O Enade é obrigatório?

Sim. O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de Graduação estabelecido pelo Ministério da Educação, sendo a regularidade do estudante perante o exame condição necessária para a conclusão do curso de graduação.

 

Qual o objetivo do Enade?

Aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

 

Como é feito o processo de inscrição para o Enade?

As inscrições dos Estudantes Ingressantes e dos Estudantes Concluintes habilitados são de responsabilidade da IES, por ação direta do Coordenador de Curso, a serem realizadas exclusivamente no Sistema Enade. É de inteira responsabilidade da IES comunicar aos estudantes habilitados sobre sua inscrição no Enade.

 

O estudante habilitado para o Enade é obrigado a participar
do Exame?

Sim. A participação do Estudante Concluinte habilitado ao Enade é condição indispensável para a emissão do certificado de conclusão de curso, que terá como registro a data em que realizou o Exame, assim como para a expedição do diploma pela IES. A situação de irregularidade do estudante junto ao Enade irá ocorrer quando o estudante:

  • Não comparecer ao Exame, e não obter dispensa oficial conforme referência normativa;
  • Não preencher o Questionário do Estudante;
  • Tiver o registro de participação indevida na prova.

 

Quando o Estudante Concluinte habilitado é considerado regular perante o Enade?

Quando este comparecer ao local da prova no dia e horário estabelecidos pelo Inep e preencher o Questionário do Estudante, no prazo determinado em Edital.

 

Qual a situação do Estudante Concluinte habilitado para o Enade que não realizou a prova ou não preencher o Questionário do Estudante?

O estudante ficará em situação irregular perante o Enade, e não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação. Lembrando que o Enade é componente curricular obrigatório.

 

Como o Estudante Concluinte habilitado, que não realizar a prova, poderá regularizar sua situação junto ao Enade?

A regularização da situação de estudante irregular no Enade ocorrerá por um dos seguintes processos, segundo sua pertinência:
Dispensa de prova: quando o estudante não comparecer ao local de aplicação de prova designado pelo Inep, desde que o estudante tenha cumprido os demais requisitos para a obtenção de regularidade no Enade.

A dispensa da prova ocorrerá por iniciativa do estudante (ordem pessoal ou compromissos profissionais) ou da IES, nos períodos previstos em Edital, exclusivamente por meio do Sistema Enade.

Declaração de responsabilidade da IES: quando o estudante habilitado não for inscrito no período previsto pelo Edital ou deixar de ser informado sobre sua inscrição no Enade, além de outras situações que inviabilizem integralmente a participação do estudante, por ato ou omissão da IES.

 

Qual o formato da prova?

A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões de formação geral e 30 de formação específica da área, ambas contendo questões discursivas e de múltipla escolha que são especificadas da seguinte forma:

Componente de Formação Geral: 2 questões discursivas e 8 questões de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos, com peso igual a 25%.

Componente específico de cada área: 3 questões discursivas e 27 questões de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos, com pso igual a 75%

Todas a informações sobre o Enade podem ser encontradas no site do Inep.