Saiba tudo o que é preciso para participar do FIES 2023 e tenha a sua vaga na universidade garantida de uma vez por todas!
O Governo Federal possui diversos mecanismos para fomentar a expansão do ensino superior no país. Um desses mecanismos são os programas de promoção de acesso à universidade, como o Prouni e o FIES, que falaremos a seguir.
O FIES, Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa criado pelo Ministério da Educação, MEC, em 1999, com o objetivo de financiar linhas de crédito para estudantes de baixa renda poderem cursar a faculdade.
De modo geral, o governo realiza o pagamento integral ou parcial do curso de graduação diretamente para a instituição de ensino superior. Após a conclusão do curso, o estudante inicia o pagamento do financiamento para o governo.
Desta forma, os alunos mais necessitados conseguem acessar e frequentar a universidade mais tranquilamente, pois sabem que o pagamento será feito apenas após a obtenção do diploma, momento em que estarão melhor financeiramente.
Para termos ideia do seu impacto no acesso à universidade, só nos últimos 10 anos o FIES financiou mais de 3 milhões de estudantes. No ano de 2022 o programa disponibilizou mais de 110 mil vagas e a expectativa é de crescimento para o próximo ano.
As vagas são distribuídas em cursos de todas as áreas acadêmicas e faculdades do país inteiro participam do programa. O FIES 2023 é uma ótima oportunidade para realizar o sonho do ensino superior, por isso conhecer o seu funcionamento e os prazos é fundamental.
FIES 2023
O Governo Federal costuma divulgar o edital com todos os detalhes de como funciona o FIES no mês de janeiro. Contudo, as principais informações já foram adiantadas para que os candidatos e faculdades possam se preparar com antecedência.
A divulgação do edital, assim como todo o processo de inscrição, é feito por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, site do Governo Federal para os processos seletivos dos seus programas de ingresso à universidade.
O acesso ao Portal Único é feito por meio do login (CPF e senha) utilizados no Portal.gov.br. Caso não esteja cadastrado, é possível realizar um novo cadastro diretamente no Portal Único.
A seleção do FIES ocorre duas vezes por ano, sempre ao início de cada semestre. Por isso sempre fique atento, pois costumam ser poucos dias disponíveis para a inscrição.
Quais os critérios?
Para poder participar da seleção do FIES 2023, o aluno deve preencher dois requisitos, que são:
- Possuir renda per capita familiar de até três salários mínimos para financiamento integral ou até cinco salários mínimos para financiamento parcial
- Ter participado de alguma edição do ENEM, a partir de 2010, e obtido nota mínima de 450 pontos e não ter recebido nota zero na redação.
É importante ressaltar que o candidato deve cumprir de forma cumulativa os dois requisitos, isto é, deve ter participado de alguma edição do ENEM após 2010 e ter renda per capita familiar menor que três salários mínimos.
Além disso, o cumprimento dos requisitos é apenas condição para poder participar do processo seletivo, isto é, possuir essas condições não garantem necessariamente uma das bolsas de financiamento. Haverá ainda uma classificação para a concessão delas.
Como é feita a classificação?
Os candidatos ao financiamento estudantil serão classificados respeitando o curso de graduação que informaram no ato da inscrição. Além disso, são separados também por instituição, unidade ou campus escolhido e a turno do curso.
Com essa separação efetuada, os alunos são classificados conforme a nota do ENEM, sendo em ordem decrescente, isto é, da nota mais alta para a mais baixa.
Caso venha a ocorrer o empate entre dois ou mais candidatos, o desempate entre eles será feito seguindo o seguinte critério:
- Maior nota obtida na redação
- Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias
- Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Quando começam as inscrições?
Para poder participar do FIES 2023 é fundamental estar atento ao período de inscrição. Embora a publicação do edital completo ainda esteja para ser feita, o Governo Federal já informou as principais datas do processo seletivo, são elas:
- Inscrições: 14 a 17 de março
- Resultado: 21 de março
O prazo para que o candidato possa fazer alguma complementação da inscrição, assim como a data da divulgação da lista de espera, serão divulgadas na divulgação do edital. Ela está prevista para ocorrer em janeiro do próximo ano.
Para acompanhar os detalhes e saber mais informações sobre o FIES 2023, acesse agora mesmo o portal Unit. Assim, você estará sempre informado e preparado para garantir a sua inscrição no programa e dar início ao sonho do ensino superior.
Leis também:
Como funciona o FIES?
Ainda é vantagem recorrer ao FIES?
Para que serve o Enem?