Acesse nosso portal
  

De acordo com o dicionário Michaelis, existem três definições para a palavra gastronomia:

 

1 - Conhecimentos e práticas relacionados à culinária.

 


2 - Arte de cozinhar e preparar os alimentos de modo a realçar suas qualidades.

3 - Arte de escolher e apreciar os melhores pratos. 

 

Dessa forma, pode-se definir a gastronomia como uma atividade que procura harmonizar aspectos culinários e culturais de uma sociedade. É o empenho em criar novos pratos e sabores. É gerir e empreender com uma das necessidades mais importantes do ser humano: a alimentação.

shutterstock_553976434-1

O curso de Gastronomia

 

Inserida como um curso de ensino superior, a gastronomia tem se destacado no mercado apesar de ser muito recente. Na década de 1990 surgiram os primeiros cursos superiores de Gastronomia no Brasil, mas somente no final dos anos 2000 houve um aumento significativo do curso pelo país.

 

O principal fator da popularidade do curso de Gastronomia foi o midiático. A exibição de programas sobre culinária e gastronomia tornaram a profissão e o mercado mais disseminado. Existem dois tipos de formação do curso no Brasil:

infograph2

A diferença entre os dois tipos de curso é que no bacharelado são explorados aspectos teóricos e práticos da gastronomia. Já no curso tecnológico o foco está mais na prática, ou seja, o aluno passa maior tempo na cozinha aperfeiçoando habilidades como o manuseio de instrumentos e técnicas de preparo.

infograph

Durante o curso você irá estudar disciplinas como História da Alimentação e da Gastronomia, Nutrição e Química dos Alimentos, Elaboração de Cardápio, Cozinha Regional, Cozinha Clássica, Gestão de Eventos, Marketing de Serviços, Técnicas de Panificação, Confeitaria e Chocolateria.

 

Se você gosta de cozinhar e tem vontade de aprender mais sobre o preparo e a criação de pratos, talvez esse curso seja ideal para você.

Topics: gastronomia, mercado

Flávio Maia

Written by Flávio Maia