Acesse nosso portal

Blog EAD Nossa Sra da Glória

6 atitudes de uma mãe estudante vencedora

Postado por Cleiton Miranda on 07-11-2017 9:00

mãe estudante

Não é fácil ser uma mãe estudante. As demandas do dia a dia são pesadas e muitas vezes é difícil conciliar duas coisas tão importantes na sua vida. Por isso, é preciso ter certas atitudes que vão facilitar a sua vida e lhe ajudar a vencer neste caminho.

1. Saber separar uma hora do dia para os estudos

É muito importante que uma mãe estudante saiba separar alguma hora calma do seu dia (ou de alguns dias da semana, pelo menos) para que ela possa se dedicar aos seus estudos sem ser interrompida. É importante que essa hora seja quando a casa estiver calma, de preferência quando as crianças estiverem na escola ou dormindo.

O cronograma pode ser feito como for da sua preferência, mas tenha certeza de seguir ele. Talvez uma ou duas horas no fim das noites ou um período maior no final de semana. Ache um cronograma que vai caber dentro das suas possibilidades.

2. Ter disciplina e muita força de vontade

Nem sempre é fácil cumprir as suas metas, por isso, disciplina e força de vontade são habilidades que precisam ser treinadas. No início, será extremamente difícil se concentrar com tantas demandas que vão aparecer no seu dia, mas perseverança e organização vão fazer com que você consiga criar o hábito e, a partir daí, será muito mais fácil se concentrar nos seus estudos.

3. Ter uma conversa franca com os filhos

Se os seus filhos já tiverem idade suficiente para entender, é sempre proveitoso ter uma conversa franca com eles e explicar que você precisa de tempo para os seus estudos. Explique a eles como é importante para você e a sua família que você consiga a sua sonhada graduação e que eles precisam cooperar nas horas em que você estiver estudando.

As crianças entendem muito melhor do que muitas pessoas pensam e vão compreender a sua necessidade se você conseguir ter uma conversa franca e honesta com elas. Cooperação vai fazer com sua vida seja facilitada.

4. Dividir as responsabilidades com a família (se possível)

É importante lembrar que você não está sozinha. Se você mora com seu companheiro, é importante dividir as responsabilidades na hora de cuidar das crianças para que ele possa lhe dar apoio nos momentos que você precisa para estudar.

Caso você seja mãe solteira, também existem opções. Você pode pedir ajuda para sua mãe, por exemplo, em algum dia da semana para que consiga se concentrar mais em seus estudos.

5. Ter tempo para o seu lazer

É muito estressante e cansativo ter tempo para seus estudos e seus filhos, por isso, é muito importante para uma mãe estudante que ela saiba ter tempo livre para o seu lazer. Se você quer aguentar as pressões do dia, momentos simples como assistir a um filme, ler um livro ou praticar uma atividade física vão lhe fazer ter uma vida muito mais saudável e feliz.

Não negligencie seu estado emocional, pois você precisa estar bem para ter força de vontade para continuar!

6. Entender que ser uma mãe estudante não é fácil

Por fim, não se desespere. Sim, as coisas vão dar errado algumas horas. É normal. Nenhuma mãe estudante consegue vencer na vida sem sacrifício e esforço, por isso, não ache que as coisas vão funcionar de cara, mas também não desista! Com perseverança e organização, as coisas vão dar certo!

Conheça os Cursos EAD UNIT

Leia também: Mãe e profissional: como ter sucesso na carreira e na vida pessoal

Cleiton Miranda

Escrito por Cleiton Miranda

Topics: EAD, Dicas