Mercado de trabalho e desafios na carreira de Administrador

Na área de exatas pode ser encontrado vários cursos, um deles é a administração. Saiba como é a atuação dos profissionais dessa área. Leia mais!


O curso de Administração possibilita aos profissionais desempenharem a profissão de diversas formas, já que na sua grade têm matérias do campo das exatas e também das humanas. 

Dessa forma o administrador não apenas estará focando no comportamento das finanças da empresa, avaliará também o desempenho dos colaboradores, auxiliando a equipe para o crescimento da produtividade e mantendo estabelecida a cultura da empresa. 

Para que tudo isso ocorra é necessário que na sua graduação tenha contato com diferentes matérias que vão possibilitar uma atuação ampla na hora de exercer suas funções.

Além disso, o profissional de administração não está restrito somente a um setor e nem a um segmento de negócio. 

O profissional pode ser encontrado em pequenas, médias e grandes empresas. Não importa o porte, toda empresa necessita de um administrador. Nela vai atuar supervisionado os profissionais do setor de administração ou sendo o responsável pela gestão do estabelecimento. 

Na maioria das vezes quem deseja ter o seu próprio negócio investe em cursos de administração, para ter uma visão ampla sobre o mercado de trabalho da área. 

Vale ressaltar que o administrador também pode exercer sua função em instituições públicas, como:

  • Secretarias;
  • Ministérios;
  • Hospitais.

A administração é uma profissão fundamental para a sociedade e por isso desfruta de uma das melhores remunerações do mercado. Sendo assim, é uma das áreas que mais oferecem uma boa quantidade de vagas de trabalho.

Como está o mercado de trabalho em Administração

É comum perceber que boa parte do quadro de funcionários de uma empresa contempla  administradores e, na maioria das vezes, o gestor tem graduação em administração.

Tudo isso acontece graças à amplitude de perspectivas que o curso de administração fornece aos seus estudantes, capacitando-os a atuarem em diversas áreas e setores de uma determinada empresa ou instituição.

Como consequência, o mercado de trabalho para administradores está em constante movimento, com ótimas oportunidades e grandes quantidades de vagas.

Dentre o leque de oportunidades, os administradores podem atuar tanto em empresas públicas quanto privadas, além das modernas startups. Além disso, podem exercer sua profissão como consultores autônomos. 

Há algumas áreas que possibilitam melhores chances de atuação, como:

  • Auditoria;
  • Consultoria;
  • Finanças;
  • Marketing Digital;
  • Recursos Humanos;
  • Planejamento estratégico.

Ou seja, não se pode negar que o mercado de trabalho para profissionais de administração é amplo e proativo. Além disso, com as oscilações da economia numa escala global, torna-se ainda mais crucial a presença de um administrador para otimizar os custos e aumentar a produtividade.

Quem se forma em Administração trabalha onde

O curso de Administração possibilita que profissional desempenhe suas funções em vários meios, como:

  • Mercados;
  • Indústria;
  • Comercial;
  • Setor Público.

Principais áreas de atuação do Administrador

Geralmente, as áreas de gestão e planejamento e coordenação são uma das grandes expoentes que necessitam da presença de um administrador, já que pedem pela dinâmica e competências técnicas e comportamentais que os profissionais possuem.

Confira abaixo alguns dos setores onde há forte presença dos administradores e fique por dentro das suas principais atribuições:

Consultoria

Para aqueles profissionais que têm um perfil mais independente e querem ter mais flexibilidade, a consultoria é a modalidade ideal. 

Nela, os profissionais da área podem atuar no financeiro, nos processos estratégicos e identificar falhas na gestão, a fim de colaborar para que seus clientes alcancem seus objetivos previamente traçados. 

Os consultores podem ser contratados tanto por empresa, quanto por pessoas que precisam dos seus serviços, seja para estabelecer segurança nas suas decisões ou diminuir a perda de lucro.

Logística 

Na logística, por ser uma atividade de produção, estoque, distribuição e transporte é necessário uma rotina administrativa para liderar bem. Assim, conseguir uma produtividade maior e diminuir os gastos dos materiais, financeiros e humanos são atribuições do profissional da área. Tudo isso acontece através de um planejamento dos processos e do auxílio na atuação dos colaboradores em suas tarefas diárias.

Gestão de pessoas

É inegável que a saúde de uma empresa está ligada aos seus funcionários, uma vez que os seus colaboradores devem estar cientes das suas responsabilidades e satisfeitos com o retorno que a empresa oferece a eles. Dessa forma, a produtividade será ainda maior. 

Nesse ponto, entra o administrador. É ele que vai buscar estratégias para equilibrar as atividades corporativas e as metas dos colaboradores, bem como das suas projeções de planos de carreira. 

Nesse sentido, o administrador vai atuar no departamento de Recursos Humanos com a intenção de aplicar técnicas para alcançar a harmonia coletiva.

Finanças

Os administradores são um dos grandes responsáveis para manter as finanças de uma empresa em ordem.

Suas responsabilidades nessa parte envolvem desde as práticas do cotidiano, controle de receitas e despesas até rotinas mais complexas de análise de investimentos e movimentação financeira estratégica. 

É uma área convencional de encontrar administradores e, por isso, é de suma importância para o controle financeiro de uma organização.

Marketing

Não há dúvidas que o marketing de uma empresa é um dos grandes aliados para o crescimento da companhia, mantendo os clientes já conquistados e elaborando estratégias para atrair novos.

Nesse sentido, o administrador vai manter uma comunicação direta com os clientes, monitorando relatórios e avaliando o comportamento do mercado, tudo isso com a intenção de criar uma rotina que vise a ascensão da empresa através do marketing.

Perfil do profissional do Administrador

É fato que todo profissional precisa possuir certos traços de personalidade para executar determinadas funções. Com a administração, não é diferente. São essas habilidades que vão colaborar para um desempenho cada vez melhor de suas funções. 

Com um mercado de trabalho cada vez mais acirrado, conseguir destaque em sua área vai te possibilitar alcançar melhores cargos e salários cada vez mais atrativos.  Para isso o administrador deve ser: 

  • Analítico: Para saber agir no momento certo, o administrador deve ter uma visão sistemática sobre cada situação com a finalidade de resolver os problemas com maior rapidez através da criação de estratégias mais assertivas;
  • Líder: Não há dúvidas que o administrador deve estar à frente de muitas responsabilidades. Por isso, ter senso de liderança o ajudará a orientar sua equipe em busca de melhores resultados. Além disso, ter uma visão de longo prazo será determinante para alcançar os objetivos da equipe;
  • Boa comunicação: Algumas pessoas cometem o equívoco de pensar que repassar uma informação é o suficiente. No entanto, para além disso, é necessário que o receptor entenda a mensagem. Por isso é importante que um administrador seja comunicativo para conseguir orientar os colaboradores da melhor forma possível.

Esses são alguns dos principais traços do perfil de um administrador, mas, claro, existem outros que também são relevantes para exercer com qualidade as  funções atribuídas. É importante, acima de tudo, se manter atualizado sobre o mercado e sobre as novas maneiras de executar suas funções. Tendo isso em mente, o profissional estará um passo à frente no mercado de trabalho.

Curso de Administração da Unit

O curso de bacharelado em Administração pode ser encontrado na UNIT, que é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

A faculdade oferta aos seus alunos boas condições de se desenvolverem durante sua graduação presencial, com disciplinas de:

  • Finanças e logística;
  • Gestão de Marketing;
  • Estratégias empresarial;
  • Gestão de pessoas e da produção;
  • Análise de investimentos e orçamento;
  • Informática, entre outras.

O curso de administração tem duração de 4 a 5 anos. Durante este período, você vai aprender  conhecimentos e técnicas que vão colaborar para rotinas administrativas, contribuindo para o destaque no mercado e para o êxito profissional!

Além disso, a parceria da UNIT com diversas empresas possibilita que os  alunos vivenciem a profissão no dia a dia, experimentando também as inúmeras atividades de pesquisas de extensão, cruciais para o aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos. 

POSTS RELACIONADOS

emec