Como funciona o Mercado de trabalho para Medicina

A área da saúde é um dos principais investimentos da sociedade por ser tão relevante. Veja como está o mercado de medicina atualmente!


De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os médicos têm 97% de empregabilidade, isso significa que a maioria dos estudantes que se formam conseguem atuar no mercado.

Não há dúvidas que a área da saúde é uma das mais amplas no mercado, sendo que os seus profissionais podem atuar em vários âmbitos e na medicina há muitas alternativas para atuação. 

Após a pandemia foi notável a importância de um médico, logo que todos estavam tendo que lidar com um vírus global que estava afetando tragicamente a população. A demanda de médicos aumentou muito mais e consequentemente a área teve ainda mais visibilidade. 

Afinal, para uma sociedade se encontrar saudável e com oportunidades de avanço, precisa do cuidado médico que promove bem-estar, aumentando a qualidade de vida.

Como está o mercado de trabalho em Medicina

Com a pandemia e o avanço da tecnologia, a área de medicina apresenta bons índices de crescimento. É inegável o seu destaque durante anos e a tendência é melhorar ainda mais. Já que atualmente as pessoas estão ficando ainda mais cientes sobre sua saúde e procurando meios de cuidado, os médicos estão sendo requeridos ainda mais. 

Outro fator que colabora é a acessibilidade que as pessoas estão tendo com os planos de saúde, ou seja, o plano de saúde é um pontapé para que a população procure cuidados médicos,  ajudando nas realizações dos exames e tornando ainda mais fácil e acessível o bem-estar.   

Os profissionais de medicina encontram no mercado diversos lugares para sua atuação, em hospitais e clínicas, atendendo ao público e contribuindo para a promoção da saúde, além de atender casos emergenciais. Também tem a oportunidade de atuar em centros de pesquisa, em todos esses setores a demanda é alta, por isso, o mercado de medicina é aquecido.

Quem se forma em Medicina trabalha onde

O médico vai estar presente em ambientes específicos que estão interessados no cuidado do humano, principalmente em lugares que são próprios para a restauração do bem-estar. Conheça alguns lugares que os médicos trabalham:

  • Clínicas;
  • Hospitais;
  • Postos de saúde;
  • Empresas que contratam os médicos para acompanhar os seus colaboradores, etc. 

Os médicos podem atuar tanto em rede pública quanto privada, além de ter o seu próprio consultório e trabalhar de maneira autônoma. A princípio, para atuar na rede pública, é necessário a realização de concursos, que são bastante disputados, mas oferecem uma boa remuneração e estabilidade.

Principais áreas de atuação do Medicina

Diagnósticos, atendimento, receituários. Essas são algumas das atividades presentes no cotidiano de um médico. Um dos fatores que torna amplo o mercado de trabalho para os médicos é as inúmeras especializações desse meio. A partir delas são capazes de focar em uma área específica de determinadas mazelas e atender o público que é afetado. Conheça algumas atuações:

Cardiologia

Nesta área, o médico vai promover cuidado ao coração. O  cardiologista vai orientar tratamentos que sejam eficazes para doenças específicas da área, além de incentivar os pacientes a uma vida mais saudável e mudanças no hábitos alimentares.

Cirurgia plástica

Nesta área, o médico vai estar a frente de procedimentos como aumento da mama, lipoaspiração, rinoplastia, etc. Sobretudo, são responsáveis por outros tipos de cirurgia, não estando somente restritos à estética.

Dermatologia

Neste ramo, o médico vai focar em doenças relacionadas à pele. É uma das áreas mais conhecidas, já que o Brasil é um país de muita exposição ao sol e por isso a população necessita ainda mais de cuidados dermatológicos para evitar problemas futuros. 

Contudo, esses profissionais também atuam para tratamentos eficazes de acne ou alergias da pele, etc.

Pediatria 

Nesta área, os médicos vão se dedicar ao cuidado da faixa etária infanto juvenil, acompanhando esses pacientes e promovendo prevenção de doenças. Esta é uma área da medicina adequada para aqueles que gostam e sabem como lidar com crianças.

Psiquiatria

Uma das áreas que mais crescem na medicina por causa da grande quantidade de pessoas com transtornos psicológicos. 

Assim, os psiquiatras vão ser os responsáveis de compreender a situação e receitar medicamentos paliativos que possam ajudar a ter uma qualidade de vida.

Perfil do profissional de Medicina 

Na carreira de medicina, é necessário ter certos aspectos para contribuir com o bem-estar, um deles é a paciência, pois não são todos os pacientes que são flexíveis ao cuidados médicos e aceitam seguir com as medicações. Então, o médico vai precisar criar estratégias e ser flexível durante o processo de adaptação.

Também é essencial ter inteligência emocional para lidar com situações que fogem do controle, como por exemplo estar diante do sofrimento humano sem se desesperar. A medicina requer ética e postura dos seus profissionais para que eles possam orientar os seus pacientes nos momentos mais delicados de suas vidas. 

Além disso, saber trabalhar em equipe e manter uma boa comunicação é importante, pois em muitos casos os médicos têm a presença dos enfermeiros, que vão auxiliar no cuidado dos seus pacientes. Dessa forma, precisa comunicar quais são os medicamentos e como deve ser a intervenção deles no tratamento dos pacientes. 

Para se tornar um profissional destaque, é necessário o estudo contínuo e, de preferência, especializações na área, mantendo-se atualizando sobre novas pesquisas e tratamentos, a fim de promover aos seus pacientes mais qualidade de vida.

Curso de Medicina da Unit 

O curso de Medicina pode ser encontrado na Unit na modalidade presencial. A instituição é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

A Unit é uma das faculdades mais procuradas para o curso de medicina, por oferecer profissionais renomados e uma estrutura adequada ao ensino. Além disso, é credenciada pelo SUS para que os estudantes  possam realizar atendimentos, observados por um profissional já formado na área.

Durante a graduação em medicina, o estudante vai ter aulas de disciplinas que o ajudarão a compreender mais sobre o funcionamento do corpo humano, algumas das matérias são:

  • Morfologia;
  • Fisiologia;
  • Habilidades clínicas, etc.

Nesse sentido, os seus estudantes saem da graduação cientes de como deve ser a postura de um médico e com os conhecimentos que o ajudarão em sua prática. 

POSTS RELACIONADOS

emec