DISCIPLINA OU ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
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CH
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EMENTA
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GESTÃO DOS SERVIÇOS HOSPITALARES
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20H
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Sistema de Saúde Brasileiro; Níveis de Atenção à Saúde; Compreensão do cenário de saúde; as necessidades de saúde como objeto de políticas públicas; políticas públicas na rede de atenção hospitalar; modelos de gestão em saúde; Gestão das Redes na Atenção Hospitalar; Regulação: ANVISA, ANS; Financiamento do modelo de saúde; Parcerias Público-Privadas; Modelo Fee-for-value; Modelo fee-for-service; Operadoras de Saúde; Judicialização na saúde. Experiência do paciente.
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EPIDEMIOLOGIA GERENCIAL
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20H
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Aspectos epidemiológicos na gestão em saúde; conceitos e histórico; mensuração de frequência; elementos da epidemiologia gerencial; sistemas de informação em saúde; ciclo da informação; noções estatísticas de saúde; dado x informação; definições sobre eficiência, eficácia, efetividade; tríade da tomada de decisão; Indicadores em saúde; Características do indicador e suas respectivas definições; Composição dos Indicadores; metodologia de análise; benchmarking; Criando Banco de Dados e Desenvolvendo Capacidade de Análise; Inteligência Artificial e Big Data em Saúde; O papel das pessoas na transformação digital por meio de soluções
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GESTÃO DE RISCOS E SEGURANÇA DO PACIENTE
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20H
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Definição de gestão de processos em gestão em saúde; Classificação dos processos; mapeamento de processos; Benefícios do Mapeamento de Processos; Critérios para o mapeamento; ferramentas de gestão de processos; Fluxograma; Gestão de fluxos de Pacientes; Visão Geral por Processos; Programa de aceleradores – metodologias ágeis; Programa Acelerador: uma metodologia de trabalho;
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PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS EM GESTÃO DE SAÚDE
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20H
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Conceitos e histórico; noções sobre a PBE; limitações na busca de evidências; organização e disseminação de conhecimentos; treinamento em bases de dados; definição dos descritores em saúde; utilização dos operadores booleanos; níveis de evidência; Desafios no Ensino da Prática Baseada em Evidências; Recursos para Apoiar o Ensino e a Aprendizagem; O Raciocínio Clínico e a Tomada de Decisão; A Prática Baseada em Evidências nas Instituições; Time de Liderança Clínica; Produção Científica x Utilização de Práticas Baseada em Evidências; processo para a produção de guidelines; Construindo uma Organização Baseada em Evidências; formulação de projeto de pesquisa.
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GESTÃO DA QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE
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40H
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Definições de melhoria contínua; movimento da qualidade nos serviços de saúde; Classificação dos Oito Desperdícios; Seis Sigma; métodos de avaliação de desempenho; Ferramentas da Qualidade na Gestão em Saúde; Plan, Do, Check, Act – PDCA; Definição de PDSA; Brainstorming; Diagrama de Ishikawa; Matriz GUT (Gravidade-Urgência-Tendência); Ciclos Rápidos de Mudanças; Planos de Ação.
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GESTÃO DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E ÉTICA PROFISSIONAL
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20H
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Gestão de pessoas na saúde; ética e compliance; ética e Moral; Dilemas éticos na saúde; Conflitos de interesses; Comunicação e Relacionamento Interpessoal; Comunicação não-violenta; Retenção de talentos; sistemas de reconhecimento; Gestão de Conflitos e Inteligência Emocional; Feedback; Negociação; A valorização do profissional dentro da instituição; iniciativas voltadas ao engajamento do colaborador; LGPD.
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AUDITORIA, QUALIDADE E ACREDITAÇÃO EM SAÚDE
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40H
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Definição de auditoria em saúde; tipos de auditoria; glosas; definição de acreditação; padronização de normas e rotinas das unidades de produção; bundles; ANAPH; acreditações;
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GESTÃO DE FLUXO DE PACIENTES
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20H
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Definição de gestão de processos em gestão em saúde; Classificação dos processos; mapeamento de processos; Benefícios do Mapeamento de Processos; Critérios para o mapeamento; ferramentas de gestão de processos; Fluxograma; Gestão de fluxos de Pacientes; Visão Geral por Processos; Programa de aceleradores – metodologias ágeis; Programa Acelerador: uma metodologia de trabalho;
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GESTÃO DE CUSTOS: CONTABILIDADE PARA EXECUTIVOS EM SAÚDE
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20H
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Aspectos relacionados à gestão financeira em saúde; análise e demonstrações financeiras; Indicadores de liquidez; Indicadores de endividamento; Indicadores de rentabilidade; Gestão de Caixa; Capital de giro; Contrato Hospitalar; Sistema de Informações em Gestão de Custos; Cadeia de Suprimentos; Desperdício nas instituições hospitalares.
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LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES |
20H
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Time de Liderança Clínica; Engajamento do Paciente e Familiar; Gestão Integrada de Recursos Humanos: Competências e Desenvolvimento Organizacional; seleção, desenvolvimento e retenção de pessoas; Ferramentas de Recrutamento e Seleção.
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GESTÃO DE APOIO ASSISTENCIAL
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20H
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Transformação digital em saúde e tendências. Telemedicina. Cadeia de suprimentos em ambiente hospitalar. Farmácia e Nutrição. Inovação. Espaço da Família e espaço de vivência
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PROCESSOS COM ÊNFASE EM LEAN SEIS SIGMA
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20H
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Definição de planos de ação para melhoria dos processos de negócio em saúde com base em avaliação qualitativa e quantitativa do seu desempenho. Processos de negócio. Avaliações de processo. Ferramentas de melhoria de processos. Visão organizacional de processos.
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POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E SISTEMAS DE SAÚDE BRASILEIROS
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20H
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Estado de Bem-Estar e o Desenvolvimento Econômico. Federalismo Fiscal. Condicionantes Locais da Descentralização das Políticas Públicas em Saúde. Base Estratégica de Formulação de Políticas Públicas: o Plano Plurianual.
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GESTÃO DA EXPERIÊNCIA DO PACIENTE
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20H
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HOTELARIA HOSPITALAR E GESTÃO AO ACESSO E CUIDADO
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20H
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Recepção e atendimento aos clientes. Fluxos e critérios de admissão, transferência, alta de pacientes/clientes. Monitoramento de leitos. Registros de informações do paciente/cliente. Canais de comunicação entre equipes e serviços para transferências. Gestão de relacionamento com o paciente/cliente. Lavanderia. Unidade de alimentação e nutrição (UAN). Serviços de Higiene. Patrimônio e Transporte.
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360h
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