Acesse nosso portal

Blog EAD Nossa Sra da Glória

Análise e desenvolvimento de sistemas: profissionais qualificados

Postado por Rafael Fonseca on 27-01-2018 7:00

A tecnologia foi definitivamente incorporada ao cotidiano das pessoas e empresas. Nesse contexto, para melhor atender aos seus clientes, as organizações investem na automação de seus sistemas e serviços.

Essa nova configuração do mercado abriu as portas para todos os profissionais que desejam fazer uma carreira nessa área. Mas, para se credenciar a uma das muitas vagas disponíveis, é obrigatório se qualificar.

Uma das maneiras de se alcançar esse objetivo é cursar uma graduação em análise e desenvolvimento de sistemas. No post de hoje, você vai conhecer melhor as oportunidades e o perfil buscado pelo mercado de trabalho.

Por que o analista de sistemas deve buscar a qualificação?

                                                                                          

A missão de um analista de sistemas é das mais audaciosas: ele é o responsável por implantar e modernizar sistemas e estruturas das empresas, permitindo que serviços e processos sejam realizados com mais eficiência.

Contudo, a evolução da tecnologia é um processo que não tem fim, Aquilo que hoje é novidade pode estar ultrapassado em muito pouco tempo. Por tudo isso, é muito importante que o profissional esteja atento a velocidade com que as inovações são incorporadas a rotina de trabalho.

Melhor ainda se ele conseguir inovar. O profissional precisa se preparar para trabalhar em condições adversas: pouco tempo para desenvolver projetos e verbas quase sempre escassas.

Além destas, reforçam-se a importância de algumas habilidades comportamentais, como a capacidade de trabalhar em equipe ou de dialogar com todos os públicos.

Por que as empresas precisam desse profissional?

 

Em um mercado pela extrema concorrência, o investimento em estratégias para ampliar a competitividade tornou-se essencial para garantir a sobrevivência das empresas.

Assim, elas devem se preocupar em aperfeiçoar seus processos, para oferecer produtos e um atendimento de melhor qualidade. A modernização dos sistemas é um passo gigante nessa direção.

É preciso, por exemplo, controlar o acesso às informações, impedindo que pessoas não autorizadas façam uso indevido dos dados. Por meio da informação, são gerados relatórios mais precisos, por vezes completamente automáticos, que ajudam na tomada de decisões.

Cita-se ainda como impulso o barateamento das soluções tecnológicas, que permitiram também que elas estejam ao alcance de pequenas e médias empresas. Nesse contexto, pode-se afirmar que as oportunidades para este tecnólogo se ampliam na mesma velocidade em que são feitas novas descobertas.

Como é a graduação em análise e desenvolvimento de sistemas?

 

Na Universidade Tiradentes, a graduação em análise e desenvolvimento de sistemas é realizada a distância, na modalidade Tecnológico. Isso significa que o aluno só deve comparecer aos polos de apoio para realizar as provas.

Ao longo da graduação, materiais online e impressos se complementam e o aluno conta com todo suporte no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Ao contrário do que prega o senso comum, o caminho até o diploma não é mais fácil, exigindo do aluno constante dedicação.

Entendeu como a graduação em análise e desenvolvimento de sistemas vai ajudá-lo a se qualificar? Baixe agora mesmo nosso e-book de curso para obter mais informações.

Rafael Fonseca

Escrito por Rafael Fonseca

Topics: Análise e desenvolvimento de sistema