Acesse nosso portal

Blog EAD Nossa Sra da Glória

Fazer faculdade a distância é mais fácil?

Postado por Cleiton Miranda on 21-11-2017 9:00

faculdade a distância

São várias as motivações que levam uma pessoa a retomar os seus estudos. Entre as mais fortes, está o fato de que o aperfeiçoamento profissional tornou-se um requisito essencial para todos os que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Na contramão, frequentar uma sala de aula convencional transformou-se em um obstáculo para todas as pessoas que possuem uma agenda bastante atribulada, na qual se deparam com a necessidade de conciliar diversos compromissos.

Acompanhando a crescente oferta de cursos, muitas pessoas optam por se matricular em um curso on-line. Não são poucos, inclusive, os que acreditam que o caminho até a obtenção do tão sonhado diploma de ensino superior não exige tanto esforço.

Mas será que fazer faculdade a distância é mesmo mais fácil? É o que você vai descobrir neste post!

O que eu preciso saber ao me matricular em um curso EaD?

Em primeiro lugar, é muito importante que o aluno seja capaz de diferenciar os conceitos de facilidade e flexibilidade. Isso porque é este último o principal benefício oferecido ao estudante.

Isso significa que ele ganha a liberdade para ajustar sua rotina de estudos, conforme a sua agenda. Em outras palavras, os conteúdos podem ser acessados de qualquer lugar – basta que haja um computador conectado à internet – no instante em que for conveniente.

Por outro lado, isso não significa que o estudante está isento de responsabilidades. Muito pelo contrário. Ele precisa se organizar adequadamente para conseguir cumprir a todas as suas obrigações.

Quais as diferenças e semelhanças entre presencial e EaD?

A principal diferença do EAD para os cursos presenciais está justamente na não obrigatoriedade de professores e alunos estarem no mesmo ambiente. A interação pode ocorrer entre indivíduos presentes em tempos e locais diversos.

Em contrapartida, são várias as semelhanças com o ensino tradicional. Os estudantes também têm o seu desempenho avaliado por meio de provas e outras atividades, realizadas nos polos de apoio presencial.

Do mesmo modo, exige-se uma frequência e notas mínimas para que o estudante conquiste o direito de receber seu diploma, que, aliás, não faz qualquer menção expressa sobre o fato do curso ser a distância.

Como “facilitar” os seus estudos?

Como você viu, o conteúdo e as obrigações de uma faculdade a distância e o ensino presencial são equivalentes. Mas essa jornada fica mais fácil a partir do momento em que o estudante consegue organizar sua rotina.

Em outras palavras, ele deve se comprometer com os estudos, fazendo uma gestão eficiente do seu tempo, evitando a procrastinação advinda dessa autonomia. Solicite a compreensão de sua família para não interrompido desnecessariamente e evite outros tipos de distrações, como aplicativos de mensagem.

Por fim, elabore um cronograma de estudos, preferencialmente estruturado por metas diárias. E se dedique a estudar as matérias com as quais você tem menos facilidade nos momentos em que estiver mais relaxado.

Como você viu, a crença de que a faculdade a distância é mais fácil é um mito que cerca os cursos on-line. Quer tirar outras dúvidas sobre a modalidade EAD? Assine nossa newsletter!

Conheça os Cursos EAD UNIT

Leia também: Fazer faculdade a distância vale a pena?

Cleiton Miranda

Escrito por Cleiton Miranda

Topics: EAD