Jornalismo: uma carreira mais atual do que nunca

Os jornalistas devem atuar na defesa dos interesses da sociedade, relatando fatos e eventos de modo a compreender a intervenção que realizam. Entenda!


Há um velho ditado segundo o qual o conhecimento é o principal patrimônio que uma pessoa pode acumular ao longo da vida.

E uma das maneiras de se fazer isso é acompanhar as notícias e estar atento aos acontecimentos do mundo.

E para ter acesso a tais informações, contamos com a dedicação e qualidade do trabalho de profissionais do jornalismo, cuja formação é construída na faculdade.

jornalismo

Por isso, neste post, ressaltamos as transformações que essa profissão sofreu ao longo dos anos e entenda como esse processo reafirmou a importância da carreira de Jornalista na sociedade.

Afinal de contas, o que faz o jornalista? 

o-que-faz-o-jornalista

A carreira de Jornalista se baseia na responsabilidade de noticiar fatos que sejam de interesse público.

Para cumprir essa missão, ele precisa investigar todas as informações que recebe, abrindo espaço para que todas as pessoas envolvidas em uma determinada situação possam se manifestar, em igualdade de condições.

Um dos princípios básicos que norteia a prática do Jornalismo é a isenção, ou seja, a reportagem não deve favorecer ou denegrir nenhum dos lados de maneira intencional.

Qualquer interesse individual não pode se sobrepor ao bem-estar coletivo.

O trabalho do egresso do curso de Jornalismo acontece ao longo de todo o processo:

  • Apuração dos fatos: realizar as entrevistas necessárias;
  • Seguida da formatação do conteúdo ao espaço ou tempo disponível: é muito importante que o jornalista escolha uma linguagem compatível com o público/leitor;
  • Seu trabalho também precisa estar alinhado com linha editorial adotada pelo veículo de comunicação em que atua.

E a relação da tecnologia com o jornalisticomudancas-no-jornalismo

Embora o Jornalismo seja uma das profissões mais tradicionais que existem, a evolução dos recursos tecnológicos transformou a maneira como é produzido e consumido o conteúdo jornalístico.

Com a popularização da internet, as pessoas passam a ter acesso à informação em tempo real, sem precisar esperar pelo principal telejornal noturno ou pelo jornal impresso do dia seguinte para se atualizar sobre temas do seu interesse.

Além de acessar determinado conteúdo, elas podem replicá-lo com muita facilidade.

Alinhado a esse novo comportamento das pessoas, ampliaram-se significativamente as coberturas em tempo real.

Muitas vezes, elas se iniciam com transmissões ao vivo via internet, até a chegada de equipes completas ao local dos acontecimentos.

Em suma, o trabalho do jornalista continua mesmo após o encerramento do expediente na redação. O profissional precisa estar atento ao que acontece ao seu redor o tempo todo.

Por que o jornalista torna-se cada vez mais importante?

Essa nova realidade realça ainda mais a importância do egresso do curso de Jornalismo.

Sua missão principal continua sendo a de defender os interesses da sociedade, dando voz a grupos minoritários, fiscalizando a gestão pública e denunciando irregularidades cometidas em qualquer esfera.

Ele deve cobrar das autoridades para que os direitos essenciais das pessoas sejam respeitados.

E as fake news?

fake-news

Mas, em tempos em que o acesso à informação está cada vez mais fácil, é dever do jornalista investigar a autenticidade de todo o conteúdo publicado na internet, atuando no combate às chamadas fake news.

Reflexo desse esforço, está a iniciativa de grandes portais de notícia para desmentir os boatos que são divulgados sem qualquer comprovação.

Como se vê, a carreira de Jornalista se torna mais atual do que nunca.

O segredo para alcançar o reconhecimento é se tornar um profissional multiplataforma, que conhece e se adapta com facilidade aos diferentes tipos de conteúdos impressos ou audiovisuais, uma vez que os diferentes meios de comunicação dialogam entre si.

Quer conhecer melhor a grade curricular e outras curiosidades sobre o curso de Jornalismo?  Baixe agora mesmo, gratuitamente, o e-book que nós preparamos para você! Basta preencher o formulário dessa página.

 

Leia também:

Jornalista: como é a profissão, onde estudar e mais!

Mercado de trabalho para Jornalismo: Onde trabalha, atuações, perfil e mais!

 

capa-ebook-jornalismo-blog

Você sabe como é fazer um curso de Jornalismo?

Fique por dentro do mercado de trabalho de Jornalismo e conheça as curiosidades do curso acessando um ebook super interessante:

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec