Acesse nosso portal

Blog EAD Nossa Sra da Glória

Pedagogia nas empresas:  prepara para ser um profissional requisitado!

Postado por Eduardo Azevedo on 24-01-2018 7:00

Segundo o Censo da Educação Superior, o curso de Pedagogia foi o que mais formou profissionais em 2016, alcançando o número expressivo de 125 mil profissionais. Com o aumento dos concluintes no mercado de trabalho, cresce também a competitividade e a necessidade de se destacar entre os demais.

 

Por outro lado, novos campos de atuação surgem e inovam o mercado, as profissões são dinâmicas e as possibilidades também se expandem. Que tal conhecer mais uma, o universo da pedagogia nas empresas?

O que é pedagogia nas empresas?

 

Trata-se de uma vertente da Pedagogia que se dedica a promover apoio no espaço organizacional sempre que se planeje implementar mudanças, seja a criação de novas filiais ou a necessidade de que os colaboradores trabalhem melhor em equipe.

 

O objetivo do pedagogo é promover a integração entre os diferentes setores e profissionais ao exercitar e relembrar aspectos fundamentais para a companhia, como criatividade na hora de propor soluções para problemas e outras características que contribuem para o sucesso dos negócios.

 

A pedagogia nas empresas também se preocupa com a qualificação profissional dos colaboradores. Por isso, também busca maneiras eficientes de promover a aquisição de novos conhecimentos e o aprimoramento de habilidades técnicas ou comportamentais. Isso inclui workshops, palestras com personalidades relevantes da área, cursos de atualização, dinâmicas de grupo etc.

Por que pedagogia nas empresas é importante?

 

A intervenção pedagógica nos ambientes empresariais é fundamental para posicioná-los competitivamente. Ao investir em treinamento organizacional, prepara-se os colaboradores para atender às principais demandas técnicas do mercado de trabalho com qualidade. Além disso, expande-se a compreensão e assimilação de questões nem sempre debatidas no dia a dia do trabalho, como a inclusão de pessoas com deficiência e transsexuais.

 

Também potencializa a atividade humana, tornando a equipe mais produtiva, integrada e comprometida com resultados. Investir no desenvolvimento do capital intelectual dos colaboradores ajuda a humanizar o processo laboral, reter talentos na organização e atualizá-los diante de novas realidades sociais.

 

Quando um profissional sente que o seu trabalho está sendo valorizado, a tendência é que se crie um vínculo mais estreito com a empresa, mais compromisso com os objetivos gerais da organização.

Quero trabalhar com pedagogia nas empresas! O que eu preciso fazer para ser um profissional de sucesso?

 

O primeiro passo é fazer uma graduação em Pedagogia. Geralmente, os cursos duram quatro anos e são oferecidos na modalidade Licenciatura, o que lhe permite dar aulas e desenvolver outras atividades educacionais nesse sentido.

 

Caso precise conciliar o curso com outras responsabilidades, como trabalho ou família, considere o ensino a distância. Seu diploma tem o mesmo valor que o de um curso presencial, com a vantagem de poder estudar quando e onde quiser.

 

Em seguida, você pode fazer uma pós-graduação. Além de estudar com mais profundidade uma área de seu interesse, você mostra aos empregadores que está disposto a investir na sua qualificação profissional, que está interessado em se atualizar continuamente e viver novas experiências.

 

Também é importante participar de eventos relacionados à Pedagogia e acompanhar as tendências e novas abordagens desenvolvidas ao redor do mundo. Isso o mantém estimulado e ajuda na hora de se conectar e dialogar outros profissionais, fortalecendo sua rede de contatos.

 

Gostou deste post? Baixe o e-book do curso de Pedagogia e conheça mais a carreira!

Eduardo Azevedo

Escrito por Eduardo Azevedo

Topics: Pedagogia empresarial