emec
melhores sites para a pesquisa acadêmica

TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica

Conheça os melhores sites para encontrar conteúdos científicos para a produção do seu Trabalho de Conclusão de Curso!


O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é o maior motivo de medo de muitos estudantes, já que esta é a atividade que vai determinar se o aluno realmente se formará.

Compilando todos – ou a maioria – dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, o TCC precisa estar de acordo com as informações, políticas e tecnicalidades da área estudada.

Para conseguir todos esses elementos, é importante ter em mãos materiais de estudo e referências que sejam de qualidade, com dados verdadeiros e argumentações que corroborem a linha de pensamento seguida.

E a internet é um lugar em que se pode obter informações sobre qualquer assunto, mas é preciso saber onde procurar. Para os trabalhos acadêmicos, na maioria das vezes, apenas fazer uma busca no Google não é o suficiente.

Isso porque esse tipo de trabalho exige um nível de complexidade maior, com bases teóricas, fundamentações, coleta de dados, teses científicas/políticas/filosóficas, etc.

Felizmente, existem alguns sites de pesquisa acadêmica que guardam todos esses conteúdos. 

 


Google Acadêmico

tcc-e-sites-de-pesquisa-academica

O Google “normal” pode não servir para um TCC, mas a sua versão acadêmica é ideal para isso.

O Google Acadêmico (ou Scholar, em inglês) mostra informações importantes, como nome e tipo da obra, nome do autor e data de publicação. Também é possível aplicar filtros para otimizar ainda mais a pesquisa.

Com uma interface muito semelhante à do Google, os resultados mais relevantes do Acadêmico aparecem primeiro. Ao clicar em um link, o usuário é redirecionado para outra página, onde o conteúdo foi originalmente publicado.


Portal da CAPES

O Portal da CAPES é 100% brasileiro e gratuito, gerido pelo Ministério da Educação.

Na plataforma, há uma grande diversidade de livros, normas técnicas, patentes, estatísticas, vídeos e áudios, tudo com base científica e autoria de pesquisadores de todo o Brasil.

É indicado não somente para quem já está terminando a faculdade, mas também para quem pensa em começar o ensino superior. É uma ótima fonte de estudos para os vestibulandos, seja de vestibular online ou presencial.


SciELO

O SciELO (Biblioteca Eletrônica Científica Online) é um dos maiores sites de pesquisa acadêmica e sempre aparece no topo das pesquisas. Funciona como uma biblioteca virtual recheada de artigos, periódicos e relatórios.

Foi criado por uma iniciativa brasileira desenvolvida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Como existem outras formas de se comunicar em outro país, além do português, o site oferece funções também em inglês e espanhol. E as buscas podem ser feitas por países, assuntos ou palavras-chave.


Academia.Edu

O Academia.Edu é uma espécie de rede social, o que significa que é preciso criar uma conta para usá-lo.

Os usuários de todo o mundo compartilham suas monografias, pesquisas, artigos e também livros inteiros. 

Gratuitos, todos os materiais podem ser baixados no computador, tablet ou smartphone para estudo mais aprofundado.


BDTD

O BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) é mais uma iniciativa brasileira. Sua função é integrar os sistemas de informação de estudos acadêmicos existentes nos arquivos de instituições de ensino e pesquisa do Brasil.

Para encontrar um material, basta digitar o termo de busca e aplicar o filtro de título, autor, assunto ou todos os campos.

Ao encontrar o resultado desejado, o usuário deve clicar em “obter texto original”. Na página que abrir, no canto superior esquerdo, deve clicar em “Texto completo” para visualizar o trabalho e, se desejar, fazer o download.


Science.gov

Disponível apenas em inglês e espanhol, o Science.gov é um site de pesquisa acadêmica mais voltado para pesquisas científicas realizadas nos Estados Unidos e na Europa. Mesmo assim, há materiais de outros países.

As buscas devem ser feitas em inglês. Se o usuário quiser, pode refinar a pesquisa com a ajuda dos filtros à esquerda da tela. Ao clicar em um link, uma nova página será aberta. 


Eric

Outro site norte-americano, o Eric tem conteúdos gratuitos apenas em inglês. Seu acervo é rico em artigos, monografias, teses, livros inteiros, entre outros. É mais indicado para pesquisas relacionadas ao setor de educação e áreas correlatas. 

Para encontrar os estudos, é só digitar o termo de busca no local indicado, encontrar o resultado desejado e depois clicar em “Direct link”, no lado direito da página, para ver o texto completo – geralmente publicado em outro site.


E-Journals

Muita gente não sabe, mas jornais e outros veículos de comunicação também são uma ótima fonte de pesquisa para trabalhos acadêmicos.

O E-Journals é uma biblioteca virtual de jornais eletrônicos de vários países, embora o idioma principal seja o inglês.

Para começar, o usuário deve escolher o tema que mais se encaixa na pesquisa. Os assuntos são variados, englobando temáticas como psicologia, farmácia, estudos ocidentais e asiáticos, economia, saúde pública, química, entre outros.

Se nenhuma categoria atender à linha de pensamento necessário, basta fazer uma busca na caixa de pesquisas que fica no final da página.


Redalyc

O Redalyc comporta revistas científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. A plataforma em si é totalmente em espanhol, e para quem não possui domínio na língua, navegar no site é um ótimo meio de aprender um novo idioma

Apesar do idioma da plataforma, devido ao fato de ter conteúdo de Portugal, não é difícil encontrar material em português ou mesmo publicações brasileiras.

As revistas são divididas por categorias: Ciências Naturais e Exatas, Ciências Sociais e, por fim, Arte e Humanidades. 

Ou seja, fontes confiáveis para pesquisa não faltam. Sites que poderão te ajudar no processo de produção do seu TCC além do auxílio que receberá  de professores e orientadores do curso.

Leia também: 

Segunda graduação EaD: opção para quem trabalha

Pós-graduação: 12 mitos e verdades que você precisa saber

POSTS RELACIONADOS