Gestão de Serviços Hospitalares

 
 Este curso objetiva capacitar o aluno para a identificação de problemas em unidades hospitalares, através da aplicação de ferramentas inerentes da área da gestão hospitalar a fim de buscar soluções e intervenções viáveis e adequadas sobre a realidade vivida
 
 

 372 horas

Quinzenal

  • Sexta-feira: 19h – 22h;
  • Sábado: 8h – 16h.

Previsão de início: Março de 2023

 Universidade Tiradentes

Aracaju/SE

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Destaca-se que, a realidade atual, a velocidade do desenvolvimento das inovações em saúde exige na gestão de uma unidade hospitalar, profissional com formação específica. Nesse sentido, o curso visa oferecer uma formação abrangente acerca das organizações da saúde hospitalar, agregando valores às competências e habilidades do profissional, oportunizando o desenvolvimento de gestores, especializados e habilitados para uma gestão eficiente e humanizada. 

 MATRÍCULA*R$69 

INVESTIMENTO21X  de R$ 424

MATRICULE-SE

*Matrícula promocional não aplicável às áreas de: Medicina e Odontologia

Benefícios

 

Matrícula a partir de R$69,00* e 20% de bolsa nas parcelas até o final do curso**, sendo 21 parcelas de R$ 339,20 totalizando R$ 7.192,20.

 
Matrícula a partir de R$69,00* e 25% de bolsa para EGRESSOS UNIT nas parcelas até o final do curso**, sendo 21 parcelas de R$ 318,00, totalizando R$ 6.747,00.

 

 

*Consulte condições de bolsa, parcelamento e cursos elegíveis em unit.br/regulamentos.
**Matrícula promocional por tempo limitado. Saiba mais em unit.br/regulamentos.

Convênio especial com o COREN/SE, consulte condições.

Aprenda com os melhores do estado

Gilberto Tadeu Reis da Silva

Geral:
Qualificar futuros gestores na identificação de problemas em unidades hospitalares, através da aplicação de ferramentas inerentes da área da gestão hospitalar.

Específicos:

  • Realizar o diagnóstico situacional do serviço hospitalar com base nos indicadores em saúde;
  • Compreender o modelo de gestão em saúde centrado na garantia da qualidade, segurança do paciente e sustentabilidade do serviço hospitalar;
  • Utilizar as ferramentas da qualidade, na melhoria da gestão nos processos organizacionais em saúde;
  • Gerenciar os recursos materiais e a gestão de pessoas de modo eficiente e eficaz;
  • Organizar processos de compras e controles de custos;
  • Adquirir conhecimentos sobre contratos e convênios na gestão dos serviços hospitalares;
  • Estabelecer a gestão de processos com base em fluxos de circulação interna de funcionários, pacientes, familiares, fornecedores e visitantes na unidade de saúde;
  • Identificar prioridades e ações inovadoras aos serviços de saúde;
  • Trabalhar conceitos e princípios da administração hospitalar e saúde, com ênfase na ética, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental;
  • Utilizar os princípios básicos de faturamento, auditoria e qualidade dos serviços de saúde, com transparência, fidelidade e credibilidade dos registros administrativos;


Rebecca Gois

rebecca.gois@hotmail.com

79-996568389

Lattes

DISCIPLINA OU ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

CH

EMENTA 

GESTÃO DOS SERVIÇOS HOSPITALARES

20H

Sistema de Saúde Brasileiro; Níveis de Atenção à Saúde; Compreensão do cenário de saúde; as necessidades de saúde como objeto de políticas públicas; políticas públicas na rede de atenção hospitalar; modelos de gestão em saúde; Gestão das Redes na Atenção Hospitalar; Regulação: ANVISA, ANS; Financiamento do modelo de saúde; Parcerias Público-Privadas; Modelo Fee-for-value; Modelo fee-for-service; Operadoras de Saúde; Judicialização na saúde. Experiência do paciente.

EPIDEMIOLOGIA GERENCIAL

20H

Aspectos epidemiológicos na gestão em saúde; conceitos e histórico; mensuração de frequência; elementos da epidemiologia gerencial; sistemas de informação em saúde; ciclo da informação; noções estatísticas de saúde; dado x informação; definições sobre eficiência, eficácia, efetividade; tríade da tomada de decisão; Indicadores em saúde; Características do indicador e suas respectivas definições; Composição dos Indicadores; metodologia de análise; benchmarking; Criando Banco de Dados e Desenvolvendo Capacidade de Análise; Inteligência Artificial e Big Data em Saúde; O papel das pessoas na transformação digital por meio de soluções

GESTÃO DE RISCOS E SEGURANÇA DO PACIENTE

20H

Definição de gestão de processos em gestão em saúde; Classificação dos processos; mapeamento de processos; Benefícios do Mapeamento de Processos; Critérios para o mapeamento; ferramentas de gestão de processos; Fluxograma; Gestão de fluxos de Pacientes; Visão Geral por Processos; Programa de aceleradores – metodologias ágeis; Programa Acelerador: uma metodologia de trabalho;

PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS EM GESTÃO DE SAÚDE

20H

Conceitos e histórico; noções sobre a PBE; limitações na busca de evidências; organização e disseminação de conhecimentos; treinamento em bases de dados; definição dos descritores em saúde; utilização dos operadores booleanos; níveis de evidência; Desafios no Ensino da Prática Baseada em Evidências; Recursos para Apoiar o Ensino e a Aprendizagem; O Raciocínio Clínico e a Tomada de Decisão; A Prática Baseada em Evidências nas Instituições; Time de Liderança Clínica; Produção Científica x Utilização de Práticas Baseada em Evidências; processo para a produção de guidelines; Construindo uma Organização Baseada em Evidências; formulação de projeto de pesquisa.

GESTÃO DA QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE

40H

Definições de melhoria contínua; movimento da qualidade nos serviços de saúde; Classificação dos Oito Desperdícios; Seis Sigma; métodos de avaliação de desempenho; Ferramentas da Qualidade na Gestão em Saúde; Plan, Do, Check, Act – PDCA; Definição de PDSA; Brainstorming; Diagrama de Ishikawa; Matriz GUT (Gravidade-Urgência-Tendência); Ciclos Rápidos de Mudanças; Planos de Ação.

GESTÃO DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E ÉTICA PROFISSIONAL

20H

Gestão de pessoas na saúde; ética e compliance; ética e Moral; Dilemas éticos na saúde; Conflitos de interesses; Comunicação e Relacionamento Interpessoal; Comunicação não-violenta; Retenção de talentos; sistemas de reconhecimento; Gestão de Conflitos e Inteligência Emocional; Feedback; Negociação; A valorização do profissional dentro da instituição; iniciativas voltadas ao engajamento do colaborador; LGPD.

AUDITORIA, QUALIDADE E ACREDITAÇÃO EM SAÚDE

40H

Definição de auditoria em saúde; tipos de auditoria; glosas; definição de acreditação; padronização de normas e rotinas das unidades de produção; bundles; ANAPH; acreditações;

GESTÃO DE FLUXO DE PACIENTES

20H

Definição de gestão de processos em gestão em saúde; Classificação dos processos; mapeamento de processos; Benefícios do Mapeamento de Processos; Critérios para o mapeamento; ferramentas de gestão de processos; Fluxograma; Gestão de fluxos de Pacientes; Visão Geral por Processos; Programa de aceleradores – metodologias ágeis; Programa Acelerador: uma metodologia de trabalho;

GESTÃO DE CUSTOS: CONTABILIDADE PARA EXECUTIVOS EM SAÚDE

20H

Aspectos relacionados à gestão financeira em saúde; análise e demonstrações financeiras; Indicadores de liquidez; Indicadores de endividamento; Indicadores de rentabilidade; Gestão de Caixa; Capital de giro; Contrato Hospitalar; Sistema de Informações em Gestão de Custos; Cadeia de Suprimentos; Desperdício nas instituições hospitalares.

LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES

20H

Time de Liderança Clínica; Engajamento do Paciente e Familiar; Gestão Integrada de Recursos Humanos: Competências e Desenvolvimento Organizacional; seleção, desenvolvimento e retenção de pessoas; Ferramentas de Recrutamento e Seleção.

GESTÃO DE APOIO ASSISTENCIAL

20H

Transformação digital em saúde e tendências. Telemedicina. Cadeia de suprimentos em ambiente hospitalar. Farmácia e Nutrição. Inovação. Espaço da Família e espaço de vivência

PROCESSOS COM ÊNFASE EM LEAN SEIS SIGMA

20H

Definição de planos de ação para melhoria dos processos de negócio em saúde com base em avaliação qualitativa e quantitativa do seu desempenho. Processos de negócio. Avaliações de processo. Ferramentas de melhoria de processos. Visão organizacional de processos.

POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E SISTEMAS DE SAÚDE BRASILEIROS 

20H

Estado de Bem-Estar e o Desenvolvimento Econômico. Federalismo Fiscal. Condicionantes Locais da Descentralização das Políticas Públicas em Saúde. Base Estratégica de Formulação de Políticas Públicas: o Plano Plurianual.

GESTÃO DA EXPERIÊNCIA DO PACIENTE

20H

 

HOTELARIA HOSPITALAR E GESTÃO AO ACESSO E CUIDADO

20H

Recepção e atendimento aos clientes. Fluxos e critérios de admissão, transferência, alta de pacientes/clientes.  Monitoramento de leitos. Registros de informações do paciente/cliente. Canais de comunicação entre equipes e serviços para transferências. Gestão de relacionamento com o paciente/cliente. Lavanderia. Unidade de alimentação e nutrição (UAN). Serviços de Higiene. Patrimônio e Transporte.

 

360h

 



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