Mercado de trabalho para Engenharia de Produção: Oportunidades e mais!

A engenharia de produção é responsável por otimizar processos produtivos, melhorar a eficiência da produção, reduzir custos, planejar, gerenciar e mais.


O mercado de trabalho para Engenharia de Produção é bastante promissor, já que é uma profissão que é responsável pela gestão e visão do negócio na parte administrativa, procurando meios para elaborar projetos que sejam capazes de observar os processos que envolvem tanto as pessoas quanto os equipamentos. 

Por causa disso, é valiosa a presença do profissional em empresas, principalmente no ramo da indústria, já que vão atuar para contribuir na otimização do tempo e aumento da produtividade. 

Um dos aliados para ingressar no mercado de trabalho são os estágios, que oferecem contato com empresas que tenham interesse por esses profissionais. Por isso, a importância de escolher fazer a graduação em uma faculdade que fornece essa oportunidade é imprescindível, como é o caso da Unit.

Como está o mercado de trabalho em Engenharia de Produção

Como o Engenheiro de Produção pode está atrelado a vários âmbitos exercendo sua função, o seu reconhecimento no mercado está crescendo. Muitas empresas ou organizações estão visando adiantar seus processos e serviços, atrelando com a produtividade dos seus colaboradores. Para isso, é essencial buscar estratégias que sejam capazes de promover mais agilidade. 

Em resumo, as funções do Engenheiro de Produção são visualizar amplamente os processos da produção ou serviços de uma empresa de todos os seus setores, avaliando, de forma geral, os materiais e recursos humanos ou financeiros de uma empresa.

Já que sua atuação se estende também ao setor administrativo, visando estratégias capazes de aperfeiçoar a dinâmica empresarial, levando em consideração o chão da fábrica e os recursos disponíveis. 

Com o avanço da tecnologia, novas implementações estão surgindo, tornando ainda mais relevante e indispensável a participação do Engenheiro de Produção nesse processo, já que é o responsável por   conhecer como cada dispositivo funciona e como pode ser usado a favor da empresa ou organização.

Quem se forma em Engenharia de Produção trabalha onde

As empresas estão procurando manter a organização nos seus processos de produção ou de prestação de serviços. Nesse sentido o Engenheiro de Produção pode atuar em:

  • Indústrias;
  • Comércios;
  • Bancos;
  • Institutos de pesquisa de vários segmentos.

Mercado de trabalho para Engenheiro de Produção

Principais áreas de atuação da Engenharia de Produção

Por ser uma área multidisciplinar, há inúmeras formas de atuar, por isso o Engenheiro de Produção pode estar envolvido em segmentos, como:

Operações e Processos da produção

Seu foco será os projetos e operações no sistema produtivo de uma empresa. Com a finalidade de:

  • Planejar e controlar a produção;
  • Elaborar projetos para organizar as instalações, tornando-as mais ágil;
  • Mapear e recusar os processos;
  • Conduzir os procedimentos dos métodos produtivos;
  • Estar a frente da manutenção do sistema de produção.

Logística

Um dos setores mais conhecidos em Engenharia de Produção. Nele, sua atenção será na logística da empresa, por exemplo ordenando equipes de técnicos usando seus conhecimentos de administração nos sistemas produtivos, visando melhorar tópicos como:

  • A cadeia de suprimentos;
  • Estoques;
  • Planejar os transportes e distribuições;
  • Na elaboração dos projetos de logística reversa ( na volta de um produto).

Pesquisa Operacional

O foco nessa área é criar estratégias para a empresa, com o objetivo de levantar análises e informações que possam ser usadas para futuras decisões. 

Nessa função, seu contato é mais com a gestão do que com os colaboradores do chão de fábrica. Ele vai lidar com:

  • Modelagens e simulações;
  • Programação matemática;
  • Análises do mercado, entre outras funções. 

Gestão de Qualidade

O Engenheiro de Produção vai ser responsável pela gestão de qualidade, juntamente com uma equipe técnica para supervisionar os  processos de qualidade de cada produto oferecido, diante disso vai estar atento ao:

  • Controle de qualidade;
  • Organização metrológica;
  • Confiabilidade de processos e produtos. 

Gestão de Produto

É um dos setores mais criativos da Engenharia de Produção, pois vai trabalhar com a equipe de designer para o planejamento e desenvolvimento de atividades que possam atrair os clientes.

Perfil do profissional de Engenharia de Produção

Para atuar de maneira mais aperfeiçoada e assertiva, é fundamental que o Engenheiro de Produção tenha alguns atributos que auxiliem nas tarefas da sua profissão. 

Uma delas é a capacidade de observar de forma analítica, para que possa enxergar de maneira detalhada os processos que os setores da empresa estão passando e que resultam na sua produção. Além disso, é importante ter uma boa comunicação, já que estará constantemente apresentando dados e situações para os superiores.

Acima de tudo, é crucial manter-se atento às novidades e inovações do mercado com a finalidade de aplicar uma melhor otimização e produtividade da organização em que está envolvido.

Curso de Engenharia de Produção da Unit

O curso de Engenharia de Produção pode ser encontrado na Unit na modalidade presencial, que é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Com matérias essenciais para a graduação do aluno, possibilitando que possa atuar posteriormente em vários setores da área. Algumas das matérias são:

  • Teoria Geral da Administração;
  • Planejamento;
  • Controle da Produção;
  • Tecnologia da Qualidade.

Além disso, os estágios são excelentes oportunidades para que o estudante tenha contato com as rotinas da Engenharia da Produção, contribuindo para aprender técnicas que são cruciais no exercício da profissão. Assim, o estudante irá tornar-se um profissional capacitado a exercer suas funções de acordo com o que é necessário em uma empresa ou organização.

POSTS RELACIONADOS

emec