Acesse nosso portal

Blog EAD Nossa Sra da Glória

Mitos e verdades sobre a graduação a distância

Postado por Cleiton Miranda on 14-11-2017 9:00

graduação a distância

Em entrevista ao Estadão, Maria da Graça Moreira da Silva, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), afirma que o ensino a distância democratiza o acesso à instrução de nível superior àqueles que de outra forma talvez não o tivessem. Um bom exemplo disso são pessoas com dificuldade de locomoção ou pessoas que vivem em áreas remotas.

Se a opinião de uma especialista não é o suficiente para você acreditar que a graduação a distância vale a pena, vamos aos números: um estudo realizado por uma empresa desenvolvedora de conteúdo para cursos EAD prevê que daqui 6 anos a educação a distância representará 51% do mercado!

Qual o perfil do estudante de graduação a distância?

Antes de contarmos os mitos e verdades sobre essa modalidade de ensino, que tal conhecer um pouco mais sobre o perfil das pessoas que procuram esse tipo de curso?

Entre as  características fundamentais para obter sucesso numa graduação EAD, destacam-se a organização e disciplina. Outro fator relevante é a faixa etária dos estudantes: enquanto na graduação presencial a média dos alunos matriculados é de 26 anos, na educação a distância é 33 anos.

Mitos sobre a graduação a distância

Quando se fala em graduação a distância, todo mundo parece ter uma opinião para dar. Nessas conversas é comum ouvir alguns equívocos, que acabam muitas vezes tomando proporções exageradas. Veja quais são os principais mitos:

1. O ensino a distância não é reconhecido legalmente

No Brasil, a educação a distância existe desde 1996. O Ministério da Educação (MEC) não só reconhece a legalidade dessa modalidade, como também trabalha para a criação de políticas que ampliem a oferta de cursos. Um exemplo recente é a atualização da regulamentação da graduação a distância, que desburocratiza o credenciamento de instituições de ensino superior.

2. O diploma de um curso a distância não vale a mesma coisa que o de um curso presencial

Se você quer prestar um concurso público ou pleitear um cargo melhor, que exijam nível superior de educação, pode ficar tranquilo! Segundo o Art. 5º do Decreto n° 5.622, de 2005: “Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”. Ou seja, o diploma de uma graduação a distância é tão válido quanto o diploma de um curso presencial.

3. A graduação a distância é mais fácil

Fazer graduação a distância não elimina as suas responsabilidades enquanto estudante. Quem opta por essa modalidade de ensino tem de assistir às aulas, realizar atividades e trabalhos no ambiente virtual de aprendizagem, fazer avaliações e cumprir a frequência mínima (geralmente medida pela entrega das tarefas).

4. Quem faz graduação a distância não consegue emprego

De acordo com o estudo “A Educação Profissional e Você no Mercado de Trabalho”, publicado pelo Ministério da Educação em 2010, quase 86% das pessoas que fizeram graduação a distância têm participação no mercado de trabalho.

Verdades sobre a graduação a distância

Agora que você já conhece os principais mitos relacionados à graduação a distância, está na hora de conhecer as verdades dessa modalidade de ensino.

1. Você tem apoio acadêmico

No ensino a distância, o estudante tem o apoio de tutores plenamente capacitados para auxiliá-lo com as principais demandas relacionadas à plataforma, ao conteúdo ministrado e dúvidas sobre a matéria. Há ainda a possibilidade de contatar os professores titulares da disciplina através do chat, e-mail ou agendamento de encontro presencial.

2. Você interage com os colegas de turma

Graças aos fóruns de discussão, você consegue interagir com outras pessoas que estão fazendo o mesmo curso que você. Lá é possível discutir os temas trabalhados em aula, trocar conhecimento e conhecer melhor aqueles que estão passando pela mesma experiência que você.

3. Você pode usufruir da infraestrutura da instituição de ensino superior

A maior parte das instituições de ensino superior que oferecem cursos de graduação a distância possui polos presenciais, completamente equipados com bibliotecas, laboratórios e salas de estudo. Você pode até estudar do conforto da sua casa, mas saiba que você também tem direito de usar as instalações da faculdade.

Conheça os Cursos EAD UNIT

Leia também: “Conheça as vantagens de fazer uma graduação on-line”.

Cleiton Miranda

Escrito por Cleiton Miranda

Topics: EAD