Acesse nosso Portal
  

Aliar simultaneamente sua carreira acadêmica à carreira profissional requer alguns esforços e escolhas. Podemos mencionar rapidamente a questão do tempo, o qual é dedicado não somente ao cumprimento do horário de trabalho e frequência das aulas, mas também muitas vezes ao descanso.

A organização pode vir de antes, por exemplo, quando ainda se está no processo de escolha do curso, e é preciso aprender como conciliar trabalho e estudo para o vestibular. A vida corrida, muitas vezes, torna-se um obstáculo a ser superado, mas tentar encontrar o equilíbrio, tarefa que não é das mais fáceis, costuma trazer bons resultados e tranquilidade.

Uma questão central, que precisa ser enfrentada da maneira mais séria e responsável possível, é a fórmula para manter as finanças em ordem ao estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Em seguida, iremos abordar situações que costumam acontecer neste período, fornecendo algumas dicas, mas focando mesmo na parte financeira.

Como conciliar trabalho e estudo para o vestibular

Durante a fase de estudos para o vestibular, muitos estudantes optam por cursinhos preparatórios. Trata-se de uma estratégia válida, uma vez que esses cursos são completamente direcionados ao vestibular, pois tentam recriar a atmosfera das provas desse tipo.

Porém, podem custar caro. Você pode aprender bastante com o curso por um determinado período, e a partir dessa experiência e aprendizado, absorver técnicas importantes e incorporá-las à sua estratégia de estudos. É fundamental que você desenvolva um método e estilo próprios. Isso pode te auxiliar no progresso com as matérias revisadas, como também durante a prova em si.

Outra dica para economizar com apostilas, livros e demais materiais, é saber utilizar as consultas na internet a seu favor. Filtrar as informações pode acabar poupando tempo, e claro, dinheiro.

Estudar e trabalhar

Você já superou a etapa do vestibular, e agora é um aluno matriculado no curso que sempre desejou? As responsabilidades aumentam, pois é necessário um compromisso de maior duração e constante, para honrar o pagamento de mensalidades por dois, três, ou até cinco anos, dependendo do curso escolhido.

Uma informação que muitos não sabem: diversas empresas possuem convênios com universidades. Os descontos na mensalidade podem ser bem atrativos. É uma boa ideia atentar-se a isso durante o processo de escolha da universidade. Além do ganho financeiro, você pode sentir-se satisfeito por trabalhar em uma organização que incentiva a formação superior e acredita em seus funcionários.

estudar-e-trabalhar-como-manter-as-finanças-em-ordem

Muitas vezes será preciso fazer pequenos sacrifícios para que não se perca aulas, nem tempo de expediente. Trabalhar e estudar em locais próximos é uma boa estratégia para economizar tempo e principalmente dinheiro com eventuais despesas como transporte e refeições fora de casa.

A organização das distâncias, mas também de algum tempo livre é essencial. Poder encaixar trabalhos esporádicos em seu cronograma, como os da modalidade freelancer, possibilitam desenvolver habilidades, e sobretudo fortalecer o caixa. Toda reserva financeira será muito bem-vinda neste momento.

É possível também recorrer aos financiamentos estudantis. Eles podem existir por meio de iniciativas particulares, como também por programas do Governo Federal. Os mais utilizados são o FIEF, e o PRAVALER, programas privados, além do FIES, ligado ao Ministério da Educação.

 

Bolsas e descontos

Caso a situação financeira enquadre-se nos requisitos do programa, ainda há a opção de tentar uma bolsa de estudo integral ou parcial no PROUNI, programa Universidade para Todos, do Governo Federal.

As universidades também costumam conceder alguns tipos de descontos.

O mais praticado é o desconto por pontualidade. Pagar a mensalidade até um dia determinado pode fazer com que você poupe uma boa quantia para reinvestir no mês seguinte. Descontos por indicação de amigos que efetuarem a matrícula, ou por grau de parentesco também são comuns. 

São muitas as oportunidades para poupar dinheiro, mesmo ao estudar e trabalhar simultaneamente. Ao tirar dúvidas no site da faculdade e conversar com a secretaria pode-se conseguir boas informações.

Esperamos que esse post, que acabou servindo como um guia para equilibrar as finanças tenha lhe sido útil. Gostaria de acrescentar algum comentário ou pergunta?

Leia também: Pagar a faculdade ficou mais fácil. Saiba como!

Topics: Dicas, Carreira Profissional, vestibular unit, curso superior, unit, faculdades com melhor cursos superiores em recife, ganhar renda extra durante a faculdade

Cleiton Miranda

Written by Cleiton Miranda