Acesse nosso portal

Blog EAD Nossa Sra da Glória

Seu título de post de blog aqui...

Postado por Cleiton Miranda on 18-01-2018 7:00

Você conhece alguma pessoa que parou de estudar por falta de tempo? A rotina pesada de muitos trabalhadores faz com que o desejo de começar ou continuar os estudos seja adiado. No entanto, há algumas alternativas para superar esse desafio, como a graduação tecnológica a distância.

O crescimento da educação a distância

A educação a distância (EaD) já foi vista com desconfiança por muitas pessoas que não acreditavam que este método de ensino poderia ter a mesma qualidade das aulas presenciais tradicionais. No entanto, a educação a distância está em expansão no Brasil desde a década de 90 e tem crescido ainda mais nos últimos anos, como mostra um relatório publicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

De acordo com o estudo, em 2006, apenas 4,2% do total de matrículas em cursos de graduação eram em EaD. Já em 2016, dez anos depois, as matrículas neste método de ensino correspondiam a 18,6% do total, ou seja, cerca de 1,5 milhão de estudantes. É importante ressaltar que o diploma de um curso a distância tem o mesmo reconhecimento de uma graduação presencial.

Estar em uma sala de aula e cumprir horários específicos é uma barreira que impede muitas pessoas de estudar. É por isso que o principal diferencial da educação a distância é a flexibilidade: o aluno estuda onde quiser e na hora em que puder, basta ter um computador com acesso à internet para acessar o ambiente virtual de aprendizagem.

Na Unit, referência em educação a distância no Nordeste do Brasil, existem pós-graduações semipresenciais, que oferecem algumas aulas em polos da instituição, e outras totalmente on-line, em que o aluno só precisa ir até o polo para realizar as avaliações.

Os diferenciais da graduação tecnológica

Você já viu que a educação a distância é uma carta na manga para quem não tem muito tempo, mas não quer deixar de estudar. Já para quem busca uma formação prática, que atenda diretamente às demandas do mercado de trabalho, a graduação tecnológica é a melhor opção.

Neste tipo de graduação, o tempo de duração é menor do que em outros cursos, como o de bacharelado, por exemplo. Isso porque na graduação tecnológica a matriz curricular tem foco nas demandas específicas de determinada área do conhecimento, de acordo com aquilo que o mercado de trabalho deste setor tem buscado.

A graduação tecnológica é indicada, principalmente, para quem precisa de uma formação que dê retorno mais rápido. Seu diploma tem o mesmo valor que o de outros tipos de graduação e pode ser utilizado tanto para a inscrição em concursos públicos como para o ingresso em pós-graduações.

Graduação tecnológica a distância na Unit

Se a educação a distância permite flexibilidade e a graduação tecnológica oferece uma formação prática em menos tempo, por que não unir as duas coisas? Na graduação tecnológica a distância, o aluno tem a chance de se preparar especificamente para as demandas do mercado de trabalho sem se preocupar com o tempo.

Na Unit, há várias opções de graduação tecnológica a distância. Acesse o site e saiba mais sobre a instituição, a matriz curricular de cada curso e como esta modalidade de ensino pode ser o que você procura para dar mais um passo em sua carreira.

Se quiser se aprofundar no assunto, baixe também o e-book Sem medo do reconhecimento e tire todas as suas dúvidas sobre os cursos de graduação a distância!

Cleiton Miranda

Escrito por Cleiton Miranda

Topics: universidade, Estude sem sair de casa, Graduação Tecnológica