Acesse nosso portal

Blog EAD Umbaúba

6 mitos que contaram a você sobre cursos de graduação EAD

Postado por Cleiton Miranda on 15-09-2017 16:32

A educação a distância, ou comumente conhecida EAD, sempre esteve envolta em certos "achismos" por ser uma modalidade diferente da usualmente conhecida, a presencial. Esses conceitos nem sempre condizem com a realidade de quem opta por estudar a distância.

A seguir, elencamos alguns mitos que acercam os cursos de graduação EAD, demonstrando que essa modalidade tem o intuito de desenvolver o profissional com a mesma qualidade que uma graduação presencial.

Cursos de Graduação EAD

1. EAD é mais fácil

Sem dúvidas, o primeiro mito relacionado à EAD é a promessa de uma formação mais fácil. Dentro deste contexto estariam um menor comprometimento do aluno, otimização do tempo seja do curso ou da dedicação do discente e um rigor acadêmico mais brando.

É importante considerar que ao contrário disso, a modalidade tem seus próprios processos e métodos de ensino e aprendizagem, o que não significa que estão aquém da graduação presencial. Afinal, todo curso superior possui grade curricular e os processos de avaliações padronizados.

Embora fique evidenciado uma maior autonomia para quem decide-se por cursos de graduação EAD, é essencial enxergar que a dedicação e autodisciplina são essenciais para um resultado promissor.

Logo, se de um lado o aluno pode fazer seus próprios horários, ainda que isso não seja um padrão, este mesmo aluno terá de desenvolver um policiamento de seu tempo e empenho.

2. Menor Exigência

Outro mito que acerca a modalidade é que trata-se de uma graduação que exige menos do aluno. Essa crença errônea é inclusive uma das razões para que ocorra a evasão.

A ilusão de que aprende-se fácil pois os conceitos são mais enxutos é uma ideia comum, mas que deve ser combatida em respeito ao entendimento de que o que se faz diferente é a dinâmica do curso, e não seu nível de exigência.

3. Infraestrutura

Ao pensar em um curso de graduação EAD, é comum imaginar que o aluno não terá disponível uma infraestrutura nivelada à de um curso presencial. No entanto, a EAD acercar-se de um ambiente on-line com metodologia moderna, possuindo como aliada a tecnologia.

O discente EAD pode usufruir dos campus da universidade ou de instituições parceiras para que o mesmo possa ter um ambiente adequado para realizar a prova obrigatoriamente presencial, ter acesso aos laboratórios, salas de informática e contato direto com tutores ou professores que poderão auxiliá-lo em suas dúvidas.

4. Autonomia Plena

Um mito que deve ser melhor analisado é o da autonomia plena. Ainda que exista flexibilização nos horários e nas atividades, algumas dessas podem depender da interação com outros alunos e uma relação mais intrincada com a instituição.

Como exemplo, temos os exercícios propostos pelos professores ou tutores que dependam que aluno emita sua opinião, troque experiências com colegas ou elabore até mesmo uma dissertação nos fóruns de discussão ou chats de conversa, disponíveis no ambiente on-line das EADs e que fomentam a importância da interatividade no processo de aprendizado.

5. Falta de Credibilidade

Destacamos que a modalidade atende todos os quesitos necessários e exigidos pelo MEC, tais como confiabilidade, experiência acadêmica e qualificação docente e metodológica, além de auxílio da ABED para validar sua idoneidade.

Faz-se imprescindível ressaltar que a modalidade consagrou-se há muito e possui os mesmos critérios de avaliação de qualidade de ensino que a presencial, inclusive garantidos por lei.

6. Última opção

Um preconceito a ser combatido é o de que os cursos de graduação EAD seriam uma opção secundária para graduar-se. Deve-se destacar que a escolha por ingressar nessa modalidade não diz respeito à falta de acesso do aluno a uma universidade, mas uma resposta natural ao contexto que estamos inseridos.

Atualmente estar conectados com o mundo graças à internet. Como reflexo, o acesso às informações e à troca de experiências também passaram a possuir uma diversidade maior de possibilidades.  

Curtiu esse post? Curta nossa fan page no Facebook e fique ligado nas novidades!

 Conheça os Polos da EAD UNIT

Leia também: Por que uma graduação online e não uma presencial

Cleiton Miranda

Escrito por Cleiton Miranda

Topics: EAD