Engenheiro Mecatrônico: função, perfil, salário e mais!

Engenheiro Mecatrônico é um profissional que integra conhecimentos de mecânica, eletrônica e computação para desenvolver sistemas automatizados e mais.


Você tem interesse por tecnologia, cálculos, criação e inovação de produtos? Esse já é um passo para aumentar a sua busca pelo curso de engenharia mecatrônica.

O engenheiro mecatrônico além de criar e desenvolver produtos tecnológicos em diferentes ramos, na maioria das vezes, acompanha todo o processo. Caso não opte por atuar nessa parte de produção, existem outras possibilidades e oportunidades de empregos excelentes que esse profissional pode atuar.

Se você se identificou e tem interesse em saber mais sobre o curso e sobre essa profissão, continue lendo esse artigo e fique por dentro de tudo!

O que faz um Engenheiro Mecatrônico

O engenheiro mecatrônico é responsável pela criação, produção e implementação da automação industrial. Mas, além disso, é esse profissional que elabora documentos técnicos sobre máquinas e robôs, bem como realiza a manutenção dos que já existem. Para isso deve estar habilitado a elaborar e aperfeiçoar através da ciência, visto que ele realiza funções que associam a engenharia mecânica e eletrônica.  

Além de possuir capacidades de acordo com a engenharia, é indispensável que esse profissional saiba manusear muito bem os computadores de modo geral, bem como ferramentas e máquinas, todos esses de altas tecnologias.O cotidiano está cada vez mais baseado em tecnologias, dessa forma em muitos setores necessita de um engenheiro mecatrônico, onde menos se imagina.

O que faz um Engenheiro Mecatrônico

Diferentes áreas de atuação de um Engenheiro Mecatrônico

Por ser uma área que sempre necessita de profissionais capacitados, e por ser uma profissão indispensável devido ao elevado crescimento da tecnologia, o número de empregos nessa área, vem crescendo proporcionalmente.

O engenheiro mecatrônico pode atuar em locais, como: indústrias, que é o local que mais realiza contratações, mas pode optar por atuar em instituições de ensino ou curso, e seguir uma carreira empreendedora abrindo o próprio negócio. Dentre as principais áreas destinadas ao engenheiro mecatrônico, pode-se destacar:

Automação de processos industriais

Essa é uma das áreas mais conhecidas quando se trata de engenharia mecatrônica, isso porque a atuação do profissional pode acontecer em diferentes tipos de indústria, e a partir disso ele fará parte de todo processo de fabricação de um produto. Um fator que abre o campo de trabalho para essa área, é não ser apenas uma função de grandes empresas, mas de pequenas e médias também.

Gêmeos digitais

Na área de gêmeos digitais o principal objetivo é gerar uma réplica virtual de um produto físico. Para isso, é necessário utilizar a inteligência artificial e principalmente a internet. Dessa forma, são criados modelos digitais idênticos aos que estão na fábrica, possibilitando situações reais de como: reduzir tempos e custos de fabricação, bem como prevenir crises e solucionar problemas rapidamente.

Desenvolvimento de produtos para o consumidor final

Essa área tem um objetivo principal de facilitar as atividades cotidianas e principalmente domésticas, ou seja, produtos que através de altas tecnologias facilitam o uso do dia a dia, como por exemplo: impressoras, lavadoras de roupas, micro-ondas, dentre outros. Além disso, um equipamento muito importante produzido nessa área: são próteses para pessoas com tetraplegia.

Consultoria de engenharia mecatrônica

Para os profissionais que não desejam atuar em empresas, e optam pelo seu próprio negócio ou área acadêmica, uma opção é prestar consultoria para empresas, seja em modelagem computacional, automação industrial, ou normas para determinada produção, bem como, pode prestar consultoria para outros profissionais.

Além dessas, existem outras áreas de atuação como: manutenção de equipamentos mecatrônicos e projetos de equipamentos, máquinas e robôs para indústria. Os salários variam de acordo com a área e o local de atuação, o engenheiro mecatrônico começa a carreira ganhando em média R$ 3.000,00 e com o crescimento profissional pode receber em média R$ 10.000,00.

O que você precisa para se tornar um Engenheiro Mecatrônico

Para se tornar um profissional de engenharia mecatrônica, é necessário concluir o ensino superior nessa área, e que a escolha da universidade seja regulamentada pelo MEC (Ministério da Educação). O curso dura em média 5 anos, e com o intuito de formar profissionais capacitados na área, realiza muitas práticas e estágios supervisionados.

Após concluir o curso, para que o engenheiro mecatrônico possa exercer a profissão de forma regulamentada, é necessário que realize o registro no CREA ( Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), dessa forma podendo assim atuar diante de tudo que estiver previsto e coberto pela lei.

Por se tratar de uma profissão que abre portas para o mercado exterior, é interessante que o profissional busque também aprender outros idiomas, além dos conhecimentos específicos da área.

Conheça o curso de Engenharia Mecatrônica na Unit

Por ser um curso que abrange áreas multidisciplinares, como mecânica, robótica, comunicação, sistemas e muitos outros, a Universidade Tiradentes disponibiliza estrutura e corpo docente qualificado para preparar os alunos para o mercado de trabalho.

Para manter o aluno capacitado, a divisão de disciplinas é realizada de forma coerente para que não fique desproporcional a quantidade de assuntos  por semestre, já que essa é uma área que abrange muitas outras. Diante disso os alunos fazem um excelente uso dos laboratórios com alta tecnologia em materiais e estrutura física.

É importante que ao ingressar no curso, o aluno saiba exatamente quais são as matérias que serão ofertadas durante a graduação, até para associar a uma possível afinidade. Pode-se destacar algumas delas:

  • Processos de fabricação mecânica;
  • Circuitos elétricos;
  • Robótica;
  • Microprocessadores;
  • Programação de computadores;
  • Ciências dos materiais.

Além disso, é necessário produzir o TCC (trabalho de conclusão de curso) e o estágio obrigatório supervisionado.

POSTS RELACIONADOS

emec