Acesse nosso portal

Blog EAD Nossa Sra da Glória

O que faz um graduado em serviço social?

Postado por Vitor Luz on 25-01-2018 7:00

Apesar dos esforços para amenizar as desigualdades sociais, não são poucas as pessoas que ainda se encontram em situação de vulnerabilidade. Para muitos brasileiros, não há alimentos para colocar na mesa ou mesmo um teto para dormir.

Ao se depararem com uma realidade tão cruel, os indivíduos reagem de maneiras diferentes: uma minoria ignora, achando que essa é uma responsabilidade exclusiva do poder público. Também há quem ofereça ajuda dentro de suas possibilidades.

Por fim, existe quem faça disso a sua profissão. É o caso de todos os alunos que se matriculam em uma graduação em serviço social. No post de hoje, você vai descobrir tudo o que pode fazer se decidir seguir essa carreira.

Quais as principais atribuições de um assistente social?

Cabe ao assistente social a responsabilidade por planejar e executar estratégias que viabilizem o enfrentamento das principais questões sociais. Para isso, ele deve fazer uma leitura da realidade na qual está inserido.

Num esforço para contornar as adversidades com os quais se depara, o egresso de uma graduação em serviço social tem como um de seus principais desafios mobilizar os diferentes setores da sociedade civil, incluindo governo, população, iniciativa privada e ONGs.

Nesse contexto, é preciso identificar as demandas mais urgentes das comunidades, pautando suas iniciativas em consonância com as políticas públicas em vigor em âmbito federal

Que habilidades é preciso ter para se destacar na profissão?

Não é exagero dizer que, para seguir carreira na área de serviço social, as competências comportamentais são tão importantes quanto o conhecimento técnico propriamente dito.

Por meio de sua intervenção, ele atua para resgatar a autoestima de pessoas em situação de vulnerabilidade. O profissional deve ser capaz de vislumbrar os aspectos em que o usuário deseja transformar, ainda que ele não consiga expressar seus desejos verbalmente.

Após o seu diagnóstico, ele deve sugerir possibilidades que permitam ao usuário sair desse momento adverso, mas sempre respeitando o seu direito de escolha. Embora isso nem sempre seja possível, o ideal é manter certo distanciamento dos casos.

Onde você pode trabalhar após concluir a graduação em serviço social?

O campo de trabalho de um assistente social é bastante amplo. Quase sempre, esse profissional integra equipes multidisciplinares e tem a sua disposição poucos recursos, reflexo direto da situação precária em que muitas comunidades se encontram.

Ciente dessas limitações, ele pode atuar em penitenciárias, abrigos de menores, em estabelecimentos da saúde – hospitais, ambulatórios e unidades básicas – além de outros órgãos governamentais, como o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O setor público, aliás, é o principal empregador.

É possível ainda conseguir um emprego na área de educação, dando um parecer, por exemplo, sobre os pedidos de concessão de bolsas de estudo e validando se o candidato se enquadra às exigências do edital.

Entendeu o que o egresso de uma graduação em serviço social pode fazer? Se ainda restou alguma dúvida, baixe o e-book para conhecer melhor a infraestrutura de nossos cursos EaD!

Vitor Luz

Escrito por Vitor Luz

Topics: Serviço Social, Assistente Social