5 dicas importantes para escolher a carreira certa

Escolher uma carreira profissional. Elaboramos 5 dicas que te ajudarão nessa missão. Acesse para saber mais.


Não importa se você está terminando o Ensino Médio agora ou pretende voltar aos estudos depois de anos afastado, todo mundo se depara com essa pergunta em algum momento da vida: e agora, como escolher a carreira certa? Como escolher a melhor profissão para mim?

Não existe um caminho universal para escolher a carreira certa, mas há algumas dicas que podem ajudá-lo a tomar uma decisão mais informada.

como-escolher-a-carreira certa-5-dicas-importantes

 

1. Faça um teste vocacional

Trata-se de um teste com uma série de perguntas objetivas e de múltipla escolha, que pretendem desvendar traços importantes de sua personalidade, combinando-os com seus gostos pessoais e inclinações profissionais. Assim, você descobre que carreira tem mais a ver com você.

como-fazer-um-teste-vocacionalAlgumas escolas oferecem teste vocacional para os estudantes do Ensino Médio, já que estes estão cada vez mais próximos de prestar vestibular. Se o lugar onde você estuda não proporciona esse tipo de ajuda ou se você já saiu do colégio faz algum tempo, saiba que ainda é possível obter essa orientação nas próprias instituições de ensino superior ou em empresas privadas.

 

2. Converse com profissionais da área

Já tem uma ideia de qual carreira quer seguir? Ótimo!

Procure por workshops, palestras ou outros tipos de eventos com profissionais da área e tente conversar com eles. Afinal, nada melhor do que ouvir de quem já está trabalhando com isso, não é mesmo?

dicas-para-escolher-a-carreira-certa

Aproveite o momento para tirar as suas dúvidas quanto às perspectivas de crescimento profissional, sobre a importância de fazer estágio durante a graduação e o quanto uma pós-graduação faz diferença no mercado de trabalho.

Não tenha vergonha de fazer perguntas, pois todos eles já estiveram onde você está hoje e muitos deles gostariam de ter ouvido alguns conselhos valiosos.

 

3. Pesquise o mercado de trabalho

pesquise-o-mercado-de-trabalhoEscolher estudar algo que você gosta é muito bacana, mas também é importante conhecer o mercado de trabalho para esse tipo de profissão, para que você não se arrependa de sua escolha.

Procure os níveis de empregabilidade dessa carreira, bem como a remuneração média e quais habilidades são esperadas de você.

A graduação é um local de aprendizagem e enriquecimento de competências técnicas. Você vai aproveitar muito melhor o seu tempo de ensino se souber no que focar.

 

4. Assista vídeos e reportagens sobre a profissão

A internet é uma excelente ferramenta para conhecer mais sobre a profissão que você deseja seguir.

Ver vídeos e reportagens sobre isso pode ajudá-lo a escolher a carreira certa com mais tranquilidade. Se você for sincero com os seus interesses e motivações, encontrar a carreira certa será muito fácil.

 

5. Conheça bem suas opções

Mas, antes de escolher a carreira de sucesso, é importante conhecer os cursos que te levarão até lá. Vale a pena acessar o site das instituições de Ensino Superior nas quais você está interessado e fazer o download dos e-books dos cursos. Dessa forma, você verifica se as disciplinas ministradas e o corpo docentes estão afinados com as demandas do mercado de trabalho.

 

 

Quer ter uma prévia de como será sua tão esperada vida universitária? Baixe o e-book "Vida de estudante: o que muda depois de entrar pra faculdade. Preencha o formulário para receber o download em seu e-mail. 

 

 

Leia também:

Como driblar a crise?

 

 

ebook-vida-de-estudante

Vida de Estudante: o que muda depois de entrar na faculdade

Neste e-book, trouxemos um panorama das principais diferenças entre o Ensino Médio e a Universidade. Confira como a nova rotina na faculdade irá te transformar.

Preencha o formulário abaixo e faça o download. 👇

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec