Os calouros do curso de Enfermagem tiveram um encontro especial. A coordenação do curso preparou uma reunião com aproximadamente 100 alunos para mostrar o que é Enfermagem e a atuação desse profissional de saúde no mercado de trabalho.
A coordenadora do curso, Maria Pureza Ramos Santa Rosa, recepcionou os alunos no auditório do bloco C na noite dessa quarta-feira, 1° de agosto. Atentos, os calouros acompanharam a apresentação sobre o perfil do profissional que a universidade pretende formar.
“Este é o segundo encontro neste semestre. O primeiro aconteceu durante a Semana de Integração de Calouros, quando falamos sobre o fluxo acadêmico e o projeto pedagógico do curso. Agora, nossa intenção é mostrar com mais clareza o que é a profissão que eles escolheram”, explica Maria Pureza.
Durante a programação, três egressos foram convidados para conversar com os novos acadêmicos sobre a importância das experiências vivenciadas na universidade. Naiane Regina Góes, por exemplo, foi uma das ex-alunas a contar sobre sua trajetória nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
“Eu participei de atividades com iniciação científica no Instituto de Biotecnologia e Pesquisa, por meio do Provic (Programa Voluntário de Iniciação Científica), fui monitora do projeto de extensão Consultório de Assistência Integral a Saúde da Mulher e, por duas vezes consecutivas, fiz monitoria com a disciplina de Enfermagem e Saúde da Mulher e Ensino Clínico I”, conta a egressa.
VISITAÇÃO
Ainda dentro da programação, os calouros visitaram a Biblioteca Central Jacinto Uchôa de Mendonça. A visita foi coordenada pela gestora Rosangela Soares, que explicou aos acadêmicos sobre o acervo bibliográfico, periódicos, setor de multimeios e os eventos realizados na biblioteca.
“Essa oportunidade é para que o aluno saiba o que tem a disposição dele, pois muitas vezes ele entra na universidade e tem dificuldade com esses fluxos, de como reservar o livro que precisa no acervo”, exemplifica a professora Maria Pureza.
Para a acadêmica Bárbara Letícia Santos, este primeiro contato é muito bom. “Ajuda na integração com a universidade e professores”, avalia.
Fotos: Marcelo Freitas