Acesse nosso portal

Blog EAD Nossa Sra da Glória

Contabilidade: tradição X inovação

Postado por Cleiton Miranda on 26-01-2018 7:00

Feche os olhos: quando você pensa em um contador, qual a primeira imagem que vem à sua mente? Se você respondeu que é atrás de uma mesa repleta de papéis com uma calculadora na mão, saiba que a sua concepção pode estar um tanto equivocada.

Isso porque a Contabilidade é uma profissão que vem se adaptando muito bem às novas configurações do mercado. No post de hoje, você vai entender porque as intervenções desse profissional se tornaram tão importantes.

O que faz o contador?

Para se ter uma ideia da importância do profissional de Contabilidade, façamos menção ao fato de que, além de atender empresas e organizações de todos os portes e tamanhos, ele também presta serviço diretamente a pessoas físicas.

Recai sobre ele a responsabilidade pelo gerenciamento do patrimônio que todos nós acumulamos ao longo de nossas vidas, repassando ao seu cliente ou empregador informações atualizadas sobre os seus bens.

Ele também responde pelo cumprimento das obrigações fiscais, escolhendo o modelo de tributação mais vantajoso para cada empresa. A inadimplência no recolhimento de impostos e taxas pode render várias dores de cabeça aos gestores.

Por que o contador se tornou tão importante para as empresas?

As organizações estão inseridas em um ambiente cada vez mais competitivo. Nesse sentido, a intervenção de um contador é de extrema importância para que as metas sejam atingidas.

Muito além de alguém meramente ligado ao operacional, não é exagero afirmar que, dentro dessa nova configuração, o egresso de uma graduação em Contabilidade adquire um status análogo ao de um consultor.

Isso porque, antes de tomar quaisquer decisões, o gestor considera o resultado do diagnóstico sobre a situação fiscal e patrimonial da empresa, elaborado pelo contador. Esse conhecimento é essencial para que ele consiga se antecipar aos riscos de um negócio, por exemplo.

Como a tecnologia contribuiu para essa transformação?

Se hoje em dia houve uma mudança na concepção sobre o papel de um contador, ela se deve ao avanço da tecnologia. Nessa direção, merecem destaque as inúmeras possibilidades trazidas pela prática da chamada contabilidade online.

Os novos recursos contribuíram decisivamente para eliminar diversos entraves burocráticos, possibilitando, por exemplo, que o profissional da área possa dedicar uma atenção especial às pequenas e médias empresas.

Além disso, os softwares de gestão contábil permitem que as informações sejam guardadas na nuvem. Em outras palavras, o contador pode trabalhar de qualquer dispositivo conectado à internet.

Por último, enalte-se o fato de que várias funções acabam sendo executadas automaticamente pelo próprio sistema, o que reduz significativamente a margem de erros e permite que o profissional priorize as atividades nas quais a sua atuação é, de fato, imprescindível.

Acompanhando as inovações trazidas pela contabilidade online, este é um curso que também pode ser feito a distância. Se você se interessou por essa graduação, venha conhecer melhor a infraestrutura da Universidade Tiradentes. Baixe o e-book de curso para saber mais!

Cleiton Miranda

Escrito por Cleiton Miranda

Topics: Contabilidade, Contabeis