Acesse nosso portal

Blog EAD Nossa Sra da Glória

Segurança do trabalho: atuação para quem quer entrar na área

Postado por Vitor Luz on 23-01-2018 7:00

Em um mercado caracterizado pelo alto nível de concorrência, a obtenção de certificações externas foi convertida em um importante diferencial competitivo. Mas, para conquistarem esse reconhecimento, as empresas são obrigadas a cumprir uma série de exigências.

Tais determinações regulamentam os procedimentos em diversos setores, o que implica em perspectivas promissoras para todos os que cursam uma graduação em Segurança do Trabalho.

No post de hoje, vamos explicar onde este tecnólogo pode atuar e quais são suas principais atribuições. Descubra porque este profissional é tão importante para as organizações!

O que faz um tecnólogo em segurança do trabalho?

O tecnólogo em segurança do trabalho atua em uma equipe multidisciplinar. Em outras palavras, trata-se de uma somatória de esforços de vários profissionais para consolidar uma cultura de prevenção no que diz respeito à saúde e segurança dos colaboradores da empresa, bem como à integridade do meio ambiente.

Nesse contexto, são viabilizadas diversas campanhas de conscientização, no sentido de alertar para a necessidade do uso de equipamentos de segurança individuais e coletivos.

Numa outra frente, busca-se orientar os colaboradores no sentido de modificar comportamentos, com o objetivo de prevenir o aparecimento de doenças recorrentes na prática da atividade laboral, como por exemplo, uma Lesão por Esforço Repetitivo (LER).

Por que outras funções ele se responsabiliza?

Quem faz uma graduação em Segurança do Trabalho também é responsável por diversas outras atribuições, como vistorias e demais medidas que visam estabelecer um diagnóstico das condições de trabalho.

Partindo dessa premissa, cabe a esse tecnólogo  a responsabilidade pela inspeção dos equipamentos, bem como a análise do histórico de acidentes, numa iniciativa para reconhecer e identificar os fatores de risco.

Em casos de tragédias, este profissional deve cuidar para que os envolvidos recebam os primeiros socorros, coordenando ações de salvamento e resgate. Se o episódio afetar o meio ambiente, o profissional também é responsável por orientar a comunidade que vive próxima.

Antes disso, ele deve participar do processo de aquisição de substâncias tóxicas, informando aos envolvidos os cuidados para armazenar, manusear e transportar estes produtos.

Onde você pode atuar?

As portas de diversos setores estão abertas para esse profissional: empresas de diversos segmentos, sejam elas públicas ou privadas, compartilham desta preocupação. O porte da empresa também é secundário.

Com perspectivas tão promissoras, é essencial que o profissional esteja corretamente preparado. Cursar uma graduação a distância fornecerá ao aluno as habilidades necessárias para que ele possa assumir a liderança de equipes.

Ao longo dos semestres, o tecnólogo será capacitado para monitorar processos e emitir pareceres, coordenando diversas ações de caráter preventivo ou corretivo, com o objetivo de aperfeiçoar continuamente os processos e modelos adotados.

Quer saber mais a respeito da graduação em Segurança do Trabalho? Faça o download do nosso e-book para conhecer melhor as características deste curso e os diferenciais da Universidade Tiradentes!

Vitor Luz

Escrito por Vitor Luz

Topics: Segurança do Trabalho