Acesse nosso portal

Blog EAD Nossa Sra da Glória

5 tecnologias que você vai encontrar em um curso EAD

Postado por Cleiton Miranda on 12-01-2018 7:00

A educação a distância (EaD) é uma modalidade de ensino que se popularizou bastante nos últimos anos e atrai milhares de estudantes a cada dia. Mas para tornar possível que o aluno conclua um curso a distância é preciso contar com a ajuda de diversos recursos tecnológicos.

Por meio da tecnologia, o aluno consegue estudar a hora que desejar, gerenciar seu próprio aprendizado, organizar-se e sentir-se em um ambiente atrativo e bastante próximo de colegas, professores e tutores.

Confira, a seguir, quais são os tipos de tecnologia que você vai encontrar em um curso EaD que vão facilitar seu aprendizado:

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ao ingressar no ensino a distância, o aluno entra no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ou seja, uma plataforma on-line que permitem o acesso às aulas e a diversas atividades. Essa tecnologia contribui para a metodologia pedagógica que é desenvolvida pelos professores.

Nesse local é possível acessar todo o conteúdo do curso em qualquer computador conectado à internet. Oferece diferentes formas de interação e o aluno pode sanar dúvidas, enviar mensagens e receber orientações.

Para acessar esse conteúdo, o aluno entra com um login e senha. Dessa forma, pode estudar em qualquer lugar e horário. Esse ambiente proporciona ao estudante uma visão ampla e organizada para que possa navegar facilmente e manter uma rotina de estudos.

Por meio do AVA, o aluno acessa videoaulas para ver a transmissão de conteúdos educativos. Além de assistir videoconferências e participar de fóruns e chats para debater alguns assuntos importantes. Também podem consultar livros, documentos, apostilas e estudos acadêmicos nas bibliotecas virtuais.

Gamification

É uma ferramenta tecnológica muito utilizada por professores e tutores no EaD. Trata-se de usar o mecanismo de videogame para atrair o aluno para os conteúdos pedagógicos. Além disso, permite mais engajamento e aumenta a curiosidade dos estudantes.

Geralmente, um instrutor guia a atividade e monitora os alunos, podendo esclarecer dúvidas. Por meio dessa tecnologia, é possível ter um feedback das dificuldades do estudante em relação a uma determinada matéria. Estimula também a competição para que superem cada atividade e oferece recompensas como medalhas, pontuação ou brindes.

Mobile Learning

Os conteúdos da EaD podem também ser acessados por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Essa tecnologia permite a atualização cada vez mais rápida, pois esses aparelhos proporcionam o acesso às aulas e atividades em qualquer hora e lugar, o que facilita o aprendizado.

Aplicativos (Apps)

Outra forma de absorver o conteúdo é usar alguns aplicativos que podem ser baixados gratuitamente. Por meio deles, é possível se organizar, agendar tarefas, otimizar a formação e expandir o conhecimento.

Algumas instituições inclusive criam aplicativos próprios para facilitar o acesso ao AVA e disponibilizar materiais complementares aos estudantes, tornando o processo de aprendizado mais interessante e interativo.

Redes sociais

Há diversas redes sociais atualmente que podem contribuir para os estudos, principalmente quando a modalidade é a distância. Entre elas, destaca-se o Facebook, que ajuda bastante a comunicação entre tutores e alunos. Por meio dele, é possível criar grupos de discussões, encontros ao vivo e incentivar os alunos a compartilharem conhecimentos.

Há também o Youtube, maior rede social de compartilhamento de vídeos, que permite a criação de fóruns para que as pessoas se conectem. Além disso, os estudantes podem armazenar trabalhos audiovisuais e pesquisar materiais extras de apoio.

Pronto para mergulhar no ensino a distância? Saiba os prós e contras de fazer uma graduação EaD!

Cleiton Miranda

Escrito por Cleiton Miranda

Topics: universidade