Quando abre o FIES 2023

Conheça o Fies 2023, como esse sistema pode te ajudar a ingressar na faculdade e saiba quais são as datas que você deve ficar de olho para não perder!


Saiba tudo o que é preciso para participar do FIES 2023 e tenha a sua vaga na universidade garantida de uma vez por todas!

O Governo Federal possui diversos mecanismos para fomentar a expansão do ensino superior no país. Um desses mecanismos são os programas de promoção de acesso à universidade, como o Prouni e o FIES, que falaremos a seguir.

O FIES, Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa criado pelo Ministério da Educação, MEC, em 1999, com o objetivo de financiar linhas de crédito para estudantes de baixa renda poderem cursar a faculdade. 

De modo geral, o governo realiza o pagamento integral ou parcial do curso de graduação diretamente para a instituição de ensino superior. Após a conclusão do curso, o estudante inicia o pagamento do financiamento para o governo.

Desta forma, os alunos mais necessitados conseguem acessar e frequentar a universidade mais tranquilamente, pois sabem que o pagamento será feito apenas após a obtenção do diploma, momento em que estarão melhor financeiramente.

Para termos ideia do seu impacto no acesso à universidade, só nos últimos 10 anos o FIES financiou mais de 3 milhões de estudantes. No ano de 2022 o programa disponibilizou mais de 110 mil vagas e a expectativa é de crescimento para o próximo ano.

As vagas são distribuídas em cursos de todas as áreas acadêmicas e faculdades do país inteiro participam do programa. O FIES 2023 é uma ótima oportunidade para realizar o sonho do ensino superior, por isso conhecer o seu funcionamento e os prazos é fundamental.

FIES 2023

O Governo Federal costuma divulgar o edital com todos os detalhes de como funciona o FIES no mês de janeiro. Contudo, as principais informações já foram adiantadas para que os candidatos e faculdades possam se preparar com antecedência.

A divulgação do edital, assim como todo o processo de inscrição, é feito por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, site do Governo Federal para os processos seletivos dos seus programas de ingresso à universidade.

O acesso ao Portal Único é feito por meio do login (CPF e senha) utilizados no Portal.gov.br. Caso não esteja cadastrado, é possível realizar um novo cadastro diretamente no Portal Único.

A seleção do FIES ocorre duas vezes por ano, sempre ao início de cada semestre. Por isso sempre fique atento, pois costumam ser poucos dias disponíveis para a inscrição.

Quais os critérios?

Para poder participar da seleção do FIES 2023, o aluno deve preencher dois requisitos, que são:

  • Possuir renda per capita familiar de até três salários mínimos para financiamento integral ou até cinco salários mínimos para financiamento parcial
  • Ter participado de alguma edição do ENEM, a partir de 2010, e obtido nota mínima de 450 pontos e não ter recebido nota zero na redação.

É importante ressaltar que o candidato deve cumprir de forma cumulativa os dois requisitos, isto é, deve ter participado de alguma edição do ENEM após 2010 e ter renda per capita familiar menor que três salários mínimos.

Além disso, o cumprimento dos requisitos é apenas condição para poder participar do processo seletivo, isto é, possuir essas condições não garantem necessariamente uma das bolsas de financiamento. Haverá ainda uma classificação para a concessão delas.

Como é feita a classificação?menina estudando para o fies 2023

Os candidatos ao financiamento estudantil serão classificados respeitando o curso de graduação que informaram no ato da inscrição. Além disso, são separados também por instituição, unidade ou campus escolhido e a turno do curso.

Com essa separação efetuada, os alunos são classificados conforme a nota do ENEM, sendo em ordem decrescente, isto é, da nota mais alta para a mais baixa.

Caso venha a ocorrer o empate entre dois ou mais candidatos, o desempate entre eles será feito seguindo o seguinte critério:

  • Maior nota obtida na redação
  • Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias
  • Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Quando começam as inscrições?

Para poder participar do FIES 2023 é fundamental estar atento ao período de inscrição. Embora a publicação do edital completo ainda esteja para ser feita, o Governo Federal já informou as principais datas do processo seletivo, são elas:

  • Inscrições: 14 a 17 de março
  • Resultado: 21 de março

O prazo para que o candidato possa fazer alguma complementação da inscrição, assim como a data da divulgação da lista de espera, serão divulgadas na divulgação do edital. Ela está prevista para ocorrer em janeiro do próximo ano.

Para acompanhar os detalhes e saber mais informações sobre o FIES 2023, acesse agora mesmo o portal Unit. Assim, você estará sempre informado e preparado para garantir a sua inscrição no programa e dar início ao sonho do ensino superior.

 

Leis também:

Como funciona o FIES?

Ainda é vantagem recorrer ao FIES?

Para que serve o Enem?

POSTS RELACIONADOS

emec