Acesse nosso portal

Blog EAD Nossa Sra da Glória

Mercado valoriza profissional com flexibilidade para viajar

Postado por Vitor Luz on 19-01-2018 7:00

As viagens a negócios são responsáveis por mais de 70% dos deslocamentos de pessoas no Brasil anualmente. Em 2015, o segmento de viagens corporativas gerou mais de 75 bilhões de reais para empresas de turismo, e a perspectiva do setor é de que cada vez mais profissionais precisem ter flexibilidade para viajar.

No ranking mundial, o Brasil está na 8ª posição entre os países onde mais pessoas viajam a trabalho. Assim, a demanda por profissionais que podem passar alguns dias fora de casa está aumentando no país, valorizando os profissionais que têm flexibilidade para viajar.

Motivos para viajar a trabalho

Viagens corporativas são aquelas em que o empregado de uma organização ou o empresário se deslocam com objetivos profissionais. Pode ser para acompanhar o lançamento de produto, estabelecer parcerias com outras empresas, participar de eventos no setor, encontrar-se com clientes ou participar de um treinamento, por exemplo.

Entre as vantagens de viajar a trabalho está a chance de mostrar o seu potencial e adquirir experiência no segmento. Novas experiências profissionais beneficiam sua carreira, pois trazem conhecimento e ampliam sua visão do mercado. Além disso, sua rede de contatos será expandida. É uma maneira de saber de que forma outros profissionais da sua área trabalham e fazer networking.

Ao retornar de uma viagem voltada para um congresso ou conferência, o profissional deve dar um feedback sobre os negócios realizados enquanto estava fora. É uma oportunidade de se destacar, ele pode compartilhar o que aprendeu com seus colegas, trazendo novidades para a empresas e mostrando que está atualizado profissionalmente.

Experiências em viagens são diferencial competitivo

No caso de quem viaja para outros países, a experiência de trabalho no exterior é um diferencial no currículo. Principalmente no caso de empregados de multinacionais, as viagens para filiais ou para a sede da empresa no exterior são um passo importante na carreira.

A vivência no exterior permite o contato com outra cultura e faz com que você conheça melhor o idioma estrangeiro, o que torna essa experiência mais desafiadora. É importante estar aberto para novidades e assimilar o máximo de informações possível, assim você aproveita bem a oportunidade viajar a trabalho.

Participações em feiras de negócios, congressos e palestras relacionadas ao seu setor profissional também agregam valor ao seu currículo. Os conteúdos abordados neste tipo de evento geralmente são inovadores, proporcionando atualização profissional. Em entrevistas de emprego, a frequência em eventos demonstra interesse, atualização profissional e vontade de aperfeiçoar seus conhecimentos.

Graduação On-line

Para quem viaja a trabalho, a educação a distância é a melhor forma de ter uma formação no ensino superior. A graduação on-line permite que você estude e realize as atividades do curso em qualquer lugar, sendo ideal para quem precisa ter flexibilidade para viajar.

Na educação a distância você acessa o material didático e as atividades do curso no seu computador, smartphone ou tablet. Cada aluno cria sua própria rotina de estudos, acessando o ambiente virtual de aprendizado no local e horário que quiser. É uma forma de se qualificar e ainda ter tempo para viajar, trabalhar e dedicar-se à família.

Estar disponível para viajar a trabalho pode não dizer muito sobre suas competências técnicas da profissão, mas mostra quem você é. A flexibilidade para viajar é uma característica de quem está aberto à novas experiências e não tem medo de sair da zona de conforto.

O profissional que viaja a trabalho precisa ser responsável, cumprindo com suas obrigações e representando bem a empresa. Pronto para qualificar-se por meio de um curso a distância? Conheça a oferta acadêmica da Unit EaD!
Vitor Luz

Escrito por Vitor Luz

Topics: universidade, valorização profissional