Radiologia e as possibilidades do mercado de trabalho

O diagnóstico de doenças pode ser agilizado através de exames realizados por radiologista, que atuam ajudando os médicos a ter resultados mais rápidos.


A Radiologia é responsável por detectar possíveis doenças, deformação nos ossos ou até mesmo objetos no corpo humano. Por causa de sua importância para saúde, segurança e até mesmo investigação, o mercado de trabalho para esses profissionais é vasto e repleto de oportunidades. 

A radiologia é um aliado para medicina, pois é através dela que médicos podem ter um diagnóstico mais rápido e acelerar o tratamento dos seus pacientes, tornando a profissão vital para o bem-estar humano.

Dessa forma, o radiologista pode atuar em várias áreas, já que possui a oportunidade de estar em vários setores. Além disso, a demanda não diminui e a procura por esses profissionais só aumenta, uma vez que vários setores, até mesmo da indústria, estão reconhecendo a importância e necessitando da atuação desses profissionais.

Na indústria, por exemplo, os profissionais vão atuar verificando quais são as falhas e rachaduras de um material, observando sua interação com outros componentes. Nesse sentido, a radiologia pode ir além dos centros médicos e ocupar lugares em vários negócios.

Como está o mercado de trabalho em Radiologia

Um dos principais fatores que contribuem  para o crescimento da radiologia é a tecnologia, pois os exames estão sendo mais confiáveis, muito por causa dos equipamentos de ponta que são usados. Diante disso, a Radiologia tem um potencial de crescimento cada vez maior, atuando juntamente com equipes médicas.  

Quem se forma em Radiologia trabalha onde

O Radiologista tem facilidade de encontrar lugares para atuar. Seja na saúde, indústria ou segurança, o radiologista se faz presente em vários ambientes, como: 

  • Hospitais;
  • Clínicas Médica;
  • Clínicas Veterinárias;
  • Indústrias;
  • Aeroportos, etc. 

Além disso, o profissional também pode estar vinculado a redes privadas ou públicas; na segunda alternativa, sua ingressão ocorre através de um concurso. 

Principais áreas de atuação do Radiologia 

A Radiologia utiliza de equipamentos radiológicos e o seu profissional é o responsável pelo seu manuseio correto. Estes equipamentos realizam os exames de raio-X, ultrassonografias, tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas, entre outros. Por causa disso, o radiologista pode atuar em diversos fins. Conheça alguns deles:

Radiologia Convencional na área médica

A radiologia convencional é responsável pelo exame de Raio-X ou também conhecido como Radiografia. É popular entre os médicos para diagnósticos rápidos, como também para o controle de traumas e enfermidades. Nessa prática, é usada a radiação ionizante, que permite avaliar estruturas internas do organismo.

Sobretudo, a radiologia convencional é usada em exames como:

  • Ultrassonografia;
  • Tomografias Computadorizadas;
  • Ressonâncias magnéticas, etc. 

Radiologia Odontológica

A Radiologia Odontológica também tem um grande destaque no mercado, pois sua atuação é voltada para exames de imagens da face, especificamente da arcada dentária. Seu principal objetivo é  a intenção de descobrir quais são as deformidades, lesões e fraturas no rosto do paciente e, assim, evitar patologias.

Também é usada principalmente para o alinhamento dos dentes, por exemplo para colocar um aparelho móvel. E ao decorrer do tratamento dentário, frequentemente é usada para avaliar a progressão do paciente.

Radiologia Veterinária

Neste ramo, os profissionais vão ajudar nos diagnósticos e tratamentos de doenças em animais. Através dos exames de imagens, vai identificar as estruturas internas dos animais e consequentemente verificar sintomas e doenças. Assim, auxiliando e acelerando o diagnóstico dado pelo veterinário.

Radiologia Industrial

É um campo que está crescendo nos últimos anos. Sua função é voltada em identificar corpos estranhos nos produtos ou encontrar falhas e rachaduras em um material. 

Além disso, é usada nos processos de radiações e ionizantes, sendo capaz de separar partículas, átomos e moléculas eletricamente carregadas. Esse processo é voltado principalmente para os setores de Petróleo e Gás, Siderúrgico, Metalúrgico, entre outros.

Perfil do profissional de Radiologia

O profissional em Radiologia é o responsável por um dos procedimentos que ajudarão o médico a diagnosticar o que se passa com o paciente. Sendo assim, vai estar lidando tanto com os equipamentos, quanto com os médicos e pacientes. Por isso, é importante ter características que vão facilitar o desempenho no trabalho, como:

  • Atenção: Os equipamentos e a radiação devem ser manuseados de maneira correta para não prejudicar nem ele mesmo e nem o paciente. Além disso, não pode se esquecer da proteção que o paciente vai precisar utilizar e nem de colocar a proteção que o radiologista deve usar nesses procedimentos;
  • Paciência: Algumas vezes o paciente pode ficar inquieto, principalmente se for criança. Por isso, é necessário estar preparado e ter paciência para lidar com eventualidades e possíveis necessidades de refazer o exame; 
  • Comunicação: Durante o exame, o paciente pode se sentir desconfortável ou com medo. É tarefa do radiologista explicar sobre o procedimento passando segurança e deixando o paciente o mais confiável possível;
  • Trabalhar em equipe: O radiologista, em algumas vezes, vai ter outro profissional na área durante a realização do exame. Desse modo, vai precisar repassar para o médico como aconteceram os exames e, se necessário, aceitar o comando de refazer. 

Essas são algumas das características importantes que os radiologistas devem ter, além de outras como observação, cuidado e flexibilidade. Sobretudo, buscar conhecimento da área e estar por dentro dos processos tecnológicos também são pontos que devem ser levados em consideração. 

Curso de Radiologia da Unit 

O curso Radiologia de pode ser encontrado na Unit na modalidade presencial. A instituição é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

A grade curricular abrange os conteúdos essenciais para sua atuação, como:

  • Anatomia Humana;
  • Tomografia Computadorizada;
  • Ressonância Magnética Nuclear;
  • Medicina Nuclear;
  • Proteção Radiológica.

Além disso, na graduação de Radiologia ofertada pela Unit, além das aulas teóricas, os alunos vão ter a sua disposição:

  • Laboratórios de Radiologia;
  • Equipamentos de Raio-x odontológico panorâmico digital;
  • Salas climatizadas. 

Há ainda os estágios extracurriculares, que ajudarão o aluno a aperfeiçoar suas técnicas e adquirir novas habilidades. Não perca tempo e venha para a Unit!

POSTS RELACIONADOS

emec