Conheça o mercado de trabalho para o profissional de Biomedicina

Descubra as oportunidades e desafios do mercado de trabalho para profissionais de Biomedicina. Saiba como se destacar e alcançar o sucesso nesta carreira.


A biomedicina é um curso que fornece várias possibilidades de atuação, ou seja, há uma gama de oportunidades para exercê-la, colaborando para um mercado grande e com muitas vagas de emprego. O biomédico tem entre seu leque de opções atuar em:

  • Imagenologia;
  • Citologia Oncótica;
  • Estética;
  • Análise ambiental;
  • Banco de sangue;
  • Biologia molecular;
  • Genética.

Dessa forma, o profissional pode escolher diversas áreas de atuação. Além disso, com os avanços tecnológicos a profissão está ganhando mais reconhecimento no mercado, por meio do aumento de descobertas científicas.

Com a pandemia o número de pesquisas aumentaram devido ao estudo do vírus e da vacina. De tal maneira, a demanda por biomédicos acompanhou esse crescimento, tornando-se uma área com ainda mais oportunidades.

Como está o mercado de trabalho em Biomedicina

A tecnologia tem possibilitado o aumento de pesquisas sobre doenças e a busca por sua cura. Com isso, a presença dos biomédicos  torna-se cada vez mais constante e essencial em cenários que vão desde clínicas à centros de pesquisa. Nesse sentido, os profissionais chegam ao mercado de trabalho com um amplo leque de oportunidades, atuando em segmentos como:  

  • Instituições;
  • Laboratórios;
  • Centros de pesquisa;
  • Clínicas. 

De acordo com o Conselho Federal da Biomedicina, o biomédico tem aproximadamente 30 habilitações para sua profissão, que são adquiridas por meio de especializações e funcionam como uma excelente oportunidade para se aprofundar em uma área específica. 

Por causa do uso das tecnologias em suas atividades, o segmento da Biomedicina é tido como um dos mais modernos hoje em dia. Isso acontece graças ao uso de equipamentos que ajudam a otimizar a produtividade do profissional. 

Quem se forma em Biomedicina trabalha onde

Por causa de um número grande de formas de atuação o profissional pode trabalhar em variados meios e está presente em inúmeras rotinas do mercado, como:

  • Laboratórios de análises clínicas;
  • Clínicas médicas e de estéticas;
  • Hospitais; 
  • Universidades.

O profissional é apto para trabalhar em indústrias biológicas ou de alimentos, atuando na manipulação de microrganismos para a fabricação de alimentos, cosméticos e medicamentos, entre outros.

Além disso, biomédico pode atuar tanto em setores privados quanto públicos.

Principais áreas de atuação da Biomedicina

Por ser uma área ligada diretamente à saúde e investigação, o biomédico pode atuar de várias formas na Biomedicina. 

Veja a seguir como:

Análise ambiental 

Sua responsabilidade é captar e analisar fatores físico-químicos e microbiológicos do saneamento do meio ambiente. Além disso, também estão presentes em perícias e na emissão de laudos e relatórios sobre suas análises. Essa sua atuação pode ser realizada principalmente em órgãos públicos que buscam melhorar o tratamento da água e do solo. 

Banco de sangue

Essa atuação é a mais comum de todas. A maioria dos biomédicos optam por trabalhar em nações de sangue realizando exames por meio de parceria com médicos e enfermeiros, visando atender os pacientes. Vale ressaltar que o profissional também pode ter atribuições administrativas do banco de sangue.

Biologia molecular 

Em biologia molecular, o biomédico vai trabalhar com coletas de materiais e analisar suas composições moleculares.

Também pode estar presente em perícias, através de laudos e pareceres técnicos dos ocorridos.

Estética 

Nesse âmbito, o biomédico vai atuar nas correções de disfunções estéticas faciais e corporais, além de contribuir diretamente para o retardo do envelhecimento fisiológico.

É comum encontrar esses profissionais em clínicas de estéticas que aplicam procedimentos não-invasivos, como a aplicação de toxinas, peeling químico e outros processos.

Genética

A sua execução é para diversos procedimentos envolvendo a identificação de fragmentos do DNA por meio de técnicas citogenética. 

O profissional vai atuar analisando casos, assinando laudos e atuando também em pesquisas. 

Imunologia

Segmento que ganhou ainda mais alcance e relevância com a Covid-19, graças a análises do sistema de defesa do organismo humano para a organização e classificação dos agentes patológicos.

Todo esse processo é executado  para resultar na produção de medicamentos e vacinas eficazes para a sociedade. 

Perfil do profissional de Biomedicina

Não há dúvidas que o que mais facilita ser um profissional de sucesso em sua área é ter um perfil adequado para ela. Na biomedicina, não é diferente. Há alguns atributos e aspectos que os profissionais devem buscar ter.

Por exemplo, os profissionais que optam ir  para o ramo da pesquisa, precisam ter ciência que a leitura instrumental de matérias em língua estrangeira, como o inglês, vai ajudar na compreensão de materiais científicos.

Umas das características cruciais é a curiosidade, já que o profissional vai avaliar várias amostras e buscar meios para criar medicamentos eficazes. Por isso, saber persistir em suas buscas e pesquisas é de extrema importância. 

Além disso, é necessário saber trabalhar em equipe, já que, na maioria das áreas de atuação dos biomédicos, existe todo um conjunto de profissionais atuando em comunhão.. Saber manter um relacionamento harmônico e ter uma boa comunicação contribuirá no desempenho de todos.

Curso de Biomedicina da Unit

O curso de Biomedicina pode ser encontrado na Unit na modalidade presencial. A instituição é uma das faculdades de maior prestígio no mercado, possuindo uma das maiores notas do MEC. Sem dúvidas, forma profissionais hábeis e capacitados para o mercado.  

Com a intenção de formar profissionais dedicados e atualizados com os mais atuais tipos de pesquisa que envolvem a biomedicina.

Apresentando matérias como:

  • Bioquímica Clínica;
  • Bioquímica Estrutural;
  • Bioquímica Metabólica;
  • Biossegurança;
  • Bromatologia e Análise de Alimentos;
  • Citologia;
  • Citopatologia; 
  • Coleta de Material Biológico;
  • Embriologia e Reprodução Humana;
  • Farmacologia.

A instituição conta com seu próprio laboratório para aulas práticas e estágio,  contribuindo para o aperfeiçoamento de técnicas dos alunos, além de colaborar na formação de profissionais capacitados e preparados para enfrentar o mercado.

POSTS RELACIONADOS

emec