Acesse nosso portal

Blog EAD Nossa Sra da Glória

Como são as provas na graduação on-line?

Postado por Cleiton Miranda on 31-01-2018 7:00

Se você está pensando em fazer um curso a distância, provavelmente já se perguntou como são as provas na graduação on-line, certo? Esse é um questionamento muito comum e as pessoas tendem a acreditar que as avaliações também acontecem em ambiente virtual, mas não é bem assim.

Fizemos este post justamente para esclarecer essa questão. Assim, você vai entender melhor o funcionamento da graduação EAD e ter melhores condições de planejar seu futuro como estudante de ensino superior. Vamos lá?

Porque cursos a distância não são 100% virtuais

É o Ministério da Educação, também conhecido como MEC, que determina as possíveis formas de avaliação de uma graduação a distância.

Até pouco tempo atrás, era indicado que todos os cursos on-line tivessem atividades realizadas presencialmente, contudo, recentemente essa regra mudou para que mais pessoas tenham a possibilidade de fazer uma graduação EAD sem ter que se deslocar até os chamados polos de apoio presenciais.

É por isso que, ao acessar o site de diversas instituições de ensino, você encontra as opções por cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

Independentemente da obrigatoriedade ou não de comparecer ao polo de apoio presencial, estes devem ser devidamente estruturados, com salas de aula ou estudo, biblioteca, laboratórios e área administrativa, a fim de garantir um ensino de qualidade aos alunos.

As provas na graduação on-line são presenciais: entenda como funciona

Vamos ser realistas, se um aluno pudesse realizar suas provas em ambiente virtual, direto da sua casa (ou qualquer outro espaço que desejasse), encontraria condições para burlar o exame facilmente.

É por isso que o MEC exige que ao menos as provas na graduação on-line sejam realizadas presencialmente, nos polos de apoio. Para tanto, já no ato da matrícula, o aluno recebe um calendário que informa as datas e horários em que deve estar presente para a realização das atividades.

E, como acontece no sistema tradicional de ensino, um aluno EAD pode ter a oportunidade de realizar uma prova substitutiva caso não possa comparecer ao polo na data previamente determinada. Para tanto, é preciso estar atento às normas e prazos para abertura de solicitações.

O sistema avaliativo no EAD: nem toda atividade que vale ponto é presencial

Como se sabe, as provas não são o único instrumento que professores e instituições de ensino têm para avaliar os seus alunos. O EAD, assim como o ensino presencial, permite que trabalhos e projetos sejam desenvolvidos como parte do processo de aprendizagem.

Para tanto, instituições que oferecem cursos on-line contam com um sistema virtual de aprendizagem próprio. Na Unit, o Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) se assemelha às redes sociais, é bastante intuitivo e permite a interação simultânea com professores e colegas.

Assim, é possível que sejam organizados momentos de debate, por exemplo, em que os professores podem acompanhar e avaliar o envolvimento de cada aluno, bem como seu entendimento da matéria e sua capacidade argumentativa.


Além disso, a plataforma também permite a realização de atividades avaliativas a serem feitas individualmente e que podem conter tanto questões de múltipla escolha quanto questões dissertativas.  

Há, ainda, mais uma possibilidade. Na UNIT, além das provas, o aluno deve comparecer ao seu polo de apoio semanalmente, para participar de aulas que acontecem ao vivo, por transmissão via satélite.

Nesses momentos, com o auxílio de um tutor presente em sala de aula, o professor pode optar pela realização de atividades avaliativas diversas, como também acontece em cursos inteiramente presenciais.

Tem mais dúvidas em relação à graduação on-line? Neste e-book você encontra todas as respostas!

Cleiton Miranda

Escrito por Cleiton Miranda

Topics: EAD