Ainda é vantagem recorrer ao FIES?

O FIES é um financiamento que possibilita fazer a faculdade que tanto deseja e ingressar a carreira dos sonhos. Entenda como ele funciona e como se inscrever.


Para aqueles que desejam ingressar em uma faculdade particular, o financiamento estudantil é uma alternativa para aliviar o orçamento.

Com as muitas dúvidas existentes em torno de como funciona o FIES, este post busca esclarecer as principais questões dos estudantes. Ao final da leitura, você será capaz de discernir se ainda vale a pena investir nessa iniciativa. Vamos lá?

novo fies

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação. Seu objetivo é financiar cursos de nível superior que não sejam gratuitos e possuam avaliação positiva no Sistema de Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Eu posso usar o FIES para pagar minha faculdade?

Sim, basta que a instituição de ensino ofereça esta possibilidade e cumpra com os critérios estabelecidos. Além disso, as suas informações pessoais precisam ser validadas após o cadastro no site.

Como funciona o FIES?

Até 2018 o FIES se dividia em três fases, agora ele se divide em três:

  • fase de utilização;
  • e fase de amortização.

Na primeira, com o curso em andamento, você paga até R$ 150 (cento e cinquenta reais) a cada três meses. Esse valor é referente aos juros incidentes sobre o financiamento, que são de 6,5% ao ano.

Para finalizar, entra-se na fase de amortização, onde o aluno deverá iniciar o pagamento logo após a conclusão do curso. O saldo devedor será parcelado em até 3 vezes o período do curso. Existe também a possibilidade do valor ser descontado automaticamente do rendimento financeiro do aluno, caso ele seja contratado ou inicie uma empresa.

Polêmicas envolvendo o financiamento

Em janeiro de 2017, o FIES registrou uma taxa de 53% de inadimplência. Isso fez com que o Ministério da Educação (MEC) repensasse as regras de acesso e pagamento das mensalidades.

Em maio de 2017, o MEC divulgou uma portaria no Diário Oficial da União com algumas alterações, um novo modelo do FIES.

Uma das principais mudanças  foi o desconto obrigatório de até 30% nos salários futuros para quitar o financiamento.

Mas e se eu não conseguir um emprego? Nesse caso, o governo delimitará um prazo (de apenas alguns meses) para acionar seu fiador e fundo garantidor.

Afinal, o FIES ainda vale a pena?

Dadas as devidas orientações de como funciona o FIES, é preciso esclarecer que ele ainda vale a pena. Em comparação aos financiamentos estudantis oferecidos por instituições de créditos privadas, o programa apresenta uma das menores taxas de juros do mercado.

Para quem está buscando qualificação profissional com certa urgência, o FIES é uma boa saída porque pode ser solicitado a qualquer momento. Isso significa que não é preciso esperar para começar a estudar.

Mas não se esqueça: ninguém sabe da sua realidade melhor do que você. Para ter certeza que o FIES é uma opção viável, simule o seu financiamento estudantil.

Quer conhecer mais oportunidades sobre financiamento estudantil? Baixe agora o e-book "Crédito Educacional" desse blog post, basta preencher o formulário para receber o link no e-mail. E para mais informações, acesse nossa página para saber mais sobre como funciona o FIES na Unit.

 

Links de referência:

Sobre o Fundo de Financiamento Estudantil

Link para simular o financiamento

Taxa de inadimplência

 

Leia também:

Transferência entre universidades: 4 erros que você não pode cometer

Como funciona o Prouni no meio do ano?

4 formas de fazer faculdade pagando pouco

Como pagar menos na faculdade?

capa-credito-educacional-como-conseguir

Saiba como ganhar Créditos Educacionais

 Neste e-book você vai descobrir outras oportunidades de financiamento estudantil que te ajudarão a fazer uma graduação sem se preocupar com o bolso!

👇 Preencha rapidinho para fazer o download agora mesmo: 

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec