Acesse nosso portal

Blog EAD Neópolis

MUDOU DE UNIVERSIDADE? SAIBA COMO ADAPTAR-SE À NOVA ROTINA! - EAD

Postado por Willian Almeida on 16-02-2018 12:17

Mudar nunca é uma tarefa fácil. E quanto mais essa mudança influi em nossa rotina, mais complicado é para desenvolver novos costumes. Independentemente dos motivos que ocasionaram sua mudança de universidade, é preciso planejamento para adaptar-se à nova universidade.

Neste artigo, utilizamos nossa experiência de muitos anos de mercado para oferecer dicas que ajudarão muito no seu processo de adaptação. Por isso, continue lendo e lembre-se que nossa equipe está à disposição para ajudá-lo tanto pelos canais de comunicação quanto pessoalmente!

As fases de uma mudança

A ciência explica que existem algumas fases que passamos sempre que uma mudança nos é imposta. Entendê-las é fundamental para conseguir ter paciência na hora certa e proatividade para agir quando necessário. E essa é uma primeira dica muito importante.

A primeira fase, segundo os especialistas, é a imobilização. Precisamos entender direito como essa mudança afeta nossa vida e, até lá, evitamos tomar outras decisões: ficamos imobilizados. Em seguida passamos por outras, desde a negação até que finalmente aceitamos nossa nova realidade.

Busque focar nos pontos positivos

Fica muito difícil aceitar uma nova realidade se você foca apenas nos problemas que ela apresenta. Por isso, busque pensar nas coisas boas que a nova universidade oferece: algum bom professor que você admire, uma comida que você goste ou até algum colega gente fina que você já conheceu.

Nós sabemos que é muito complicado deixar uma rotina para trás, mas pense que essa mudança pode ser um grande impulsionamento para a sua carreira. Lembre-se o real motivo de frequentar uma universidade: formar-se profissionalmente para garantir o seu futuro.

mudanca-de-faculdade.jpgCrie uma nova rotina

Agora que sua realidade está mudando é hora de preencher o tempo vago com atividades que irão ajudá-lo a adaptar-se melhor. Além dos momentos em que você estará dentro da sala de aula ou fazendo as tarefas e trabalhos da universidade, realizar atividades em grupo pode ser interessante.

Algumas sugestões são a prática de esportes, estudo de um novo idioma e até a participação em grupos de pesquisa. O mais importante é fazer alguma coisa que você realmente goste e dar espaço para que novas pessoas possam aproximar-se de você. O que nos leva à próxima dica:

Dê uma chance para as pessoas

Nós sabemos, amigos são insubstituíveis. Mas, a verdade é que você não deve buscar substituir ou trocar seus amigos que ficaram para trás, mas abrir espaço para novas amizades nos locais por onde passar. E uma coisa é totalmente diferente da outra.

Por isso, dê uma oportunidade para seus novos colegas de universidade - tanto da sua sala quanto aqueles que conhecer nos corredores e cantina -, para os outros alunos do curso de inglês ou em qualquer outro lugar. Conhecer novas pessoas certamente é uma boa maneira de adaptar-se à nova rotina!

Lembre-se que, caso a mudança esteja sendo difícil demais existem profissionais capazes de ajudá-lo na aceitação! Antes do desespero, busque ajuda de um psicólogo!

E você, já passou por alguma mudança de universidade? Conte para nossos leitores como foi essa experiência e como você fez para lidar com a mudança!

Transfira-se agora!

Leia também: Seguro educação: garanta seu futuro desde o início!

Willian Almeida

Escrito por Willian Almeida

Willian Almeida é autor de artigos para os blogs da Unit.

Topics: Semipresencial