Acesse nosso portal

Blog EAD Nossa Sra da Glória

5 barreiras que o ensino a distância pode te ajudar a romper

Postado por Cleiton Miranda on 23-11-2017 9:00

ensino a distância

Ainda há muito estigma em torno do ensino a distância. Há quem acredite que os cursos são menos sérios e que o diploma não vale a mesma coisa, mas isso é um grande equívoco. Confira neste post 5 barreiras que o ensino a distância pode te ajudar a romper!

Ensino a distância é reconhecido pelo MEC?

O ensino a distância está previsto em lei desde 1996, mas já sofreu diversas alterações desde então. Afinal, já se passaram mais de 20 anos!

Desde 2004, as instituições de ensino superior podem criar novos cursos para o ensino a distância sem a necessidade de autorização do MEC, embora ainda precisem se submeter aos processos de reconhecimento.

Em junho deste ano, o Ministério da Educação (MEC) publicou um documento que atualizou a regulamentação do ensino a distância com o objetivo de ampliar a oferta de cursos superiores nessa modalidade.

Uma das mudanças é que as instituições de ensino superior públicas são automaticamente credenciadas para ofertar cursos de ensino a distância.

5 barreiras que o ensino a distância pode te ajudar a romper

A grande proposta por trás do ensino a distância é democratizar o acesso ao ensino superior. Para isso, o Ministério da Educação tem tomado medidas para aperfeiçoar e desburocratizar os procedimentos envolvidos nessa modalidade.

Se você ainda não está convencido dos benefícios do ensino a distância, veja a seguir 5 obstáculos que ele pode ajudá-lo a superar!

1. Distância

Há muitos cursos interessantes sendo oferecidos no Brasil, mas mudar de cidade ou estado para estudar nem sempre é possível. Com o ensino a distância, basta um computador com acesso à internet para encurtar a distância entre você e os seus sonhos!

2. Tempo

Quando você faz um curso presencial é preciso se deslocar até a faculdade. Você come apressado, enfrenta o trânsito e o transporte público lotado, para depois ter que lidar com todo o estresse que isso gera. Mesmo na melhor hipótese, você gasta tempo e dinheiro nesse processo. Com o ensino a distância, a única coisa que você precisa é ligar o computador e começar a estudar.

3. Família

Quem é responsável por uma família sabe o quanto pode ser complicado investir na sua carreira profissional e, ao mesmo tempo, lidar com as demandas pessoais. Graças à flexibilidade do ensino a distância, você pode estudar quando puder, contanto que envie as atividades dentro do prazo.

4. Conciliar trabalho e estudo

Em tempos de instabilidade econômica, nós tentamos nos desdobrar em mil para conseguir fazer tudo; e isso é extremamente cansativo. O ensino a distância diminui consideravelmente esse desgaste, já que você pode conciliar trabalho e estudo no conforto do seu lar.

5. Medo

Algumas pessoas sentem medo de encarar o ambiente universitário, principalmente se faz tempo que não estudam. Com o ensino a distância, você não precisa se sentir intimidado e pode dedicar-se exclusivamente ao aprendizado, sem o receio de entrar em uma sala de aula novamente.

Como fazer ensino a distância na UNIT?

Ficou empolgado com os benefícios de estudar a distância? Então está na hora de saber os detalhes de como fazê-lo na UNIT!

Você pode estudar conosco sem ter feito vestibular. Sim, você leu certo! É preciso ter feito o ENEM nos últimos três anos e ter obtido mais de 450 pontos na redação. Quer mais uma notícia boa? Não há taxa de inscrição!

Acesse nosso site para conferir os cursos disponíveis!

Conheça os Cursos EAD UNIT

Leia também: 6 mitos que contaram a você sobre cursos de graduação EAD

Cleiton Miranda

Escrito por Cleiton Miranda

Topics: EAD