Mercado de trabalho para Arquitetura e Urbanismo: oportunidades e mais

Este artigo aborda as tendências e perspectivas do mercado de trabalho para profissionais de Arquitetura, destacando desafios e oportunidades na carreira.


Arquitetura e Urbanismo é uma área de trabalho  ampla e contempla diversas atribuições. Sua atuação com os Engenheiros, por exemplo, é crucial para o acompanhamento das construções e do gerenciamento de gastos.

No entanto, sua atuação acaba sendo maior nos ambientes internos. Lá, são os responsáveis pela reforma e pela escolha de como tudo deverá ser seguido, atuando em atividades que vão desde a paleta de cores das paredes à distribuição dos móveis. Vale ressaltar que os arquitetos e urbanistas também participam do planejamento e organização de cidades e bairros.  

Para crescer na carreira e ficar em evidência no mercado de trabalho, é importante ter uma rede de contatos e estar frequentemente aumentando o networking. Isso vai contribuir para que o profissional possa ampliar o número de possíveis clientes e tornar o seu trabalho cada vez mais conhecido.

Como está o mercado de trabalho em Arquitetura e Urbanismo

Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Economia Ibre/FGV, durante a pandemia, a construção civil deu uma desacelerada, mas a perspectiva é de que volte a crescer. Então, diante deste cenário, é  importante manter-se atualizado sobre as novidades que surgem na área. Ou seja, buscando especializações e desenvolvendo estratégias de crescimento para ganhar espaço.  

Ter uma formação em uma faculdade renomada e que ofereça um ensino de qualidade, como é o caso da Unit, contribui ainda mais para que o profissional ganhe destaque no mercado e atue com conhecimentos modernos e atualizados.

O avanço da tecnologia proporcionou que a  Arquitetura e Urbanismo desfrutasse de benefícios como o uso da Inteligência Artificial ( IA) nos processos de planejamento e no desenvolvimento de maquetes eletrônicas, possibilitando um  contato cada vez mais certeiro com o cliente e com o projeto solicitado por ele.

Além disso, a demanda por profissionais da área é constante, afinal, toda obra necessita da  presença de um especialista e, a todo momento, prédios de pessoas físicas ou comerciais estão sendo projetados. Para que haja uma boa harmonia nas distribuições das paletas de cores e dos móveis, por exemplo, a figura do arquiteto é crucial.

Quem se forma em Arquitetura e Urbanismo trabalha onde

Há os arquitetos que possuem seu próprio escritório, garantindo maior flexibilidade  e mais autonomia de decisões. No entanto, também é muito comum encontrar profissionais que prestam serviços terceirizados, principalmente para obras do governo. 

Ou seja, todas essas oportunidades de atuação são excelentes e devem ser escolhidas de acordo com a afinidade do Arquiteto.

Principais áreas de atuação da Arquitetura e Urbanismo

O ramo de Arquitetura e Urbanismo permite que seus profissionais não fiquem limitados a somente uma forma de atuação. Os profissionais podem estar em seus próprios escritórios, em contratos com empresas de construção ou, ainda, ter contratos temporários com terceiros. 

Agora, confira quais são as áreas de atuação destes profissionais:

Construção Civil

Uma grande parte dos arquitetos optam por exercer suas atividades nesse setor, ele é o responsável por projetar edificações, sejam elas residenciais e/ou comerciais. 

Em resumo, sua atuação na Construção Civil é voltada para projetos arquitetônicos. 

Designer de Interiores 

No segmento de Designer de Interiores, sua responsabilidade é a projeção, estruturação e a organização dos espaços internos, levando em consideração os elementos de funcionalidade, como:

  • Conforto;
  • Ergonomia;
  • Estética;
  • Iluminação.

Nesse sentido, busca oferecer um ambiente confortável e de acordo com o que é solicitado pelo cliente.

Urbanismo 

Neste segmento, o arquiteto visa promover projetos de uma região, podendo ser de bairros, cidades, entre outros, com a intenção de zelar o zoneamento da área e sua organização espacial. Normalmente, este setor é bem utilizado nas ações governamentais por ser ligado às atuações políticas.

Paisagismo e Ambientes

Nesta área, sua atuação é criar projetos para espaços abertos, por exemplo: 

  • Jardins;
  • Praças;
  • Áreas externas de casas, prédios e comércios.

O profissional também precisa levar em conta a composição estética da paisagem interligada à arquitetura, respeitando os dispositivos naturais.

Designer Industrial

O design industrial é voltado para a criação de móveis sob medida, como mobílias e objetos multifuncionais, visando lugares de pouco espaço, principalmente apartamentos pequenos. É uma das áreas que mais tende a crescer, graças à aceleração das demandas e pouco tempo no lar, já que as pessoas estão optando pela praticidade na dinâmica do dia a dia.

Perfil do profissional de Arquitetura e Urbanismo

Não há dúvidas que todo profissional deve ter um perfil que combine com a sua profissão, para que o seu desempenho seja mais elevado e de acordo com suas atribuições. 

O Arquiteto e Urbanista é responsável por projetos, planejamentos e reformas. Por causa dessas funções, necessita ter uma sensibilidade e um olhar clínico para que possa atender, com maestria, suas responsabilidades. 

Algumas das características essenciais são:

  • Criatividade;
  • Interesse pelas artes;
  • Afinidade com números;
  • Analítico;
  • Bom comunicador;
  • Líder.

Por ser uma profissão muito ligada às artes e à inovação, é importante que o arquiteto tenha tempo para apreciar pinturas, cerâmicas, entre outros, já que esses são alguns exemplos de manifestações que podem servir como fonte de inspiração para o processo criativo. 

Além disso, é crucial estar atento às novidades do mercado, visando atender com inovação e singularidade os seus clientes, consciente dos artefatos e meios que podem facilitar esse processo. Quando todos esses aspectos são unidos, acabam contribuindo para um profissional de qualidade, adaptável e com mais facilidade de se destacar no mercado de trabalho. 

Curso Arquitetura e Urbanismo da Unit

A Unit disponibiliza aos seus alunos laboratórios de alta tecnologia, contribuindo no desenvolvimento de atividades acadêmicas. Além disso, por ter parcerias com diversas empresas, fornece aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo uma gama de oportunidades para colocar em prática seus conhecimentos técnicos. 

Com um mercado cada vez mais competitivo, é crucial uma formação em uma faculdade capaz de disponibilizar aos seus alunos conhecimentos atualizados da área e ajudá-los no seu desenvolvimento profissional.

Outro destaque são os  projetos de pesquisa e extensão, grandes aliados para o aprofundamento do conteúdo e da criação.

Durante sua passagem na faculdade, o estudante terá contato com diversas matérias, como:

  • História da Arquitetura e do Urbanismo;
  • Desenho Técnico;
  • Computação Gráfica;
  • Topografia;
  • Planejamento Urbano;
  • Projeto de Arquitetura e Urbanismo, entre outras.

Tudo isso com a intenção de formar profissionais capazes para a rotina da profissão e que possam se destacar cada vez mais no mercado. 

POSTS RELACIONADOS

emec