Acesse nosso portal

Blog EAD Nossa Sra da Glória

Carreira em alta: gestão comercial

Postado por Willian Almeida on 21-01-2018 7:00

Comprar e vender são duas atividades básicas para a sobrevivência de qualquer empresa. O primeiro passo é adquirir matéria-prima de qualidade, para depois traçar estratégias que despertem o interesse pelos produtos ou serviços oferecidos.

A supervisão de todo esse processo é de responsabilidade do gestor comercial, que deve entender cada variável capaz de influenciar na concretização ou mesmo na desistência de um negócio.

Concluir a graduação em gestão comercial oferece ao tecnólogo a possibilidade de atuar em diversas organizações. No post de hoje, você vai entender melhor porque esse profissional tem sido tão valorizado.

O que faz um gestor comercial?

O gestor comercial é o responsável por garantir a eficiência na comercialização de produtos e serviços, assegurando que eles obedeçam aos padrões mínimos de qualidade. Seu maior desafio é aperfeiçoar as falhas na produtividade, para que isso gere um impacto positivo também na rentabilidade do negócio.

Para isso, ele deve conhecer todas os fatores que podem afetar positiva ou negativamente essa transação, a partir de uma análise dos cenários econômico, financeiro e tributário.

Deve, portanto, entender as características específicas de cada etapa, da concepção, passando pela execução e distribuição, até chegar às estratégias promocionais mais adequadas ao público-alvo.

Para fazer jus a tamanha responsabilidade, o currículo da graduação em gestão comercial flerta com diversas áreas como economia, finanças, marketing, entre outras.

Quais as habilidades necessárias nessa profissão?

Quem pretende construir uma carreira de sucesso na área de gestão comercial deve manter um bom relacionamento com clientes e fornecedores, já que frequentemente ele estará envolvido em uma negociação.

Conhecer o comportamento de quem está do outro lado da mesa torna-se, portanto, um requisito básico para o sucesso de qualquer estratégia. É preciso se adaptar aos novos padrões de exigências – cada vez mais altos, diga-se de passagem – dos consumidores. 

Ao mesmo tempo, ele deve se destacar pela habilidade de tomar decisões rápidas, mesmo em cenários adversos, respeitando-se o fato de que esta é uma área onde o planejamento pode ser alterado a qualquer momento.

Por que a graduação em gestão comercial oferece ótimas oportunidades?

Em tempos de crise econômica, o grande desafio de todas as empresas é assegurar a manutenção de seu potencial competitivo. Uma das maneiras de se alcançar esse objetivo é zelar pela integridade do volume de vendas.

Isso faz com que este profissional seja requisitado por empresas de todos os portes e segmentos, estando habilitado para ocupar cargos de diferentes níveis hierárquicos, atuando como vendedor, representante, gerente ou diretor.

Por último, é conveniente salientar a importância do desenvolvimento tecnológico para otimizar o processo de vendas. Vários softwares específicos permitem que o graduando exerça um controle mais efetivo, identificando as deficiências que precisam ser sanadas.

Entendeu por que a graduação em gestão comercial é uma ótima alternativa para quem quer construir uma carreira de sucesso? Baixe o e-book e conheça a infraestrutura e os diferenciais do nosso curso!
Willian Almeida

Escrito por Willian Almeida

Topics: Graduação, gestão comercial