Acesse nosso portal
  

Desde os primórdios da humanidade, as pessoas ocupam espaços onde são construídos casas e edifícios, que servirão como residência ou local de trabalho. Assim, reforça-se a tendência de crescimento das zonas urbanas.

Neste post, você vai entender a contribuição do egresso da faculdade de Arquitetura e Urbanismo para viabilizar o processo de ocupação. Continue a leitura para conhecer algumas curiosidades sobre essa profissão.

arquiteto e urbanista

O que é Arquitetura?

Para começar, nós vamos explicar o que é Arquitetura. Basicamente, este é o nome que se atribui ao processo de projetar e organizar espaços ou ambientes que atendam às diferentes necessidades humanas.

No que diz respeito ao urbanismo, esse conceito contempla o estudo e o planejamento das cidades, considerando não apenas o fluxo de vias, mas o espaço urbano que será submetido aos processos de zoneamento e edificação, enquanto um todo, visando ao desenvolvimento urbano e o aproveitamento racional de espaços públicos.

Nesse contexto, o profissional é o responsável por desenhar plantas, cortes e fachadas, em conformidade com os critérios e regulamentações técnicas, considerando aspectos como acústica, iluminação, ventilação e os cuidados necessários para manutenção após o encerramento da obra.

Por que podemos dizer que essa profissão une técnica e arte?

Durante a execução de um projeto, o egresso da faculdade de Arquitetura e Urbanismo deve se destacar por sua capacidade de aliar o conhecimento técnico à sua sensibilidade estética e criatividade.

Em outras palavras, ele precisa ter o seu olhar treinado para reconhecer as diferentes manifestações artísticas, buscando maneiras de valorizá-las por meio da exploração de semelhanças ou diferenças de traços, cores e formas.

Para desenvolver seu trabalho, o profissional considera os padrões estéticos e tendências, bem como o período histórico e os valores que refletem ou norteiam o comportamento social, acompanhando e refletindo as transformações que afetam a sociedade hoje.

Quais os desafios que se impõem a esse profissional?

Qualquer que seja o projeto em que o egresso de Arquitetura e Urbanismo esteja envolvido, o profissional terá, obrigatoriamente, que vencer alguns desafios para conquistar o reconhecimento pelo seu trabalho.

Via de regra, ao projetar ou reorganizar espaços arquitetônicos, urbanos ou de interiores, ele se depara com o desafio de que sejam belos, confortáveis, funcionais e, ao mesmo tempo, ambientalmente sustentáveis.

Isso porque há uma crescente preocupação com os possíveis impactos que uma intervenção urbana pode causar ao meio ambiente. Nesse contexto, o profissional de Arquitetura e Urbanismo também é o responsável pela seleção de materiais que serão utilizados e deve priorizar aqueles que sejam menos poluentes ou então que sejam passíveis de reaproveitamento, sempre observando as normas técnicas em vigor.

Se decidir trabalhar no segmento de restauração, a missão do arquiteto e urbanista é viabilizar um plano de recuperação para edifícios antigos, que podem, inclusive, estar em estágio de deterioração. O desafio, neste caso, é manter as características originais do imóvel, tornando-o habitável ou credenciando-o para visitação pública.

Escolheu sua carreira? Entre na página do curso de Arquitetura e Urbanismo para conhecer a grade curricular, disciplinas, carga horária e como se inscrever!

ebook_eng_arquitetura_e_urbanismo

Topics: Arquitetura e Urbanismo

Willian Almeida

Written by Willian Almeida