Mercado de trabalho na publicidade: Como se destacar em um setor

A publicidade e propaganda é a chave para o sucesso de uma marca, sendo uma excelente aliada para convencer os consumidores.


Os meios digitais estão colaborando ainda mais para a publicidade e propaganda ser reconhecida no mercado. 

Hoje em dia, o marketing é um dos responsáveis por reger a dinâmica da sociedade, já que muito do comportamento e escolhas estão sendo baseadas através da persuasão de campanhas. 

O consumo está diretamente ligado a forma como determinado produto ou serviço  é apresentado. Por isso, campanhas publicitárias são as principais aliadas de uma determinada marca, depositando nelas alternativas técnicas para reforçar seu nome no mercado e transmitir a mensagem que tanto deseja. 

Devido a esses fatores, o número de demanda está crescendo e mais profissionais estão sendo requeridos para atuar no mercado. Além disso, esses profissionais têm um diferencial, já que podem atuar em vários segmentos, como empresas, universidades, organizações, agências, etc.  

Como está o mercado de trabalho em Publicidade e Propaganda

Com a expansão dos meios digitais, o trabalho do publicitário tem conquistado mais espaço, utilizando de diversos cenários como uma ferramenta de propagação de conteúdo.

Ao decorrer do tempo, a tendência é que a Publicidade e Propaganda torne-se ainda mais influente no mercado, garantindo que o alcance de uma empresa seja positivo, medidos através do poder de influência que as campanhas e  ações da empresa tiveram.

A modalidade freelancer tem oportunizado melhorias de atuação desse profissional, já que tem a possibilidade de exercer suas habilidades atendendo não somente para uma empresa. 

Essa é uma ótima chance de ter mais flexibilidade e autonomia, principalmente para aqueles que têm aptidão a trabalhar na modalidade Home Office. 

Quem se forma em Publicidade e Propaganda  trabalha onde

O publicitário pode atuar em vários setores do mercado, uma vez que sua atuação é ampla. O profissional pode ser encontrado em setores públicos, como em campanhas do governo para órgãos públicos, por exemplo. Outros lugares, são:

  • Empresas;
  • Agências Publicitárias;
  • Instituições, etc. 

A Publicidade e Propaganda é inserida em vários setores para a contribuição do desenvolvimento. Dessa forma, o mercado para essa área é aquecido e expansivo. 

Principais áreas de atuação da Publicidade e Propaganda

Por ser uma área ampla que atende vários interesses, suas principais atuações são:

Atendimento 

Neste setor, o publicitário vai ser o responsável por gerenciar os interesses dos clientes com a equipe da agência. 

Para isso, vai ser necessário a análise de dados para conseguir elaborar um briefing, ou seja, um documento que reúne todas as informações dos principais objetivos e metas.

Planejamento 

Aqui, o publicitário pode atuar como um dos estrategistas para o programa do processo de criação de uma campanha. Ele atuará participando das reuniões da equipe, verificando opiniões sobre as ações e após reunir todas as sugestões, vai escolher as melhores ideias para aplicar no planejamento.

Pesquisa

Nesta área, o profissional vai estudar como o mercado está se comportando. O principal intuito é entender quais são os fatores mais predominantes nos seus clientes atuais e nos futuros. Dessa forma, vai colaborar com o restante da equipe para propor as campanhas direcionadas ao público alvo. 

Criação 

É o setor mais popular, já que é o centro do trabalho de uma agência de publicidade ou empresa. 

Na maioria das vezes, é um setor distribuído em duplas de redatores e diretores de arte, buscando conquistar o público pela estética e emocional. 

Mídia

Nesta atuação, o profissional deve conhecer o perfil do público, saber quais são as mídias mais usadas por eles, para assim distribuir campanhas que façam sentido com o que é esperado pelo público, processo que é definido através do planejamento de mídia. Hoje em dia as mídias mais utilizadas são:

  • Redes sociais;
  • Televisão;
  • Sites. 

Perfil do profissional de Publicidade

Uma das profissões que mais busca por autenticidade é a de Publicidade e Propaganda, já que por meio dela a originalidade de uma marca ou das suas campanhas são determinadas. São esses profissionais os responsáveis por articular novas tendências com o produto/serviço ou conteúdo no qual a empresa quer promover. 

Por isso, os publicitários precisam ser pessoas altamente criativas e curiosas para que possam destacar a organização que atua no mercado. Por exemplo, novas expressões estão surgindo diariamente e sendo utilizadas pelo público, o profissional pode aproveitá-las e incluí-las no slogan de um determinado produto. Outras características também são essenciais, como:

  • Organização: Para reunir sugestões, estudos e pesquisas sobre o comportamento da sociedade atual, é necessário organização para entender todos os dados coletados;
  • Raciocínio Lógico: Logo que vai precisar na criação das campanhas, sabendo articular com os recursos disponíveis;
  • Persuasivo: O publicitário deve ser um excelente comunicador, utilizando todos os tipos de linguagem para convencer o público e assim promover a marca e os seus produtos/serviços. 

Não há dúvidas que um publicitário deve ser um nato pesquisador, em todo o ambiente que estiver é importante observar e analisar para que futuramente possa aplicar em suas campanhas ou conteúdos certos comportamentos ou aspectos visualizados. 

Pois, muito dos resultados que uma ação publicitária pode ter é vinculado principalmente ao quão atualizado o profissional está, uma vez que o mercado está constantemente mais acelerado e novidades surgem a todo momento. 

Curso de Publicidade da Unit 

O curso de Publicidade e Propaganda pode ser encontrado na Unit na modalidade presencial. A instituição é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

A Unit têm os melhores laboratórios para aulas práticas e aperfeiçoamento de técnicas. Em  sua infraestrutura, conta com espaços de: 

  • Estúdio de Áudio;
  • Estúdio de TV;
  • Estúdio de Fotografia;
  • Laboratório de Mídias Digitais.

Além disso, o aluno é orientado por profissionais qualificados com conhecimento teórico e prático de cada matéria. Algumas delas são:

  • Teorias da Comunicação;
  • Comunicação Visual;
  • Imagem, Estética e Semiótica;
  • Produção Textual;
  • Produção Audiovisual;
  • Psicologia da Comunicação.

Desse modo, os estudantes de Publicidade e Propaganda da Unit são preparados para o mercado, adquirindo aprendizados benéficos para construir uma carreira de sucesso.

POSTS RELACIONADOS

emec