Acesse nosso portal

Blog EAD Nossa Sra da Glória

Curso superior online e o reconhecimento no mercado

Postado por Cleiton Miranda on 16-11-2017 9:00

curso superior online

A expansão do Ensino a Distância (EaD) é um fenômeno irreversível. Por razões diversas, muitas pessoas encontram em um curso superior online a oportunidade para retomar os estudos.

Destaca-se a flexibilidade oferecida ao estudante, que ganha a liberdade de ajustar sua rotina de estudos com a sua agenda diária. Instituições de ensino, por sua vez, também já perceberam que esta é uma modalidade que traz retorno.

Mas, e as empresas? Será que já se renderam às vantagens oferecidas pela educação a distância ou ainda têm alguma resistência em contratar candidatos egressos dessa modalidade? Neste post, vamos falar de reconhecimento de mercado aos cursos online. Fique atento!

Fator secundário para a maioria

Acabou de concluir um curso superior online e está com receio de não conquistar uma vaga no mercado? Não tenha medo!  A maioria dos gestores considera que este é um fator secundário.

Em outras palavras, não importa se você frequentou uma sala de aula presencial ou online, o que é considerado é o fato de você ter o perfil necessário para preencher determinada vaga.

O que vale, portanto, é a qualidade da proposta pedagógica e o seu alinhamento às demandas do mercado. Vale lembrar que a oferta de cursos online é realizada mediante autorização do MEC, por meio do qual as instituições são submetidas a uma série de exigências.

Benefício também para as empresas

Numa perspectiva mais ampla, é fácil constatar que o investimento em cursos online proporciona grandes benefícios também para as próprias empresas, à medida em que permite que o colaborador se qualifique, sem que para isso, tenha que ser desembolsado um valor muito alto.

Essa é a solução ideal, por exemplo, para executivos do alto escalão de multinacionais, que, por força de seu trabalho, são obrigados a viajar com bastante frequência.

Embora precisem se manter atualizados, não lhes sobra tempo para frequentar uma sala de aula convencional. A flexibilidade oferecida pela EaD vem, portanto, ao encontro dessa lacuna e também contribui para o reconhecimento de mercado.

Outra possibilidade para as organizações é a realização de treinamentos específicos a distância. Já imaginou assistir a uma palestra, daqui do Brasil, com o CEO ou outro importante dirigente da empresa, que está em sua sede?

Os focos de resistência

Apesar dos avanços – projeções da Sagah, que desenvolve conteúdo para a modalidade, indicam que até 2023 ela responderá por 51% do mercado – ainda há focos de resistência.

Essa postura se deve, em grande parte, aos mitos que ainda são associados aos cursos online, como o de que não há preocupação com o conteúdo ou o de que não é preciso muito esforço para obter o diploma.

Na verdade, vale lembrar que ocorre justamente o oposto: o nível de obrigações de um estudante EaD se equipara ao de quem está matriculado no ensino presencial. Também há avaliações, controle de frequência e desempenho.

Esperamos ter fornecido a você um panorama realista sobre o reconhecimento do mercado dos cursos online.

Conheça os Cursos EAD UNIT

Leia também: Fazer faculdade a distância vale a pena?

Cleiton Miranda

Escrito por Cleiton Miranda

Topics: EAD