Mercado de Trabalho da Engenharia Elétrica

A energia é necessária em boa parte das ações humanas, tornando o engenheiro elétrico um profissional essencial nos processos. Descubra como anda a área!


Com as inovações tecnológicas, o ramo de Engenharia Elétrica está ganhando mais espaço, sendo atuante até nos processos tecnológicos ou utilizando nas suas rotinas profissionais para trazer melhorias ao negócio e otimizando seu dia a dia. 

Dessa forma, a possibilidade de conseguir uma vaga no mercado se torna ainda maior. Também é comum encontrar Engenheiros Elétricos autônomos, que prestam serviços e consultorias para vários clientes.

No Plano Nacional de Energia 2050, aprovado em 2020 pelo Ministério de Minas e Energia (MME), o documento estipula políticas energéticas a partir de uma visão estratégica e de longo prazo.

Não há dúvidas que ao decorrer do tempo a profissão de Engenheiro Elétrico ganhará mais reconhecimento no mercado, consequentemente mais destaque e melhores salários.

Como está o mercado de trabalho em Engenharia Elétrica

O mercado de trabalho de Engenharia Elétrica está tendo um grande crescimento, principalmente considerando o setor de telecomunicações.

Outro campo que tem um grande número de contratação para esses profissionais é o industrial, gerando boas quantidades de empregos, já que o setor necessita deles para a instalação e manutenção de equipamentos.

Ao decorrer do tempo, a perspectiva de crescimento dessa área se torna ainda maior, visto que a sociedade é praticamente movida a energia.

Nesse sentido, é uma das áreas que mais oferece empregabilidade aos seus profissionais, promovendo oportunidades de emprego em diversos setores com uma boa remuneração.

O Engenheiro Elétrico no início da sua carreira pode começar ganhando R$ 5.000,00, com a perspectiva do seu salário alcançar o valor de até R$ 9.001,00. 

Quem se forma em Engenharia Elétrica trabalha onde

O Engenheiro Elétrico sempre estará atuando em ambientes que, no mínimo, possuam uma rede elétrica, uma vez que é sua responsabilidade cuidar para que todos os artefatos que a utilizam estejam funcionando adequadamente. Principalmente, estão atuando em:

  • Indústria;
  • Empresas de Energia;
  • Em construções Civis,etc.

Além disso, os engenheiros elétricos também podem oferecer seus serviços a várias empresas de forma autônoma.

Principais áreas de atuação da Engenharia Elétrica

A engenharia elétrica é presente em diversos setores, por ser uma área de suma importância, já que contribui para a funcionalidade de outras atividades. Conheça algumas das principais atividades da Engenharia Elétrica:

Sistema de controle

Nesta área, a sua atuação é voltada para os processos industriais e os sistemas de controle que são gerenciados por um Engenheiro Elétrico, assegurando sua funcionalidade para que os equipamentos estejam funcionando adequadamente.

Sistemas Eletrônicos

Neste setor, sua atenção é principalmente para o desenvolvimento de dispositivos que são usados como semicondutores em smartphones e em computadores. 

Eletrotécnica

Uma das áreas mais tradicionais é a eletrotécnica, já que é voltada para criação e conservação dos sistemas elétricos nas usinas, também em redes de distribuição de energia. 

Desse modo, vão contribuir para a manutenção e observação dos motores, transformadores e realizar projetos de instalações elétricas.

Telecomunicações 

Uma das áreas com mais enfoque por ser responsável pelas redes de telefonia móvel e de internet.

Neste âmbito o Engenheiro Elétrico vai desenvolver redes de transmissão como também equipamentos especializados para comunicação em redes.

Sistemas microcontrolados 

Um dos setores que necessita desses profissionais sem dúvidas é o tecnológico, pois contribuem para o desenvolvimento de hardware como também da programação. 

Sua função neste setor consiste em desenvolver componentes para os processadores e computadores, como também na sua programação e nos processos automatizados.

Perfil do profissional de Engenharia Elétrica

Toda profissão tem características importantes que são requeridas no seu profissional.

E para ingressar no mercado de trabalho da Engenharia Elétrica é importante ter afinidade com matemática e física, já que é uma atividade totalmente ligada a essas áreas e que vão estar frequentemente no dia a dia das suas atividades. 

Logo, também precisa ter um bom desempenho em lidar com pessoas, pois no seu trabalho muitas vezes contará com a presença de uma equipe que vai ajudar a efetuar suas tarefas. 

Além disso, é fundamental a curiosidade juntamente com a observação, sendo que em alguns momentos vai precisar ser perspicaz para solucionar problemas, sendo necessário unir ambas para otimizar suas resoluções.

Em muitos momentos, a rapidez será fundamental para evitar prejuízos. 

Como também outras características, como:

  • Responsabilidade;
  • Atenção;
  • Coragem. 

Portanto, a união de todas essas características promovem um profissional eficiente e adequado para efetuar suas ações.

Não se pode esquecer da importância de buscar atualizações do mercado e da tecnologia, com o intuito de estar à frente dos seus concorrentes e ser destaque em um mercado altamente promissor.

Curso de Engenharia Elétrica da Unit

O curso de Engenharia Elétrica pode ser encontrado na Unit na modalidade presencial, que é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Com professores qualificados e atentos às modificações do mercado, ministrando aulas que possam somar aprendizados e técnicas que ajudarão o profissional na sua rotina. 

Além disso, o curso de Engenharia Elétrica da Unit conta com excelentes laboratórios e equipamentos, oferecendo aos seus alunos um contato maior com as práticas, como também estágios em grandes empresas do ramo. 

POSTS RELACIONADOS

emec