Engenheiro Mecatrônico: como é a profissão, onde estudar e mais!

As funções e áreas de atuação de um engenheiro mecatrônico são essenciais para a criação de projetos inovadores. Conheça como é essa profissão.


O Engenheiro Mecatrônico é o profissional responsável por criar e aplicar projetos de automação em indústrias, sendo capaz de operar, construir e dar manutenção nos mais diversos tipos de máquinas. Além disso, esse profissional possui conhecimento na área de computação, com a finalidade de desenvolver inteligências artificiais em seus projetos e, assim, torná-los mais eficientes.

Essa profissão exige habilidades com cálculos, capacidade de observação, de trabalhar em equipe e de estar sempre buscando atualização. Por isso, ser criativo, interessado e organizado são características relevantes para quem busca seguir a carreira de Engenharia Mecatrônica.

Desse modo, é de suma importância compreender um pouco mais a respeito da profissão do Engenheiro mecatrônico, como se tornar, como é o curso e sua grade curricular, quais são as áreas de atuação, onde estudar para ingressar nesta carreira promissora e dentre outras informações pertinentes para se tornar um bom profissional.

Como é a profissão de Engenheiro Mecatrônico

O engenheiro mecatrônico faz uso dos conhecimentos mecânicos, eletrônicos e computacionais para trabalhar no desenvolvimento e manutenção de sistemas de automação, máquinas e robôs com o objetivo de solucionar problemas. 

As grandes indústrias são os setores que mais empregam engenheiros mecatrônicos, pois o segmento industrial depende de maquinários e de inteligência artificial para ter processos de produção mais eficientes.  

Dessa forma, os ramos da automobilística, aeronáutica, petrolífera, computação, robótica estão entre as áreas de mercado que mais empregam engenheiros mecatrônicos.

De acordo com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) o engenheiro mecatrônico está habilitado para realizar diversas funções, dentre elas:

  • Desenvolver produtos para a indústria de bens de consumo como veículos, eletrodomésticos;
  • Desenvolver software embarcado;
  • QoS e controle em redes industriais e veiculares;
  • Desenvolver e projetar sistemas eletrônicos e hardware;
  • Atuar em aplicações de eletrônica e software embarcado em produtos diversos;
  • Atuar em projetos em automação industrial, comercial e doméstica;
  • Atuar em projetos em eficiência energética e energias renováveis;
  • Atuar na gestão na engenharia da manufatura, da qualidade, no desenvolvimento de produtos.

Assim, para exercer a profissão de engenheiro mecatrônico, é preciso ter o diploma de bacharel em Engenharia Mecatrônica, que é emitido por um curso reconhecido pelo MEC, além de obter um registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). A remuneração desse profissional é, em média, de R $6.399,92 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

Como é o curso de Engenharia Mecatrônica

O curso de Engenharia Mecatrônica, em algumas Universidades, também é conhecido como Engenharia de Controle e Automação. O curso é ofertado em grau de bacharelado, possui duração de cinco anos em média, sendo que essa formação dispõe de disciplinas dos cursos de Mecânica, Elétrica, Eletrônica e Computação e,como todos os cursos da área de Engenharia, a carga horária de Matemática e Física são bastante extensas.

O curso de Engenharia Mecatrônica aborda conhecimentos básicos das engenharias, como matemática e física, e conhecimentos específicos como da Inteligência Artificial e Robótica, Materiais para Sistemas Eletromecânicos e Biomecatrônica e Biorrobótica.

Como é a grade do curso de Engenharia Mecatrônica

A grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará ao longo da graduação. Clique aqui e conheça a grade curricular do curso de Engenharia Mecatrônica da Unit.

Onde estudar Engenharia Mecatrônica

O curso de Engenharia Mecatrônica pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).

A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. Atualmente, a Unit está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado do País.  

Dessa forma, a UNIT tem o compromisso com a empregabilidade do aluno Unit, mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios.

Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade e intercâmbio e também através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição origem.

Quem estuda na Unit está preparado para se tornar um profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho nacional e internacional!

Curso de Engenharia Mecatrônica da Unit

O principal objetivo da graduação em Engenharia Mecatrônica da Unit é formar profissionais qualificados através da prática experimentada durante todo o curso, levando o estudante para mais perto das áreas que pretende atuar no mercado de trabalho.

Durante o curso, os alunos são capacitados para atuarem profissionalmente com controle de processos, de softwares, de modelagem e estratégias, principalmente, direcionadas para o segmento de áreas industriais ou tecnológicas.

Portanto, não perca tempo! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você, venha ser um aluno da UNIT. 

POSTS RELACIONADOS

emec