Acesse nosso portal

Blog EAD Nossa Sra da Glória

Organize sua rotina para se tornar um estudante on-line!

Postado por Cleiton Miranda on 03-11-2017 15:01

organizar os estudos

O EAD é a modalidade de ensino que mais cresce no país. Dados apontam que o ensino a distância já representa 18,6% do total de matrículas em cursos de nível superior. E há uma série de motivos para isso!

Em geral, cursos EAD são mais econômicos do que cursos presenciais porque demandam menos infraestrutura. Além disso, permitem que o aluno monte seu próprio horário e estude de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet.

É por isso que, diante de um mercado competitivo, cada vez mais pessoas decidem partir em busca de qualificação, tornando-se um estudante on-line. Mas, essa é uma modalidade de ensino que exige disciplina e comprometimento. Você está pronto?

Acompanhe este post que preparamos com dicas para que você saiba como organizar os estudos e alcance o sucesso!

Tenha uma agenda

Pode ser uma agenda de papel ou uma virtual. Ou pode, ainda, ser qualquer outro sistema a que você esteja habituado a usar para marcar e acompanhar os seus compromissos.

Ser um aluno EAD implica que você não tenha um contato tão constante com outros estudantes e professores. Por isso, não é comum acontecer de um colega acabar sendo o responsável por te lembrar de uma data importante (entrega de trabalho ou realização de provas, por exemplo).

Por isso, mais do que nunca, cabe a você criar o hábito de anotar os seus compromissos relativos ao curso e se certificar de que vai ter condições de cumpri-los.

Defina horários e rotinas de estudo

Um dos atrativos do EAD é justamente a flexibilidade de horários. Momentos presenciais e pré-estabelecidos pela instituição de ensino são raros e, por isso, o estudante on-line tem total liberdade para montar sua própria rotina de estudos.

Estabelecer uma rotina, definindo horários, intervalos e até mesmo locais, porém, é fundamental para conseguir organizar os estudos e mantê-los em dia. Leve em consideração seus outros compromissos da semana ou do mês e tenha tudo previamente planejado para assegurar o melhor aproveitamento do seu tempo.

Organize seu material

De nada adianta anotar compromissos e definir uma rotina de estudo se seus materiais não estiverem organizados e de fácil acesso. Já pensou precisar de um determinado artigo e não encontrar? Além de perder tempo, essa é uma situação que pode até desmotivar e tornar o momento de estudo improdutivo.

Por isso, tanto os seus materiais on-line quanto os físicos devem estar organizados. Crie pastas, use o armazenamento em nuvem ou qualquer outro recurso que contribua para tornar seus materiais acessíveis a todo o momento.

Crie o hábito de acessar canais de comunicação

Ainda que o digital faça parte da vida de muitos estudantes, antes mesmo do ingresso em algum curso EAD, há quem não tenha o hábito de checar canais de comunicação.

Muitas vezes, colegas, professores e até representantes da instituição entram em contato ― pelo e-mail ou sistema de ensino, por exemplo ― para fornecer informações relevantes à sua rotina.

Não estar atento a essa comunicação é algo que pode prejudicar o seu plano de organizar os estudos de forma condizente com as suas necessidades e o seu curso.

Estabeleça limites e evite distrações

Essa é uma dica que vem em duas etapas. Estabelecer limites é o caminho para evitar distrações que podem prejudicar seus estudos. E isso, muitas vezes, é algo que envolve você e, também, as pessoas de seu convívio.

Já pensou se, ao lado da aba do sistema da universidade, está a aba de uma rede social, um jogo ou um vídeo engraçado que todo mundo está comentando? Ou já pensou se, bem no momento em que você está desenvolvendo um raciocínio importante, alguém de casa te chama apenas para comentar algo?

Muitas vezes, é difícil para o estudante on-line estabelecer limites para o seus momentos de estudo. Por isso, vale a pena assumir um compromisso consigo mesmo para respeitar os horários que você mesmo estabeleceu e estudar para valer!

Além disso, vale pedir a cooperação de quem quer que esteja perto de você em seus momentos de estudo. É comum que as outras pessoas também tenham dificuldades de entender certos limites para a rotina de quem estuda a distância e não custa nada explicar tudo numa simples conversa.

Acha que está pronto para se tornar um estudante on-line? Acesse o portal da UNIT e conheça nossos cursos de educação a distância!

Conheça os Cursos EAD UNIT

Leia também: 6 mitos que contaram a você sobre cursos de graduação EAD

Cleiton Miranda

Escrito por Cleiton Miranda

Topics: EAD, Dicas