Mercado de trabalho para Jornalismo: Onde trabalha, atuações, perfil e mais!

A todo momento informações e mídias estão surgindo e é função do jornalista organizá-las para divulgar à população. Conheça a carreira do jornalista!


O jornalista é responsável por divulgar notícias e informações ao público. Para que isso aconteça, vai apurar os acontecimentos e verificar dados que comprovam a veracidade dos fatos.

Existe um enorme leque de ambientes que necessitam da presença do profissional, como empresas de marketing e assessorias de comunicação, por exemplo.

Além disso, o mercado de trabalho para jornalismo também oferece a oportunidade de exercer a profissão como autônomo, prestando seus serviços a redações, editoras, etc.

Como está o mercado de trabalho em Jornalismo

Com tantas mudanças na sociedade, muitas profissões estão sendo impactadas de maneira positiva.

No momento da pandemia, com a restrição de sair de casa, os jornalistas se encontraram com a responsabilidade de transmitir notícias e atualizar a população na linha de frente. 

O jornalismo pode ser realizado de várias formas, como telejornalismo, radiojornalismo e jornalismo digital.

O telejornalismo são as notícias apresentadas através de imagens da TV, tudo é bem pensado para que a veracidade e credibilidade dos fatos esteja em destaque.

Já o radiojornalismo não usa do artefato de imagens, mas sim da voz de um locutor para relatar os fatos. Por conta disso, as informações precisam ser transmitidas de forma bem detalhada. 

O uso constante da internet e sua capacidade de alcançar um número maior de público, é um dos motivos para o surgimento do jornalismo digital, que é realizado em qualquer formato: texto, áudio, imagem ou vídeo. Utilizando, principalmente da internet para a divulgação das suas notícias. 

Nesse sentido, com tantas facilidades surgindo para melhorar a atuação dos jornalistas, tudo isso colabora para a expansão do seu trabalho e a valorização. 

Quem se forma em Jornalismo trabalha onde

Por ser uma área que fornece uma boa quantidade de atuações, dessa forma permite aos jornalistas estarem atuando em vários âmbitos. Confira alguns lugares de atuação do jornalista:

  • Cinema;
  • Emissoras;
  • Podcast;
  • Editoras.

Além da oportunidade de desempenhar sua função na modalidade autônoma, prestando assessoria para pessoas públicas, como políticos, auxiliando na elaboração de discursos e como se comportar diante da sociedade, entre outras coisas.

Principais áreas de atuação do Jornalismo

A importância da notícia nos dias atuais é imprescindível para o cotidiano das pessoas.

As informações auxiliam na compreensão de como anda a sociedade, suas principais mudanças e quais são os acontecimentos que podem impactar.

A todo momento, situações estão ocorrendo ao redor do mundo e é função do jornalista escolher e narrar o que é necessário que o público tenha conhecimento. 

O jornalismo disponibiliza uma ampla quantidade de atuação, por causa disso seus profissionais podem atuar de diversas maneiras. Conheça algumas:

Repórter

Uma das mais conhecidas quando se pensa em jornalismo. Os profissionais estão à frente encarregados de passar a notícia ao público. Neste ramo, o jornalista vai apurar, checar as veracidades dos fatos e avaliar as notícias que são fundamentais para o público.

Editor

Neste ramo, o jornalista vai ajudar o repórter a escolher quais histórias merecem ser divulgadas e colabora como deve ser contada ao público. 

Como também pode atuar em jornais, revistas e mídias digitais, além disso, podem trabalhar nas publicações de livros, revisando e propondo melhorias, etc.

Fotojornalismo 

No fotojornalismo, o profissional vai  traduzir através da fotografia os sentimentos e acontecimentos em determinada  situação. O leque de atuação é amplo, logo, o jornalista pode atuar cobrindo desde situações corriqueiras a momentos de tensão, como protestos e guerras. 

Cinegrafia 

Nesta área sua responsabilidade é posicionar e operar a câmera e outros equipamentos, com a finalidade que as imagens possam capturar os movimentos necessários, ajudando a narrar uma história. 

Principalmente em programas de TV, filmagens de novelas e filmes, comerciais, etc.

Analistas de Dados

Vão explorar todas as notícias para discernir quais realmente são reais. Como também interpretar os dados para avaliar quais são os conflitos entre elas. É uma atuação recente com uma grande demanda.

Gestor de conteúdo

Sua função é criar um planejamento editorial da empresa que trabalham, com a intenção de promover o propósito da organização, através dos seus conteúdos. Além disso, trabalham juntamente com uma equipe de redatores e editores, na elaboração de e-books, boletins informativos, postagens e e-mails. 

Perfil do profissional de Jornalismo

Para ser notado no mercado de trabalho para jornalismo é necessário que seus profissionais tenham aspectos específicos, para que possam estar com visibilidade no mercado.

Como é um meio próspero, se for bem aproveitado o profissional pode crescer e desenvolver mais e mais. 

Porque são suas características particulares que vão colaborar para o seu desempenho Jornalístico. Confira as principais habilidades que um jornalismo deve ter:

  • Curiosidade: Como sua função é reportar para o público notícias, é necessário ser curioso para ir a fundo e descobrir detalhes sobre o ocorrido;
  • Gosta de ler: A todo momento notícias e novidades estão aparecendo e é dever do jornalista está por dentro. Além disso vai precisar escrever bastante e saber qual a melhor forma de repassar uma notícia ao público, então a leitura o ajuda a estabelecer uma boa escrita;
  • Inteligência emocional: Muitas situações que o jornalista vai presenciar são dolorosas e é crucial manter o profissionalismo neste momento, não se envolvendo além do que é permitido, para não atrapalhar na divulgação do ocorrido;
  • Pensamento analítico: Um grande número de notícias vão chegar ao jornalista e é sua responsabilidade divulgá-las, para isso é necessário saber como organizá-las de maneira prática. 

Um dos fatores principais é a busca constante pelas novidades, já que é um campo acelerado e com mudanças constantes.

Curso de Jornalismo na Unit

O curso de Jornalismo pode ser encontrado na Unit na modalidade presencial, que é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

O curso de Jornalismo na Unit vai apresentar aos seus alunos habilidades e conhecimentos que o ajudaram a cumprir suas funções na área, conheça algumas das matérias:

  • Produção de Texto;
  • Legislação e Ética em Jornalismo;
  • Teorias da Comunicação.
  • Técnicas de Entrevista, Redação e Pesquisa Jornalística;
  • Comunicação, Mídia e Cultura Digital.

Ao decorrer da graduação vai está tendo contato com técnicas que vão aperfeiçoar seu olhar Jornalístico, além de ter a oportunidade de estagiar e se destacar na área.

Ou seja, tendo seu primeiro contato real com o mercado de trabalho para jornalismo. Como também de conhecer os segmentos dos jornalismo e saber qual deles tem uma afinidade maior.

E se ser jornalista ou trabalhar no meio é o seu sonho, confira tudo sobre nossa faculdade de Jornalismo!

 

Leia também:

Jornalismo: uma carreira mais atual do que nunca

Jornalista: como é a profissão, onde estudar e mais!

POSTS RELACIONADOS

emec