Como minimizar o cansaço dos estudos?

Aumente suas chances de aprovação no vestibular! Confira nossas dicas sobre como minimizar o cansaço dos estudos e aplique em sua rotina.


A alta concorrência para os cursos de ensino superior promove uma verdadeira maratona de estudos, o que exige do vestibulando dedicação quase em tempo integral para conseguir alcançar a nota necessária. 

 

E esse empenho, em geral, tem duração de um ano, tempo mínimo sugerido para que o candidato esteja realmente preparado para as provas. O processo é exaustivo, mas é possível minimizar o cansaço dos estudos.

 

Mesmo que seja necessário dedicar muitas horas do dia para repassar as matérias, é preciso reservar um tempo para o descanso. Ou toda a energia empenhada pode ir por água abaixo, já que cansaço mental não permite a assimilação total do conteúdo. Mas uma coisa é fato: a única forma de entrar na universidade é estudando, e muito!

 

Tudo começa com planejamento. A melhor forma de estabelecer um ritmo que permita aprender todo o conteúdo e minimizar o cansaço dos estudos é criando um cronograma com as matérias que serão exigidas na prova. O site da Unit disponibiliza a lista com todo o conteúdo que é preciso estudar: com a programação em mãos, fica mais fácil separar os assuntos por tópicos, facilitando o fluxo de estudo.

 

respeitar-limite-estudos

Respeite seu limite

Matérias prioritárias, ou seja, aquelas em que o vestibulando tem mais dificuldade, precisam de mais tempo de dedicação. O mesmo acontece com a redação: o ideal é que o candidato elabore um texto por dia para treinar a escrita e argumentação.

 

Estipule o período máximo de estudo por dia. Se começar a perder o foco com muita frequência, diminua o tempo no dia seguinte. Se achar que consegue estudar mais um pouco, adicione algumas horas. O ideal é que você finalize o cronograma sentindo-se disposto e não esgotado, já que o objetivo é justamente minimizar o cansaço dos estudos.

 

Dessa forma, terminado o período diário de estudo, o melhor a fazer é descansar para evitar a fadiga mental. Ao contrário do que muitos pensam, o excesso de conteúdo pode atrapalhar na assimilação das matérias.

 

cuidar-do-corpo-rendimento-estudos

Cuide do corpo

Corpo são, mente sã. Essa máxima se encaixa perfeitamente para os vestibulandos. Apesar de o foco principal ser entrar em uma instituição de Ensino Superior, o candidato não pode esquecer de manter a saúde em dia para minimizar o cansaço dos estudos. Aliás, no dia do vestibular, é muito importante estar bem para fazer a prova com tranquilidade.

 

Uma boa alimentação é a base de tudo. Faça pausas regulares para lanchar e não deixe de reservar o horário do almoço. Deixe os livros de lado e faça uma boa refeição.

 

Hidratar-se também é importante; o corpo humano precisa de, pelo menos, dois litros de água por dia. Para não precisar levantar a todo momento para encher o copo, mantenha uma garrafa ao lado.

 

Passar muito tempo sentado pode causar dores e, claro, essas dores tiram a atenção do conteúdo. Para evitar que isso aconteça, levante de tempos em tempos e faça um breve alongamento e ande pela casa.

 

Minimizar o cansaço dos estudos requer disciplina, mas é necessário para obter sucesso. Baixe o e-book: Segredos da organização pessoal para estudar para o vestibular, e aprenda como otimizar sua rotina de estudos. Preencha o formulário e receba o material exclusivo.

 

Leia também:

Como escolher uma faculdade e estudar para o vestibular?

 

 

capa-segredos-da-organizacao-pessoal

Organização: fator principal  para quem vai fazer vestibular.

Neste e-book, abordamos alguns ingredientes importantes para sua organização pessoal. Baixe agora e aproveite!

Preencha o formulário abaixo e faça o download. 👇

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec