Mercado de estética: atuação, remuneração e mais!

O ramo da estética cresce diariamente e necessita de profissionais capacitados. Conheça mais sobre o mundo da atuação em estética e suas particularidades.


A área da estética é a responsável por cuidar da beleza e imagem pessoal. Entretanto, não se trata de algo superficial e egocêntrico, mas sim de saúde e bem estar. Ter uma aparência que agrade a si próprio é fundamental para que a autoestima seja preservada. Por isso, o profissional que se especializar nessa área deve sempre visar o melhor resultado possível. 

Dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostram que a estética é um dos ramos de maior expansão no mercado Brasileiro. O consumo de produtos e procedimentos estéticos cresceram muito no país. De acordo com a última pesquisa sobre o assunto, realizada em 2021, o Brasil se tornou o terceiro país com o maior mercado de estética no mundo, ficando atrás, apenas, dos Estados Unidos, que tem 16,5% e da China, com 10,3%.

Com o avanço da tecnologia, os procedimentos estéticos evoluíram nos últimos tempos. As inovações que surgem possibilitam tratamentos mais eficazes e com um menor nível de dor. Logo, os processos foram facilitados e não ficaram mais restritos à esfera da medicina. Dentre os profissionais capacitados está o esteticista. 

O que faz um esteticista

O esteticista é um profissional capacitado a realizar pequenos procedimentos estéticos que contribuem para  a beleza e bem estar dos seus clientes. Dentro dessa área, existe uma grande variedade de possibilidades para seguir carreira, pois existem várias técnicas e produtos que podem ser aplicados em diferentes regiões do corpo. 

Os conhecimentos do esteticista vão desde a anatomia básica do corpo humano até produtos cosméticos, que auxiliam no exercício da profissão. Ele pode realizar massagens que reduzem a gordura localizada e a celulite, como a drenagem linfática e massagens modeladoras, ou ainda, práticas integrativas, como fitoterapia, shiatsu, que auxiliam na perda de medidas. 

Além disso, seu vasto conhecimento sobre cosméticos habita-o para avaliar os melhores produtos que podem ser usados, de acordo com o perfil individual de cada pessoa. Ele analisa as propriedades e funções, baseado nos princípios ativos dos itens escolhidos.  

Quais as áreas de atuação um esteticista

Visagismo

O visagista irá avaliar o perfil do cliente, baseando-se nos seus gostos e preferências em relação a sua aparência. A partir disso, ele irá criar uma imagem própria, que tenha a ver com a personalidade do cliente. O esteticista indicará cortes de cabelo, coloração, penteados e tons de maquiagem adequados às características da pessoa.

Esse profissional poderá trabalhar em estúdios de maquiagem, agências de modelo, emissoras de televisão e estúdios de gravação de vídeo. Todos esses locais têm em comum trabalhar com a imagem dos rostos que estarão à frente do trabalho, logo devem estar de maneira sempre apresentável ao público. Além disso, o visagista pode trabalhar independente de instituições, com pessoas que priorizem estar sempre bem apresentáveis. 

Podologia

Essa área profissional irá priorizar a saúde das extremidades dos membros inferiores. Como já dito, o esteticista estuda anatomia e está habilitado a cuidar do bem estar dos pés. Desse modo, a podologia está encarregada da estética dos pés e dos problemas que podem surgir, como unhas encravadas, rachaduras nos calcanhares, calos, entre outros.

O podólogo realiza procedimentos minimamente invasivos e poderá aplicar anestesias tópicas, como Xilocaína, que não necessitam de seringas ou agulhas. Tratar uma unha encravada exige de quem faz técnicas específicas, pois esse problema pode ser uma porta de entrada para microorganismos atacarem o corpo. A área da podologia ajudará a tratar e prevenir complicações nos pés.   

Estética Facial

O esteticista facial é aquele que vai oferecer tratamentos que previnem e reduzem rugas e manchas no rosto. Ele realiza procedimentos que ajudam a melhorar a aparência da face e da pele, trazendo uma harmonia para o rosto e o bem estar dos pacientes. Pode colaborar também na redução de cicatrizes e linhas de expressão. 

A área da estética facial busca sempre técnicas inovadoras e diferentes para satisfazer o cliente com resultados rápidos e duradouros. Dentre esses procedimentos estão: Bioestimuladores de colágeno, Skinbooster, Micropigmentação, Limpeza de Pele, Harmonização Facial e até uma simples hidratação. 

Estética Corporal

A estética corporal utiliza métodos que auxiliam no modelamento do corpo. A busca pelo padrão corporal é algo que cresceu muito durante os anos e essa área ajuda as pessoas a conseguirem uma melhor aparência física do corpo e da pele. Entre as soluções que a estética corporal é capaz de garantir estão a maior suavidade da pele, o tratamento da flacidez e o combate da gordura localizada.

Existem diversos tratamentos que não somente cuidam da beleza do cliente, mas também ajudam no melhor funcionamento do corpo Um exemplo disso é a drenagem linfática, que além de reduzir as medidas, estimula uma maior produção de anticorpos pelo corpo e, consequentemente, melhoria no sistema imunológico. 

Existem vários tipos de procedimentos, como: Criolipólise, Massagem Modeladora, Corrente Russa, Jato de Plasma, Laser de CO2, Depilação Definitiva e outros mais, que são micro invasivos e trazem resultados visíveis ao corpo.

Consultoria

A consultoria em estética irá ajudar profissionais de salões de beleza, lojas de cosméticos e também outras áreas profissionais que trabalham com estética a garantir uma boa logística em seus produtos e equipamentos. Ele poderá trabalhar para uma empresa ou de forma autônoma.

Quanto ganha um esteticista

A depender da área que o esteticista seguir, a remuneração pode variar. Além disso, fatores de localidade, público e especialização do profissional também são peças importantes no quanto ele irá ganhar. 

De acordo com pesquisas ao redor do Brasil, no país os salários variam entre R$1.454,85 e R$3.664,14, dependendo do nível de conhecimento do profissional e tamanho da empresa.

Curso Estética da Unit

O curso tecnólogo consta com 5 semestres, podendo ser concluído em 2,5 a 3 anos. Durante a formação, o estudante terá contato com matérias da área básica de saúde, como anatomia e fisiologia do corpo humano. Além dessas, existem disciplinas específicas do curso, como: maquiagem, terapia capilar e massoterapia. 

A graduação em Estética e Cosmetologia da Unit prepara os discentes para executar procedimentos e técnicas da área com excelência e segurança.

A Unit proporciona uma infraestrutura organizada e laboratórios de excelência para os alunos se aperfeiçoarem na prática da futura profissão e oferecerem um serviço de qualidade aos futuros clientes. 

Algo poderoso

Conte mais para o leitor

O título e o subtítulo contam para nós o que você está oferecendoe o título do formulário confirma. Aqui, você pode explicar por que sua oferta é tão boa que vale a pena preencher um formulário por ela.

Lembre-se:

  • Marcadores são ótimos
  • Para explicar os beneícios e
  • Transformar visitantes em leads.

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec