Mercado de trabalho para Ciência da Computação: como funciona e mais!

Há algumas profissões que são da área da tecnologia e estão crescendo cada vez mais, como a Ciência da Computação. Conheça mais sobre essa profissão.


O profissional em Ciência da Computação pode atuar em empresas de vários segmentos, uma vez que sua atuação, atrelada à tecnologia, torna-se fundamental para estabelecer uma rotina otimizada através da gerência da rede de computadores.  

Os profissionais também podem optar por trabalhar de forma autônoma, oferecendo seus serviços sem precisar se vincular somente a uma empresa, atuando de forma flexível e independente.  

Além disso, há os que preferem a licenciatura, que dá a oportunidade de atuar em uma carreira acadêmica ministrando aulas de computação para a educação básica ou escolas de computação. Para isso, é importante ter uma educação continuada como pós-graduação, mestrado ou doutorado. 

Independente da área que o profissional escolha seguir, o  ideal é continuar buscando o aprofundamento e aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos ainda na graduação. 

Como está o mercado de trabalho em Ciência da Computação

Com o constante avanço da tecnologia, muitas profissões que são ligadas a essa área vem ganhando ascensão, ou seja, ocupando cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

Dessa forma, os formandos em Ciência da Computação encontram facilidade de empregabilidade, principalmente por estarem imersos em um cenário que ainda têm poucos profissionais e alta demanda. 

A possibilidade de trabalho remoto é uma modalidade de atuação que também chama a atenção, fazendo com que os profissionais tenham chance de trabalhar para empresas e multinacionais independente do seu lugar de origem. Com esse aspecto e diante desse cenário, as chances de crescimento no mercado de trabalho são ainda maiores. 

Quem se forma em Ciência da Computação trabalha onde

Toda empresa ou organização que tenha uma rede de computadores necessita de um profissional da Ciência da Computação para gerenciar o sistema. 

Dessa forma, muitos desses profissionais podem ser encontrados tanto no setor privado, quanto no público, em vários cenários como:

  • Empresas;
  • Instituições;
  • Indústria;
  • Multinacionais.

Vale ressaltar que qualquer segmento optado pelo profissional oferece boas condições, já que, atualmente, o mercado da tecnologia dispõe de um retorno financeiro satisfatório. De acordo, com o site Guia de Carreira a média salarial desses profissionais é R$2.911,00. Além de um plano de carreira bem estabelecido, o que contribui para o crescimento e sucesso profissional.  

Principais áreas de atuação da Ciência da Computação

A Ciência da Computação é guiada pelas teorias da computação, algoritmos e desenvolvimento de sistemas (hardware e software), com a intenção de aplicar cada uma em situações necessárias.

Nesse sentido, o cientista da computação vai projetar e administrar tecnologias que possam resultar em processos de dados no computador que resultem em informações. Dessa forma, é possível compreender a Ciência da Computação como a profissão que lida com as análises, desenvolvimentos dos sistemas computacionais e seu monitoramento.

Sua atuação pode ser vista em:

  • Gerente de TI;
  • Desenvolvimento de Softwares e Aplicativos;
  • Treinamento do uso de Softwares e Sistemas;
  • Implementação e Gestão de Banco de Dados;
  • Implementação e Gestão de Sistemas de Segurança;
  • Marketing e Venda;
  • Consultoria e Suporte ao Usuário.

Além disso, também existe a possibilidade de exercer a profissão de maneira autônoma, gerenciando seus horários para atuar em múltiplos lugares.

Perfil do profissional de Ciência da Computação

Para ganhar destaque no mercado e conseguir fazer a diferença, é importante que o profissional tenha alguns pontos importantes em seu perfil. Um dos principais pontos é a afinidade para manusear dispositivos tecnológicos, já que, na maior parte do seu tempo, vai precisar lidar com eles.

Há outras características importantes, como:

  • Concentração: a quantidade de dados em um sistema pode ser alta, por isso é necessário ter concentração para conseguir entregar um resultado satisfatório;
  • Paciência e Dedicação: uma tarefa pode demandar mais tempo para ser cumprida do que o esperado, por isso é necessário manter a persistência e ter paciência com o processo; 
  • Raciocínio lógico: É crucial ter agilidade mental para a resolução de problemas de ordem técnicas que eventualmente possam surgir;
  • Capacidade de síntese e análise: Não há dúvidas que é importante ter um olhar do todo e saber avaliar, principalmente para compreender as linguagens de programação.

Por certo que o sucesso profissional acontece graças a dedicação e a educação continuada do profissional, já que ele estará constantemente buscando especializações que o ajudem com sua rotina da profissão, resultando em novas técnicas e habilidades. 

Curso Ciência da Computação da Unit

O curso de Ciência da Computação é encontrado na Unit na modalidade presencial. A instituição é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), e forma os melhores profissionais para o mercado.

O bacharelado nessa graduação possibilita aos seus alunos experiência em desenvolvimento de aplicativos, web, softwares, na informatização de processos, além do incentivo em pesquisas científicas.

Os seus estudantes saem capazes de lidar com a rotina da profissão, colocando em prática técnicas que o ajudam a otimizar o tempo, estando um passo à frente no mercado. 

A Unit ainda oferece possibilidades para que os seus estudantes possam ter oportunidade em diferentes ambientes de estágios, local crucial que permite o aprofundamento do que foi aprendido em sala de aula e contribui para  adquirir mais conhecimentos, aumentando sua desenvoltura na profissão.

POSTS RELACIONADOS

emec