Descubra o que se estuda no curso de Direito

O curso de Direito forma vários profissionais de grande importância na sociedade, como advogados, juízes e delegados. Para tal, é importante conhecer o curso.


Um dos principais objetivos da faculdade de Direito é preparar o profissional para tornar-se um instrumento da justiça. Representar seus clientes ou instituições, defender os interesses deles e, assim, ajudar a sociedade a prosperar ao colaborar com o cumprimento das normas.

Ao longo do curso de Direito, os estudantes não aprendem apenas sobre a legislação brasileira. Certas disciplinas complementam o conhecimento e estão ligadas com a rotina e funções deste profissional.

Continue lendo para descobrir algumas áreas do judiciário e disciplinas importantes para a formação dos futuros bacharéis em Direito! 

O estudo da Sociedade e o Direito Civilestudo-da-sociedade-e-direito-civil

O conjunto de normas estabelecidas para que a sociedade viva de forma organizada foi desenvolvida na esfera do Direito Civil. Essa área é responsável por determinar os direitos e deveres dos cidadãos e avaliar se tudo está sendo comprido da maneira correta. E assim, moderar as relações interpessoais entre os indivíduos, as famílias ou o Estado.

Por conta disso as disciplinas como Fundamentos Antropológicos e Sociológicos e Filosofia e Cidadania têm um importante peso no curso de Direito. Os estudantes do curso de Direito serão apresentados a conteúdos que vão ajudá-los a compreender melhor o funcionamento de uma sociedade e suas origens, além de desenvolver uma visão mais humanística.

Os fundamentos do Crime e o Direito Penalfundamentos-do-crime-e-o-direito-penal

Responsável por regular as leis impostas pelo Poder Legislativo, o Direito Penal - ou Direito Criminal - é a área que atua sob aos delitos cometidos por indivíduos ou instituições. Sua intenção é proteger a sociedade como um todo e mantê-la de forma harmônica em prol do seu crescimento.

Ao longo do curso de Direito, o estudante terá conteúdos específicos para atuar nesta área e conhecer como tudo acontece. Por exemplo, ele terá disciplinas destinadas a conhecer os Fundamentos e Teoria do Crime, assim como analisar a Teoria da Pena e se aprofundar em duas oportunidades em estudos sobre Crimes em Espécie.

Foco na escritafoco-na-escrita

Um grande conhecimento da Língua Portuguesa e uma ótima escrita são algumas das características marcantes dos advogados. Afinal, é por meio de textos e da oratória que são apresentados os conjuntos de normas que regem a sociedade.

E por conta disso, os estudantes entram em contato com essa forma de escrita desde o primeiro semestre. A disciplina de Direito e Linguagem transmite a eles todo o conhecimento para desenvolver artigos e outros conteúdos utilizando a linguagem jurídica.

Ética e Filosofiaetica-e-filosofia

É importante lembrar que o mundo jurídico segue sua própria ética e filosofia, assuntos que são discutidos em todas as disciplinas e relembradas a cada estudo de caso durante o curso de Direito. Entretanto, o aluno tem a oportunidade de se aprofundar e entender melhor sobre esses temas com as matérias Ética Profissional e Filosofia Jurídica.

E no fim da graduação na faculdade de Direito, é o momento do egresso descobrir qual será sua área de atuação após sua formação.

Toda a base de conhecimento adquirida durante os cinco anos, combinada com os aspectos éticos da profissão, são essenciais para que ele se transforme em um profissional pronto para atuar no mercado e fazer com que a justiça seja cumprida.

Para saber mais sobre a área de Direito, confira mais detalhes sobre a graduação, como está o mercado de trabalho e quais as oportunidades que te esperam, com os textos abaixo ou visitando nossa página da faculdade de Direito.

 

Leia também:

Conheça 3 áreas de atuação do Direito

Pós-graduação EaD em Direito

Faculdades na área de humanas: como escolher o curso certo

Qual a diferença entre exatas e humanas?

capa-ebook-direito-blog

Você sabe como é fazer um curso de Direito?

Saiba curiosidades sobre a área e conheça agora mesmo o mercado de trabalho do curso de Direito acessando um ebook super interessante:

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec