Conheça o Mercado de trabalho para Enfermagem

O cuidado com o humano é um dos principais focos da sociedade, as profissões da área da saúde têm um Mercado de trabalho amplo, conheça o da Enfermagem.


O enfermeiro pode atuar de diversas maneiras, por causa da sua importância em vários âmbitos, a profissão em Enfermagem é um grande destaque no mercado de trabalho. Afinal, quanto mais é a demanda, maior é o número de empregabilidade. 

A enfermagem é uma das áreas de maior relevância para a vida humana, mantendo a promoção de saúde e colaborando para o aumento da expectativa de vida.

Nesse sentido, a importância de um enfermeiro não pode ser menosprezada, já que estará zelando pelo bem estar humano e promovendo a saúde do indivíduo. A princípio, o enfermeiro pode estar presente em:

  • Equipes multidisciplinares visando a saúde coletiva;
  • Departamentos médicos de empresas;
  • Clubes esportivos; 
  • Na assistência a idosos ou pacientes.

Há um leque de ambientes onde o enfermeiro está presente e executando atividades relacionadas a sua área para o cuidado humano .

Como está o mercado de trabalho em Enfermagem

Ao passo que o mercado de enfermagem vai crescendo, a demanda por profissionais qualificados também cresce, afinal, hoje em dia a enfermagem não é mais limitada ao ramo tradicional. É comum encontrá-los até mesmo em empresas que possuem departamentos responsáveis pelo bem estar dos colaboradores.

Não há dúvidas que carreiras da área da saúde são uma das mais promissoras, logo que o bem estar humano é uma das maiores preocupações da sociedade. Desse modo, há uma infinidade de vagas e funções atribuídas para esses profissionais, ficando ao critério do profissional se especializar em uma área específica ou não. 

Além disso, pode atuar na modalidade autônoma, prestando serviços sem precisar de algum vínculo empregatício, dessa forma pode prestar consultorias e exercer as práticas integrativas para mais pessoas ou instituições.

Quem se forma em Enfermagem trabalha onde

Há inúmeros ambientes em que os profissionais de enfermagem podem atuar, nos setores privados ou públicos. Veja alguns deles:

  • Hospitais públicos ou privados;
  • Clínicas de todo segmento;
  • Ambulatórios;
  • Laboratórios;
  • Projetos da administração pública, entre outros.

Mercado de trabalho Enfermagem, como está

É inegável como o profissional de enfermagem tem a possibilidade de atuar em vários ambientes que visam proporcionar o bem estar de uma população, comunidade ou grupo específico.

Principais áreas de atuação de Enfermagem

Enfermagem oferece diversas oportunidades de atuação, visto que é uma área ampla e com um leque diversificado para o profissional escolher qual tem mais afinidade. 

Conheça algumas das formas de atuação nesta área:

Enfermagem em Cardiologia 

Uma das opções para os enfermeiros é atuar como enfermeiro especialista em cardiologia, avaliando os exames e imagens, também tomografias e ressonância.

Nesse sentido, auxilia no cuidado do paciente e busca acelerar os resultados.

Enfermagem Dermatológica

O profissional vai estar envolvido no pré e pós-atendimento do paciente, oferecendo serviços dermatológicos para pacientes com lesões na pele, doenças crônicas ou patológicas.

Enfermagem Home Care 

Nesta área, o enfermeiro é o responsável de prestar serviços a domicílio, não somente para idosos, mas também de pessoas com doenças crônicas ou que tiveram um acidente.  Basicamente, vai realizar curativos, verificar se as medicações estão sendo tomadas conforme a solicitação médica, trocar curativos e outros procedimentos que o paciente necessite.

Enfermagem Pediátrica

Neste ramo, o enfermeiro vai auxiliar nos cuidados específicos de bebês, crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos. Geralmente, vai atender as demandas de cuidado que o paciente necessita para o seu bem estar. Além disso, mantém contato com a família e o restante da equipe médica para que todos estejam cientes dos procedimentos que estão sendo feitos.

Enfermagem Obstétrica

Na Enfermagem Obstétrica, o enfermeiro busca cuidar da saúde da grávida, no perfil de preconcepção ao pré-natal, parto e pós parto, oferecendo cuidados de forma humanizada, com a finalidade de disponibilizar todo cuidado necessário durante o período da gravidez e parto da mulher.

Enfermagem Estética

Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a estética e buscando meios de melhorar. Diante disso, vários profissionais surgem como um agente atuante para esta área. 

O enfermeiro nessa modalidade vai estar à frente de procedimentos complexos, ajudando na recuperação do paciente.

Além de prescrever e orientar após os procedimentos. Esta área na enfermagem têm grandes probabilidades de crescimento e de ganhar mais ênfase no mercado.

Perfil do profissional de Enfermagem

Todo profissional deve ter traços que favorecem sua atuação na sua área. E na enfermagem, por ser uma profissão que zela diretamente pelo bem estar humano e da saúde do indivíduo, é necessário possuir algumas características para exercer suas funções com um bom desempenho.

O profissional de enfermagem também faz parte de uma equipe que está buscando meios para promover saúde aos pacientes, por isso é preciso ter uma boa convivência com seus colegas, buscando ser flexível e colaborando para uma boa performance do coletivo.

Confira alguns atributos que todo enfermeiro deve ter:

  • Autocontrole: Algumas situações podem fugir do esperado, por isso é necessário manter a calma nesses momentos;
  • Paciência: Alguns pacientes podem apresentar-se teimosos, que não querem seguir as orientações médicas, sendo necessário o enfermeiro insistir para que possam cooperar;
  • Comunicação: Juntamente com a paciência para convencer o paciente é preciso saber se comunicar, para que de fato siga as instruções solicitadas pelo médico;

Apesar de todas essas características é muito importante manter-se atualizado, buscando estar em contato com inovações médicas e o surgimento de descobertas, tudo isso com  a intenção de prestar um serviço ainda mais especializado e humano.

Curso de Enfermagem da Unit

O curso de Enfermagem pode ser encontrado na Unit na modalidade presencial, que é uma das universidades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Durante o bacharelado em enfermagem, o estudante vai ter contatos com matérias que são específicas para sua atuação, facilitando o aprendizado de diversos conhecimentos ligados à área da saúde.  

Além disso, os estágios são expoentes importantes para o aperfeiçoamento de técnicas para sua carreira. Portanto, no final do curso, o profissional sairá capacitado para desenvolver suas atividades de maneira humana e com técnicas atuais para o atendimento aos seus pacientes, colaborando para uma reabilitação rápida e tranquila.

POSTS RELACIONADOS

emec