Acesse nosso portal

Blog EAD Nossa Sra da Glória

Gestão de Recursos Humanos: atuação e tendências de mercado

Postado por Aline Silva on 22-01-2018 7:00

O foco de uma empresa está sempre direcionado em seu crescimento e em conquistar as maiores taxas de lucros, todos os setores estão empenhados nisso, cada um com uma estratégia relevante.

No entanto, no meio do caminho não se pode esquecer que a empresa é formada por pessoas e que os processos devem ser o mais humanizados para o bem-estar dos funcionários envolvidos.

Por isso o papel do Recursos Humanos é tão importante e seus profissionais são valorizados no mundo corporativo, buscando sempre o melhor resultado tanto para a empresa quanto para os empregados.

Está interessado nessa área? Continue sua leitura para saber as possibilidades de atuação, as tendências do mercado e o que a graduação de Gestão de Recursos Humanos tem a oferecer!

Como o profissional atua

Dentre as principais atividades que o profissional irá desempenhar encontram-se liderança em equipes de trabalho, elaboração de estratégias de recursos humanos, consultorias e assessorias em diversas instituições, sejam públicas ou privadas.

Sua atuação está relacionada aos processos de contratação dos funcionários, comunicação interna, funções administrativas junto aos setores financeiros para pagamentos dos direitos do trabalhador, eventos de integração e mediação de conflitos entre empregados.

Como cada empresa tem uma cultura organizacional diferente, e o egresso da graduação em gestão de recursos humanos deve criar soluções para cada situação, unindo o que foi aprendido na faculdade com o que melhor funciona como mecanismo interno da empresa em que atua.

Mercado de Trabalho

O profissional de Recursos Humanos tem sido cada vez mais valorizado dentro das organizações. Ele desempenha um papel estratégico, visando a melhor gestão dos empregados casando-a com a elevação da produtividade dentro da empresa.

A partir do bom trabalho desse setor, é possível ter funcionários competentes, satisfeitos com os cargos e atividades que exercem, com extensão para a melhor qualidade de vida de todos. O resultado é um trabalho bem desenvolvido, assiduidade e crescimento de até 20% dos lucros.

Toda empresa conta com um setor de RH, por isso a taxa de ocupação dessa profissão é boa no mercado. No entanto, as empresas que mais contratam o gestor de recursos humanos são as relacionadas à indústria, comércio e construção civil.

O salário do profissional que atua em Recursos Humanos vai variar de R$1 mil a R$ 25 mil, de acordo com o cargo ocupado, experiência e organização que o emprega.

O primeiro passo

Para dar início a essa carreira, o primeiro passo é fazer uma graduação em Gestão de Recursos Humanos. A Universidade Tiradentes oferece o curso com duração de dois anos, disponível na modalidade Tecnológica, com foco maior na prática do profissional no mercado de trabalho.

Sendo uma área multidisciplinar, o aluno encontra uma grade curricular completa, com disciplinas que envolvem comunicação, pedagogia, contabilidade, compreensão de cultura organizacional, gestão de pessoas, economia, e muito mais.

Entre as oportunidades que a instituição de ensino oferece estão estágios dentro da própria faculdade ou, ainda, em empresas parceiras e conveniadas para contribuir para que o aluno seja inserido rapidamente no mercado de trabalho.

Confira o processo para entrar na Universidade Tiradentes e cursar a faculdade de Gestão de Recursos Humanos!
Aline Silva

Escrito por Aline Silva

Topics: universidade, recursos humanos