
CONSIDERANDO
Que grande parte dos alunos vem organizando por conta própria solenidades festivas e simbólicas de colação de grau paralelas àquelas oficiais realizadas pela universidade, fato que vem causando certa confusão de informações perante à nossa sociedade, já que não há como diferenciar o que é oficial ou não.
RESOLVE:
Art. 1º - A Universidade Tiradentes, a partir do primeiro semestre de 2006, não mais irá organizar, realizar ou participar de qualquer tipo de solenidade de colação de grau, ficando tal responsabilidade, quando for o caso, a cargo do alunado.
Art. 2º - O ato de colação de grau dos alunos, necessário à expedição do respectivo Diploma, deverá ocorrer no Departamento de Assuntos Acadêmicos – DAA, e em data previamente estabelecida no Calendário Acadêmico, sem qualquer rito festivo.
Parágrafo único – Caberá ao Departamento de Assuntos Acadêmicos – DAA estabelecer o procedimento e prazos para a realização do ato de colação de grau previsto neste artigo.
Art. 3º – Apenas o ato de colação de grau realizado no Departamento de Assuntos Acadêmicos – DAA da Unit, na forma do artigo anterior, surtirá efeitos acadêmicos e legais para fins de expedição de diploma.
Art. 4º - O roteiro do cerimonial adotado pelo alunado em suas solenidades simbólicas de colação de grau será de inteira responsabilidade dos discentes, não havendo qualquer vinculação com a Universidade.
Art. 5º – È vedado a qualquer membro da comunidade acadêmica da Universidade Tiradentes participar em caráter oficial das solenidades simbólicas realizadas pelo alunado, estando livres para comparecerem na condição de convidado.
Art. 6º - Esta portaria entra em vigor a partir desta data, revogando-se todo e qualquer ato normativo interno em contrário.
REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE
Jouberto Uchoa de Mendonça
REITOR DA UNIT

Qual o cálculo de notas para aprovação?

Para ser aprovado na disciplina, o estudante precisa cumprir, no mínimo, 75% de frequência e também obter média de aproveitamento igual ou superior a 6,0 (seis pontos). Os alunos que obtiverem média inferior a 4,0 (quatro pontos) estão automaticamente reprovados, sem direito a fazer a prova final. O benefício da prova final é concedido somente aos estudantes que cumprirem a frequência mínima exigida e obtiverem média entre 4,0 (quatro pontos) e 5,9 (cinco pontos e nove décimos). A prova final vale de 0,0 (zero) a 10,0 (dez pontos) e abrange todo o conteúdo da disciplina. É aplicada ao fim de cada semestre, conforme o calendário acadêmico, sem alterações na carga horária do professor. A média para aprovação na prova é de, no mínimo, 6,0 (seis pontos), resultante da soma da média aritmética das duas unidades com a nota obtida na prova final.

Entenda o cálculo:

Aprovação: {(Média das Unidades + Nota da Prova Final) ÷ 2} = ou > 6,0 Exemplo: (5,0 + 8,0) ÷ 2 = 6,5

Cada estudante poderá fazer a prova final de até duas disciplinas no mesmo dia, não necessitando que proceda requerimento, visto que o Magister exibirá a relação dos mesmos em cada disciplina. A prova final não trará nenhum custo para o aluno e o sistema de pontuação será o mesmo para todas as unidades do Grupo Tiradentes. A prova final não é válida para os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) nem para as disciplinas de estágio, que seguem regulamento próprio de avaliação. O mesmo vale para o curso de Medicina, bem como disciplinas de outros cursos que envolvam situações especiais descritas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). A partir do exposto, o Grupo Tiradentes reitera o seu compromisso com a qualidade do processo ensino/aprendizagem e o progresso de seus estudantes, e coloca à disposição as Coordenações de seus cursos e Diretorias Acadêmicas de suas instituições para prestar os esclarecimentos necessários. Pedimos a você, professor, que nos ajude a disseminar em sala de aula as informações sobre a Prova Final, para que não haja dúvidas entre os seus alunos.

Quero fazer Transferência de universidade – Medicina

Noato do requerimento, deverá o aluno apresentar original ou cópia autenticada dos seguintes documentos, condicionada a disponibilidade de vaga, através de edital:

  • DECLARAÇÃO DE QUITAÇÃO DAS OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS COM A INSTITUIÇÃO DE ORIGEM (Carimbada e assinada pela Instituição).
  • DECLARAÇÃO DE VÍNCULO
  • DECLARAÇÃO contendo a participação do Enade (Portaria 107/INEP de 22/07/2004, Art. 6º, § 2º).
  • HISTÓRICO COM MÓDULOS CURSADOS E SEU CONTEÚDO
  • DECLARAÇÃO contendo os dados do concurso Vestibular como: data, classificação, total geral de pontos e disciplinas.
  • RECONHECIMENTO DO CURSO E DO ESTABELECIMENTO DE ORIGEM, ou seja, um documento que comprove serem reconhecidos o curso e o estabelecimento de ensino do qual o aluno se transfere.
  • TABELA DE CONVERSÃO (tabela de equivalência dos conceitos) para o sistema decimal, quando o sistema de aprovação for traduzido em conceitos, carimbada e assinada pelo estabelecimento.
  • INFORMAR O ENDEREÇO ELETRÔNICO

Após o resultado para efetuar a matrícula o candidato deverá apresentar original e cópia ou cópia autenticada dos seguintes documentos:

  • DOCUMENTOS PESSOAIS (RG, CPF, Declaração de Quitação Eleitoral, Certificado Militar, Certidão de Nascimento ou Casamento).
  • IDENTIDADE e CPF do responsável para o aluno menor de 18 anos.
  • HISTÓRICO E CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

Informamos que a documentação acima é obrigatória. Portanto, não aceitamos outra orientação veiculada por qualquer outro meio.

Quero fazer Transferência de universidade

Documentação exigida

No ato do requerimento, o aluno deverá apresentar ORIGINAL OU CÓPIA AUTENTICADA dos seguintes documentos, condicionada a disponibilidade de vagas, conforme relação no sistema, no momento da solicitação.

  • DECLARAÇÃO DE QUITAÇÃO DAS OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS COM A INSTITUIÇÃO DE ORIGEM (Carimbada e assinada pela Instituição).
  • DECLARAÇÃO DE VÍNCULO
  • HISTÓRICO ESCOLAR, contendo as disciplinas cursadas pelo mesmo, com o número de créditos, carga horária e participação do Enade (Portaria 107/INEP de 22/07/2004, Art. 6º, § 2º).
  • DECLARAÇÃO contendo os dados do concurso Vestibular como: data, classificação, total geral de pontos e disciplinas.
  • RECONHECIMENTO DO CURSO E DO ESTABELECIMENTO DE ORIGEM, ou seja, um documento que comprove serem reconhecidos o curso e o estabelecimento de ensino do qual o aluno se transfere.
  • PROGRAMA DE DISCIPLINAS CURSADAS (nesses programas deverá conter: carimbo e assinatura do estabelecimento de ensino).
  • TABELA DE CONVERSÃO (tabela de equivalência dos conceitos) para o sistema decimal, quando o sistema de aprovação for traduzido em conceitos, carimbada e assinada pelo estabelecimento.
  • INFORMAR O ENDEREÇO ELETRÔNICO

Após o resultado

Após o resultado, para efetuar a matrícula, o candidato deverá apresentar original ou cópia autenticada dos seguintes documentos:

  • DOCUMENTOS PESSOAIS (RG, CPF, Declaração de Quitação Eleitoral, Certificado Militar, Certidão de Nascimento ou Casamento).
  • IDENTIDADE e CPF do responsável para o aluno menor de 18 anos
  • HISTÓRICO E CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • ATESTADO MÉDICO - Deverá ser emitido, preferencialmente, por médico cardiologista, há, no máximo, 2 (dois) meses, que o habilite à prática de exercícios físicos inerentes às atividades do curso de Educação Física.
INFORMAMOS QUE A DOCUMENTAÇÃO ACIMA É OBRIGATÓRIA. PORTANTO, NÃO ACEITAMOS OUTRA ORIENTAÇÃO VEICULADA POR QUALQUER OUTRO MEIO.

Transferência do exterior

Caso a documentação seja do exterior, a mesma terá que ser traduzida para a língua brasileira, por tradutor juramentado. Para matrícula realizada por procuração, o procurador deverá apresentar original e cópia de Cédula de Identidade, juntamente com 01(uma) fotografia 3X4 do outorgante.

Processo de transferência

Escolha a opção de acordo com a modalidade do seu curso e instituição de ensino atual:

Qual a documentação necessária para Matrícula Especial

NO ATO DO REQUERIMENTO, DEVERÁ O ALUNO APRESENTAR ORIGINAL E CÓPIA DOS SEGUINTES DOCUMENTOS:

- DIPLOMA
- HISTÓRICO ESCOLAR
- DOCUMENTOS PESSOAIS (RG, CPF, Declaração de Quitação Eleitoral, Cert. Militar, Certidão de Nascimento ou Casamento)
- 01 Foto

Quero saber sobre Trancamento de Disciplina e Matrícula

TRANCAMENTO DE DISCIPLINA

É a interrupção das atividades escolares em uma ou mais disciplinas. A solicitação deverá ser feita pelo aluno, junto ao DAA, no máximo em até 30 dias da data de início do período letivo, obedecendo o Calendário Acadêmico. Mediante requerimento, o aluno poderá solicitar o trancamento de cada disciplina por duas vezes, durante o curso, sendo concedido desde que o número de créditos restante na matrícula do aluno não seja inferior a doze. Neste caso não há custo para o aluno, porém, a Unit se desobriga a encaixar a mesma disciplina naquele ou em outros semestres e/ou proceder a compensação financeira.

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

É a interrupção das atividades acadêmicas em todas as disciplinas em que o aluno estiver matriculado, mediante requerimento junto ao DAA, nos turnos da manhã, tarde e noite, indicando os motivos que o impedem de prosseguir suas atividades acadêmicas.

Observação: Ao trancar a matrícula, o aluno deverá devolver a sua carteira de estudante, efetuar o pagamento das mensalidades escolares até o mês da solicitação do trancamento e não ter qualquer pendência junto à instituição. Não será permitido ao aluno inadimplente trancar a matrícula.

A critério da Pró-reitoria Acadêmica, a readmissão de alunos que não tenham efetuado matrícula no período anterior, salvo os casos de trancamento de matrícula, é admitida mediante requerimento, com antecedência de trinta dias do início do semestre letivo seguinte, para fins de análise de eventuais entraves acadêmicos, pedagógicos e financeiros.

Casos excepcionais de trancamento serão resolvidos pela Pró-reitoria Adjunta de Graduação.

Deverão ser observadas as seguintes regras para o trancamento:

Terminado o período letivo, o aluno poderá, quando for o caso, solicitar o tancamento de matrícula, devendo apenas apresentar a quitação do semestre estudado.
O aluno que efetuar o trancamento durante o semestre letivo perderá todas as disciplinas cursadas no semestre.
Para os alunos já matriculados, o trancamento efetuado dentro do mês de início das aulas não incorrerá em ônus, devendo o requerente estar em dia com a mensalidade referente ao mês do pedido.
O aluno que fez sua matrícula no 1º semestre e não renovou sua matrícula para o semestre seguinte deverá, para deixar regularizada sua situação acadêmica, efetuar a matrícula e logo após solicitar o trancamento, evitando assim o abandono. O aluno deverá estar em dia com a semestralidade anterior.
O trancamento de matrícula somente poderá ser requerido por alunos que já tenham cursado o 1º período.
Esta modalidade de afastamento dá direito de retorno às atividades acadêmicas, desde que requerido no prazo previsto e antes do início do semestre em que deseja retornar.