Como está o Mercado de trabalho para o Profissional em Direito

O âmbito do direito sempre foi muito valorizado no mercado graças à sua importância na sociedade. Conheça as áreas de atuação e tendências da profissão.


O mercado de trabalho de Direito é amplo e está constantemente em expansão. Por ser uma área que pode ser atuada de diversas formas é um contribuinte para a empregabilidade. 

O mais comum é o profissional que cursou direito optar pela carreira jurídica ou trilhar o caminho da  advocacia, ambas são ótimas oportunidades de ascensão. 

Na jurídica é por meio de concursos públicos, já na advocacia o profissional pode se associar a uma escritório ou abrir o seu próprio. Além disso, têm advogados que são contratados para ter vínculo exclusivo somente com uma empresa ou organização prestando consultoria e também trabalhando em seus processos.

Nesse sentido o curso de Direito é uma boa escolha para aqueles que buscam estar em destaque no mercado, ser reconhecido pelo seu trabalho e ter mais possibilidade de crescimento.

Como está o mercado de trabalho em Direito

Um dos motivos para a área do Direito estar crescendo e aumentando o seu nível de empregabilidade são os concursos públicos surgindo em todo o país. 

Hoje em dia, é comum encontrar profissionais com perfis nas redes sociais divulgando o seu trabalho, usando dos artefatos disponibilizados por ela para que possam manter um contato frequente com o público. Assim tem a oportunidade de chamar atenção e apresentar o seu trabalho. 

Por isso é crucial estar atento às novidades do mercado e aos dispositivos disponíveis para o crescimento da sua carreira.

Outra forma de usar o diploma é através da docência, muitos dos profissionais sentem-se mais confortáveis ministrando aulas, no entanto, é importante buscar uma especialização na área, como mestrado e, em seguida, doutorado, etapas essenciais para o aprofundamento dos conhecimentos.

Quem se forma em Direito trabalha onde

O profissional em Direito tem o privilégio de não ficar limitado a um segmento e, diante disso, pode atuar em vários locais, públicos ou privados. Veja alguns deles:

  • Tribunais;
  • Ministério público;
  • Empresas;
  • Escritórios de Advocacia, entre outros. 

Principais áreas de atuação do Direito

O Direito é um segmento amplo, podendo ser atuado de diversas formas. Além disso, aqueles que escolhem pela advocacia, podem se especializar em uma área específica. 

Confira algumas das possibilidades de atuação dos profissionais de Direito:

Magistratura 

São responsáveis por julgar processos e expedir mandados de prisão, busca, apreensão e etc. Nomeados como juízes, podem ser estaduais ou federais. 

Ministério Público

Vão verificar se os interesses públicos ou as leis estão sendo cumpridos, como também defender os interesses de vários grupos, por exemplo das crianças, idosos ou deficientes. Além disso, vão atuar inspecionando o meio ambiente, patrimônio histórico e cultural, entre outros.

Defensor público

Muitas pessoas não têm a condição de contratar um advogado particular para defender sua causa. Diante disso, os defensores públicos se responsabilizam por ajudar essas pessoas, por meio do desígnio do Estado.

Delegado

O delegado vai estar promovendo medidas de segurança e investigações que possam assegurar o bem estar da população. Além disso, vai atuar elaborando operações sigilosas com o intuito de diminuir o crime.

Advogado trabalhista 

Sua especialidade é questões relacionadas ao trabalho no âmbito jurídico, por exemplo: Contratações, demissões, processos trabalhistas, entre outros. Com a finalidade de representar a empresa ou o colaborador nas negociações. É um dos segmentos que mais crescem atualmente.

Advogado Tributário

Vai trabalhar na empresa para que tenha garantia em processos administrativos e judiciais que envolvam ações tributárias. Além disso, vai verificar fusões e aquisições juntamente com os departamentos, com a finalidade de diminuir a carga fiscal.

Advogado de Arbitragem

Diferente dos outros que vão defender o interesse só de um, este busca promover um acordo entre as partes envolvidas, para que evitem chegar às instâncias judiciais. Na intenção de diminuir o estresse, tempo e dinheiro com ações de longo prazo.

Perfil do profissional de Direito 

Existem alguns pontos que auxiliam para que o profissional seja excelente na sua atuação. 

Todo mundo tem características únicas que ajudam a se destacar em meio a outras pessoas, desse modo há algumas que contribuem na atividade jurídica. Por exemplo:

  • Gostar de resolver problemas: Para ser um bom advogado, deve sentir-se estimulado nos desafios, assim conseguirá encontrar soluções até para os problemas mais complexos;
  • Mantém a calma sob pressão: Não importa o quanto uma situação é tensa, consegue continuar sereno e apresentando seus argumentos. É bastante crucial para quando estiver perante ao júri;
  • Gosta de ler: Para que possa ter uma comunicação adequada é importante estar em contato com os livros, assim vai ajudar no crescimento do vocabulário;
  • Discreto e ético: É preciso manter a ética no direito, sabendo como deve se comportar e é essencial ter o máximo de discrição. 

Vale ressaltar que estar constantemente pesquisando e avaliando a dinâmica social e também estando em contato com mudanças ou flexibilidade na lei vai te ajudar a exercer sua profissão com mais responsabilidade e excelência.

Curso de Direito da Unit

O curso de Direito é ofertado pela Unit na modalidade presencial, uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Contando com matérias que possam incluir o aluno nos conhecimentos mais atuais sobre a sua área, a grade curricular dessa graduação contém disciplinas de:  

  • Direito Constitucional;
  • Direito Civil;
  • Direito Penal;
  • Prática Jurídica, entre outras. 

De tal maneira que o estudante conclua sua graduação ciente de como ocorrem os processos judiciários, tornando-se capaz de realizar o exame da OAB e exercer sua profissão.

POSTS RELACIONADOS

emec