Acesse nosso portal

Blog EAD Nossa Sra da Glória

Reconhecimento X Autorização: como os cursos são avaliados pelo MEC

Postado por Vitor Luz on 15-01-2018 7:00

Com a pressa para iniciar logo a faculdade, muitos alunos não se atentam para detalhes importantes da instituição de ensino escolhida e, que muitas vezes, não são informados na hora da matrícula. As duas principais informações são: a existência do reconhecimento e da autorização dada pelo Ministério da Educação.

Apenas um curso reconhecido pelo MEC pode expedir diplomas que terão validade. Assim, é importante que o estudante fique atento para que o seu sonho de construir uma carreira de sucesso não se transforme em um grande transtorno.

Foi justamente para que você se previna e para que escolha uma faculdade de confiança que escrevemos este artigo!

O que é um curso autorizado pelo MEC?

O Ministério da Educação é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos cursos superiores do país. Para a realização desse monitoramento, ele utiliza alguns instrumentos, como as avaliações, o reconhecimento e a autorização.

Quando uma instituição deseja abrir um novo curso superior, ela pede a autorização do MEC. Esse instrumento possibilita que a faculdade abra as portas de um novo curso, receba matrículas e inicie suas atividades.

No ato de concessão da autorização, o MEC avalia a organização didático-pedagógica do curso, seu corpo de funcionário e suas instalações. No entanto, a autorização ainda não garante que o curso oferecido tem uma qualidade reconhecida. É aí que entra o reconhecimento.

O que é um curso reconhecido pelo MEC?

O reconhecimento é o ato que virá após a autorização, caso a instituição atinja todos os padrões de qualidade necessários. Depois de concluído 50% dos primeiros anos de funcionamento do curso, o Ministério da Educação realiza uma nova vistoria, por meio de uma comissão que visita as instalações da faculdade.

Dependendo do entendimento da comissão, o curso poderá ser reconhecido ou não, com a possibilidade de solicitar ajustes até que seja feita uma nova inspeção. Apenas após o reconhecimento é que a unidade está apta a emitir diplomas que terão validade no mercado.

Como saber se um curso é reconhecido ou autorizado?

Se um curso foi somente autorizado, é provável que tenha sido criado há pouco tempo e ainda passará pela vistoria de reconhecimento. Caso o curso não possua nem mesmo a autorização, é recomendável que o estudante não realize a matrícula.

Você pode obter essas informações no site do Ministério da Educação. Lá, você deve fazer uma pesquisa no campo “Busca avançada”. Após digitar as informações do curso ou faculdade que deseja verificar, clique em “Pesquisar”. Uma nova janela abrirá. É só acessar a aba “Processos E-mec” e verificar o andamento do reconhecimento ou autorização dos cursos listados.

É importante ressaltar que a autorização ou reconhecimento é dado a um curso, não à faculdade. A faculdade deve ser credenciada, um outro tipo de ato autorizativo. Assim, mesmo se a instituição já possua um curso reconhecido pelo MEC, ela necessitará de uma nova vistoria para a criação de um outro.

A escolha de uma faculdade requer cuidados, já que é um investimento que impacta em seu sucesso profissional. Agora que já possui todas as informações, faça uma boa escolha e continue a sua pesquisa sobre os melhores cursos.

Caso queira aprofundar-se no tema, a Unit tem um e-book especial para você: Sem medo do reconhecimento: tire todas as dúvidas sobre os cursos de graduação on-line. Boa leitura!

Vitor Luz

Escrito por Vitor Luz

Topics: EAD, Segunda Graduação, universidade